Imagem Blog

Blog do Lorençato Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Arnaldo Lorençato
O editor-executivo Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há mais de 30 anos. De 1992 para cá, fez mais de 16 000 avaliações. Também é autor do Cozinha do Lorençato, um podcast de gastronomia, e do Lorençato em Casa, programa de receitas em vídeo. O jornalista é professor-doutor e leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie
Continua após publicidade

Paola Carosella surpreende integrantes do MasterChef com troca em prova

A chef argentina fará duas intervenções no programa desta terça (19) e vai abalar a confiança dos cozinheiros amadores

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 20 jan 2022, 14h26 - Publicado em 19 jun 2018, 17h51

Dos três jurados do MasterChef, Paola Carosella será imperativa no programa desta terça (19). A cozinheira argentina terá participações decisivas nas duas provas.

A primeira disputa de hoje tem como cenário o Hotel Tangará, um dos mais luxuosos de São Paulo, localizado em meio à mata no bairro do Morumbi. Pela primeira vez desde a estreia do reality no Brasil, haverá um serviço de brunch na mira dos jurados Paola Carosella (Arturito e La Guapa Empanadas), Erick Jacquin (Tartar & Co e Le Bife) e Henrique Fogaça (Sal GastronomiaJamile e Cão Véio).

A chef no Tangará: acompanhamento da prova do brunch (Carlos Reinis/Band/Divulgação)

Essa refeição que mistura café da manhã e almoço, surgida na Inglaterra do fim do século XIX e popularizada nos Estados Unidos a partir dos anos 1930, será composta de seis etapas, com cinco receitas salgadas e uma doce.

Continua após a publicidade

A inspiração para esses pratos vem do restaurante Jean-Georges, que fica no interior do Tangará. Trata-se de uma filial internacional de uma rede americana. O chef francês Jean-Georges Vongerichten, que dá nome à casa, é radicado em Nova York e tem filiais de seus negócios gastronômicos em nove países. Seu estilo de cozinha combina base francesa com influências asiáticas.

Trio vermelho: preparação de dois pratos (Carlos Reinis/Band/Divulgação)

O menu é composto de pão de frigideira com três molhos, ovo mollet com aspargo e especiarias, tartare de cordeiro com chips de batata e aïoli picante, asinha de frango desossada ao molho asiático, costelinha de porco com outro molho asiático e pavlova de creme de abacaxi.

Continua após a publicidade

Divididos em três trios, os competidores não deverão reproduzir as sugestões exatamente como elas são, mas elas devem servir de inspiração. Cada grupo enfrentará duas etapas de provas, a cada 15 minutos. Um deles fará o primeiro e o quarto pratos, o outro o segundo e o quinto e, finalmente, o terceiro e o sexto.

Amarelos: responsáveis pelo tartare de cordeiro (Carlos Reinis/Band/Veja SP)

Haverá muita gritaria, correria e desespero. Como um dos trios não deslancha, Paola fará uma intervenção radical: ela trocará o capitão dessa equipe. No balanço, algumas pedidas serão bem executadas e outras, nem tanto.

Continua após a publicidade

Na eliminatória, a receita  na cozinha MasterChef será de quem? Paola Carosella, ela de novo. Será uma reprodução de prato.

Rui: atropelado pelo bode na semana passada (Carlos Reinis/Band/Divulgação)

A chef dará noções expressas de como preparar sua famosa cazuela de peixe, nesse caso um robalo, com fregola, uma massa típica da Sardenha, completada por mexilhão e aïoli. Como a explicação é a jato, os participantes poderão tomar nota das instruções. Ufa!

Continua após a publicidade

Pelo menos, há duas chances de não deixar o programa, já que a prova se divide em duas etapas. Na primeira parte, eles terão 1 hora para preparar a mise en place. Ou seja, deixar a base do prato pronta e organizada para cozinhar.

Os jurados passarão provando os resultados. Nesse momento, apontarão acertos, defeitos e, consequentemente, possíveis correções. Caso alguma dessas preparações prévias esteja muito boa, o cozinheiro amador pode ser salvo. Quem não passar no teste terá 20 minutos para execução da cazuela.

Resta saber se um ou mais participantes vão se juntar ao Rui, que deixou o reality culinário na semana passada.

Continua após a publicidade

Conheça os participantes:

(Divulgação/Divulgação)

Valeu pela visita! Volte sempre e deixe seu comentário. Aproveite para curtir minha página no Facebook e minhas postagens no Instagram. As novidades quentes aparecem também no meu Twitter.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.