Paola Carosella se recusa a provar prato no MasterChef deste domingo (19)

A jurada ainda critica postura de participantes e dispara que está na hora de deixarem de ser crianças e de honrar a palavra usada para entrar na competição

Beleza se põe à mesa. Se não foi isso que se viu até agora no MasterChef Brasil, com muitas gororobas de aparência medonha sendo apresentadas aos jurados Paola Carosella (Arturito e La Guapa Empanadas), Erick Jacquin (Le Bife) e Henrique Fogaça (Sal Gastronomia e Cão Véio), está na hora de mudar tudo. Como senão bastasse, Paola se recusa a experimentar um dos pratos como conto adiante.

A primeira prova do programa deste domingo (19) é justamente de empratamento. Chegou a hora de os competidores mostrarem talento na composição visual, vai da escolha da louça à disposição da receita pronta. Se não há harmonia não há beleza. Será que teremos comida colírio?

Juliana N.: escolha de pratos nada convencionais para os colegas

Juliana N.: escolha de pratos nada convencionais para os colegas (Carlos Reinis/Band/Divulgação)

Ganhadora do episódio anterior, Juliana N. terá uma vantagem extra. A cozinheira, que também é uma jogadora afiada, vai determinar o que cada um usará para montar seus pratos. Há vários peças não convencionais como  bambu, telha, espelho, pedras, concha, latas de sardinhas, azulejo e, inclusive, uma tela de pintura, como já foi usada uma vez numa competição entre profissionais realizadas no MAC-USP, o Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, no Ibirapuera.

O disparo de farpas na distribuição desses, digamos, suportes para os alimentos é intenso. Fazendo o gênero a rancorosa, Juliana N. preparará uma pequena vingança contra o rival Helton. Reserva para ele as latas de sardinhas e o garoto vai se atrapalhar bastante. A competidora também  fará uma provocação dizendo que faltou “uma lata de leite condensado” numa referência a um dos episódios anteriores quando Helton escolheu para ela ingredientes tão disparatados quanto leite condensado e fígado bovino.

Suportes diferentões para o empratamento: de pedra a latas de sardinha, passando por folha de bananeira e bambu

Suportes diferentões para o empratamento: de pedra a latas de sardinha, passando por folha de bananeira e bambu (Carlos Reinis/Band/Divulgação)

Missão dupla para os amadores: cozinhar bem e fazer uma linda apresentação no “prato especial”. Antes de os jurados iniciarem os testes, as receitas serão fotografadas em um estúdio montado no restaurante da cozinha MasterChef. Vítimas constantes de fotos de celulares, como será que as comidas ficariam diante das lentes de um profissional especializado?

Até chegar à finalização dos pratos, haverá muita confusão. O trio de jurados vai ficar irritado com a limitação de repertório visual de alguns participantes. Tanto que Fogaça dispara contra quem não está rendendo: “A porta de saída está logo ali.”. Mas ninguém se candidata a deixar o reality.

Trio de avaliadores com Ana Paula: duas provas das mais difíceis

Trio de avaliadores com Ana Paula: duas provas das mais difíceis (Carlos Reinis/Band/Divulgação)

Os avaliadores também se aborrecerão com as atitudes de alguns participantes. Os jurados exigem mais seriedade na cozinha. Mais dura entre os três, Paola disparará que está na hora de deixar de ser criança. E de honrar a palavra empenhada para entrar na competição.

Durante a prova, Paola se recusará a experimentar o prato de um dos participantes. O que será que aconteceu com a exigente cozinheira argentina? Uma surpresa! Pode ser que a casa caia nesse momento. Mais do que isso, será spoiler.

Para tudo: só valem receitas bem apresentadas nesta prova dureza

Para tudo: só valem receitas bem apresentadas nesta prova dureza (Carlos Reinis/Band/Divulgação)

O leilão está de volta na eliminação. Até parece que Ana Paula Padrão nasceu para dar lances e bater o martelo. A talentosa jornalista e apresentadora de TV faz desse um dos momentos mais acelerados do MasterChef. De tirar o fôlego.

Dessa vez, a disputa não será por ingredientes, mas por pratos prontos. Caberá aos amadores reproduzir ou reinventar clássicos da cozinha do mundo todo. Eles disputarão:

moqueca
turnedô rossini
polpettone com fettuccine
bacalhau à lagareiro
sukiyaki
pavlova
apfel strudel

Turnedô rossini: um dos clássicos conhecidos mundialmente

Turnedô rossini: um dos clássicos conhecidos mundialmente (Reprodução/Band/Divulgação)

Se há muito atropelo na hora da escolha, tudo ficará ainda pior na hora de fazer o mercado. Como não terão muito tempo, os amadores precisarão sangue frio durante as compras. Se esquecerem de um dos ingredientes essenciais, o destino pode estar selado com uma inevitável eliminação.

Alguns competidores vão usar estratégias para desestabilizar os rivais, deixando a disputa com sabor de reality e não de um show de talentos culinários. Estará aberta a fase das picuinhas.

Também terá de haver equilíbrio na elaboração de receitas famosas, em especial por parte de quem não vai reproduzir as versões originais, mas fará reinterpretações. Um descuido pode ser fatal para quem desejar continuar no programa.

Fogaça sem paciência: “a porta é logo ali”

Fogaça sem paciência: “a porta é logo ali” (Carlos Reinis/Band/Divulgação)

Quando voltar à cena como garota do tempo, Ana Paula vai deixar todos com o coração na mão. É uma sessão de puro desespero, com risco de não haver a entrega de um dos pratos. A moça do tempo ficará tão aflita que se sai com esta: “o martelo vai rolar hoje”.

Na apresentação, a emoção correrá solta por causa dos resultados de alguns pratos, em especial de um que lembra receitas de família — uma delas é delícia feita por uma avó. E essa lembrança também ajudará a conquistar o paladar dos jurados.

Juliana F., a sexta a sair: despachada no programa anterior

Juliana F., a sexta a sair: despachada no programa anterior (Carlos Reinis/Band/Divulgação)

Agora é esperar para ver quem se juntará a Juliana F., que deixou o reality na semana passada. Será a hora de conhecer a sétima vítima da temporada.

Conheça os participantes:

 (Divulgação/Divulgação)

Valeu pela visita! Para me seguir nas redes sociais, é só clicar em:
Facebook: Arnaldo Lorençato
Instagram: @alorencato
Twitter: @alorencato

Para enviar um email, escreva para arnaldo.lorencato@abril.com.br

Caderno de receitas:
+ Fettuccine alfredo como se faz em Roma
+ O tiramisu original
+ O melhor petit gâteau do Brasil

E para não perder as notícias mais quentes que rolam sobre São Paulo, assine a newsletter da Vejinha

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s