Imagem Blog

Blog do Lorençato Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Arnaldo Lorençato
O editor-executivo Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há mais de 30 anos. De 1992 para cá, fez mais de 16 000 avaliações. Também é autor do Cozinha do Lorençato, um podcast de gastronomia, e do Lorençato em Casa, programa de receitas em vídeo. O jornalista é professor-doutor e leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie
Continua após publicidade

Paola Carosella se irrita com participante no MasterChef desta terça (4)

Na semifinal, competidor acionará o forno combinado da discórdia, fará muito ruído na cozinha estúdio e levará tremenda bronca da jurada

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 20 jan 2022, 14h13 - Publicado em 4 dez 2018, 09h45

Prepare-se. Quem acompanhou até aqui a temporada de MasterChef Brasil Profissionais verá uma semifinal dramática. O trio remanescente – Heaven, Rafael e Willian – fará de tudo, e não seria diferente, para garantir uma vaga na final. Não faltarão picuinhas e provocações entre eles que vão irritar os jurados  Paola Carosella (Arturito e La Guapa Empanadas), Erick Jacquin (Le Bife) e Henrique Fogaça (Sal Gastronomia e Cão Véio).

Apresentada por Jacquin, a estrela da prova inicial será a cebola. O tempero fundamental para uma infinidade de pratos deixa de ser coadjuvante para se tornar protagonista. No processo de transformação, a hortaliça deverá ser preparada em três texturas e em um prato de alta gastronomia.

Jacquin e a estrela da noite: a cebola deverá ser preparada em três versões (Carlos Reinis/Band/Divulgação)

Não como há esquecer que Heaven fez um purê de cebola que impressionou, num dos episódios anteriores, Alex Atala, do D.O.M., o mais internacional dos chefs brasileiros, reconhecido e respeitado em todos os cantos do mundo. A única mulher na competição larga na frente.

Continua após a publicidade
Último páreo: Heaven, Rafael e Willian disputam as vagas na final (Carlos Reinis/Band/Divulgação)

Como está valendo tudo e não há mais repescagem – perdoem a piada – os três profissionais tentarão se destacar. Terá um ataque de machismo. Chegado a provocações, Willian afirmará que prefere ir à final com o Rafael, o que pode tirar Heaven de seu autocontrole – lembrem-se que nem quando Jacquin berrou com ela no Le Bife por causa da massa folhada da sobremesa, ela perdeu o eixo. E um profissional precisa exatamente isso, já que uma cozinha de restaurante é sempre um lugar em alta voltagem emocional.

Tensão na semifinal: vai sobrar bucha até para Ana Paula Padrão (Carlos Reinis/Band/Divulgação)

Uma irritação braba, porém, irá pintar durante a prova a ponto de tirar todo mundo do sério, inclusive os jurados. Um dos participantes fará um  barulho irritante ao usar o forno combinado e entrará, primeiro, em conflito com os dois outros colegas de disputa. É o momento mais áspero da primeira prova.

Heaven: acerto com cebola em prova avaliada por Alex Atala (Carlos Reinis/Band/Divulgação)

Além dos colegas, os jurados não esconderão o descontentamento com a tormenta ruidosa. Entre eles, Paola não se conformará com a forma de utilização do equipamento e não deixará barato aquela técnica ou ausência dela, digamos, incômoda. Dará uma tremenda bronca no competidor que, aparentemente, parece desconhecer o uso adequado do forno especial.

Continua após a publicidade
Willian: o cozinheiro brincalhão precisará de foco (Carlos Reinis/Band/Divulgação)

Os avaliadores encresparão ainda com os pedidos que os participantes farão uns aos outros. Não querem saber de dúvidas ou troca de ingredientes nessa fase da competição. Também não estarão dispostos a ouvir questões sobre tempo de uso de equipamentos. Deixarão claro que esse tipo de comportamento deveria ser proibido em semifinal e que não estarão dispostos a perdoar deslizes técnicos nessa fase do reality. Afinal, estão diante de profissionais.

Rafael: precisará se esforçar para não tropeçar no excesso de confiança (Carlos Reinis/Band/Divulgação)

E a ansiedade não parará aí. Como se fossem eles mesmos que estivessem concorrendo, Paola, Fogaça e Jacquin também se empenharão em defendem as próprias ideias para as criações de receitas aceboladas que serão feitas pelos semifinalistas. Nessa defesa de conceitos culinários, sobrará até para Ana Paula Padrão que, como ótima jornalista que é, tem sempre perguntas na ponta da língua.

Despedida emocionante: Paola aos prantos com a saída de Manoela (Carlos Reinis/Band/Divulgação)

Após a escolha do primeiro finalista, os dois remanescentes terão de se enfrentar preparando um banquete com uma peça chamada sela de cordeiro, extraída da costela do animal. A missão será desossar e rechear o corte. Além disso, também contarão pontos o molho e os acompanhamentos escolhidos. Nesse caso, acho que a prova é uma felicidade, por se trata de um corte nobre que dá a oportunidade do profissional mostrar o que sabe.

Continua após a publicidade
Saída elogiada: a jurada fez questão de levar a competidora, que lhe pediu um estágio, até a porta (Carlos Reinis/Band/Divulgação)

Depois de pelo menos duas horas, finalmente saberemos quem estará na finalíssima. E também quem se juntará à Manoela, que deixou o programa na semana anterior e foi acompanhada por Paola se desmanchando em lágrimas.

Como de praxe, o último embate será parte gravado e parte ao vivo no estúdio da Band. E finalmente saberemos o nome do campeão. Estarei ao vivo na emissora do Morumbi para conferir quem leva o cobiçado troféu em sua terceira edição.

Continua após a publicidade

Atualização: primeiro a ganhar o mezanino, Rafael terá como rival Willian. Infelizmente, Heaven deixou o reality. Mais uma vez, como aconteceu na temporada anterior de profissionaisa final será masculina.

Conheça os participantes que ainda disputam o grande prêmio:

(Divulgação/Divulgação)

Valeu pela visita! Volte sempre e deixe seu comentário. Aproveite para curtir minha página no Facebook e minhas postagens no Instagram. As novidades quentes aparecem também no meu Twitter.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.