Imagem Blog

Blog do Lorençato Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Arnaldo Lorençato
O editor-executivo Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há mais de 30 anos. De 1992 para cá, fez mais de 16 000 avaliações. Também é autor do Cozinha do Lorençato, um podcast de gastronomia, e do Lorençato em Casa, programa de receitas em vídeo. O jornalista é professor-doutor e leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie
Continua após publicidade

Paola Carosella entra em modo desespero no top 4 do MasterChef

Nesta terça (27), jurada durona sofrerá tanto ou mais que os competidores na emocionante prova de eliminação, regada a muitas lágrimas

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 20 jan 2022, 14h14 - Publicado em 27 nov 2018, 12h10

O MasterChef é um reality de longa duração. No começo, demora um pouco a engrenar até que se conheçam todos os participantes, que eles ganhem simpatia e torcida do público. Quando vai chegando à reta final, há um crescendo de tensão e emoção, inclusive dos jurados Paola Carosella (Arturito e La Guapa Empanadas), Erick Jacquin (Le Bife) e Henrique Fogaça (Sal Gastronomia e Cão Véio).

Tanto que hoje, veremos Paola em modo desespero na prova de eliminação. A jurada, sempre muito durona – ela não perdoou o erro do Daniel na não entrega do bolo espelhado porque o participante esqueceu de colocar gelatina na musse -, quase terá um ataque de nervos com o tempo, em especial com o minuto final, reservado para o empratamento. Um sofrimento que parece maior até do que o dos competidores. Mas volto a esse assunto mais adiante no post.

Última prova fora da cozinha-estúdio: restaurante Le Bife (Carlos Reinis/Band/Divulgação)

Na etapa inicial desta terça (17), os quatro profissionais remanescentes vão trabalhar em equipe pela última vez. Quer dizer, estarão fora da cozinha-estúdio e serão avaliados individualmente pelo desempenho.

Continua após a publicidade

O cenário escolhido é o restaurante Le Bife, cuja consultoria é de Jacquin. Na casa francesa especializada em carnes, os concorrentes terão de servir um menu em quatro etapas criado pelo masterjurado. Será composto de amouse-bouche, entrada, prato principal e sobremesa, todos com base nas técnicas clássicas surgidas na França, com todas as dificuldades que elas acarretam. Os profissionais se dividiram em praças de preparo e pratos.

Menu em quatro etapas: muito trabalho para satisfazer paladares franceses (Carlos Reinis/Band/Divulgação)

As sugestões deverão agradar o paladar de convidados e conterrâneos de Jacquin, entre eles o chef Emmanuel Bassoleil, do premiado Skye, melhor restaurante variado na mais recente edição COMER & BEBER de Veja São Paulo, lançada em setembro. Também estará entre os convidados a mulher de Jacquin, Rosângela Menezes Jacquin, grávida dos gêmeos Antoine e Elise, que devem nascer em dezembro.

Continua após a publicidade

Não é uma turma fácil de agradar, ainda mais quando se trata de alta gastronomia francesa com toques de modernidade. Entre as receitas que necessitam de muitos processos de cocção, estarão pedidas elaboradas com lagosta, caviar, vieira, entre outros ingredientes. De sobremesa, foi escolhida a  musse de chocolate que a avó e mãe do cozinheiro faziam para ele Jacquin no Vale do Loire.

Jacquin: “não quero passar vergonha” (Carlos Reinis/Band/Divulgação)

Prepare-se, então, para muita gritaria de Fogaça pilhando Willian e os colegas de cozinha, assim como Jacquin, que exige tudo perfeito e se lamenta: “não quero passar vergonha”. Mas, generoso, autorizará mudanças em suas receitas, desde que elas fiquem melhor, o que não é missão das mais fáceis. Como nem tudo sai como previsto, Jacquin sairá do sério.

Continua após a publicidade

Apesar do nervosismo, um dos participantes será escolhido o melhor. Será ele quem irá direto para a semifinal. E poderá assistir a disputa entre dois colegas no próximo programa.

Fogaça e Paola: avaliação dos pratos elaborados com receitas de Jacquin (Carlos Reinis/Band/Divulgação)

A eliminação será com receitas reunidas no livro Clássicos Mundiais – MasterChef Profissionais 2018. Caberá ao trio de competidores desenvolver a própria versão de pratos famosos de diferentes culturas do mundo.

Continua após a publicidade

Parece simples, não? Só que não. Em vez de receitas, o livro-pegadinha traz apenas uma foto de cada prato e um breve resumo sobre ele. Bastará isso para que o pânico tome conta dos concorrentes, já que não conhecem ou nunca fizeram muitas daquelas receitas.

Daniel de partida: atrapalhado com bolo espelhado e harmonização com café (Carlos Reinis/Band/Divulgação)

Com o tempo apertado mesmo para profissionais, o nervosismo imperará do começo ao fim da prova. Só quem conquistar o paladar dos jurados terá garantida uma vaga na semifinal. Como os profissionais vão se enrolar com o relógio correndo, não apenas eles ficarão aflitos, como também Paola. Ela surta quando percebe que não será possível entregar os pratos. Ou será?

Continua após a publicidade

Mais uma vez, haverá uma despedida triste, que emocionará os jurados. Dá-lhe chororô. Numa prova muito disputada, saberemos os nomes dos três semifinalistas e também de um participante querido que se juntará a Daniel, o eliminado no programa anterior. Mais um mastersofrimento nesta noite. Preparem os lencinhos.

Atualização: estão na semifinal Heaven, Rafael e Willian. Manoela deixou o programa ao não conseguir fazer uma releitura com charme de um PF, a bandeja paisa colombiana.

Conheça os participantes que ainda disputam o grande prêmio:

(Divulgação/Divulgação)

Valeu pela visita! Volte sempre e deixe seu comentário. Aproveite para curtir minha página no Facebook e minhas postagens no Instagram. As novidades quentes aparecem também no meu Twitter.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.