Paola Carosella desmonta amador MasterChef: “Seu prato parece água suja”

Implacável com defeitos que não podem ocorrer nesta altura da competição, a jurada reclama ainda de bordas sujas com marcas de dedos

O MasterChef Brasil começa intenso neste domingo (14), por causa de um ingrediente que apavora os cozinheiro amadores: o açúcar. Vale pular temporariamente a prova de confeitaria da abertura e dar uma prévia do que rola na eliminatória. Os jurados Paola Carosella (Arturito e La Guapa Empanadas), Erick Jacquin (Le Bife) e Henrique Fogaça (Sal Gastronomia e Cão Véio) estarão mais afiados do que nunca. Mas Paola se destacará nas avaliações.

Prepare-se: ela perderá a paciência com um dos participantes. O motivo é a entrega do prato com as bordas sujas, cheia de marcas de dedos. Portanto, no programa de hoje, mistura-se um coquetel de dificuldades: doçura aterrorizante no começo e rigor do juradões na eliminação.

Ana Paula e divisão em duas equipes: capitãs Haila e Lorena

Ana Paula e divisão em duas equipes: capitãs Haila e Lorena (Carlos Reinis/Band/Divulgação)

Os conhecimentos de confeitaria serão essenciais. A prova de abertura tem como cenário um espaço para celebração de festas de casamento. Os oito participantes que ainda restam darão de cara com três bolos de casamento. Não são bolinhos quaisquer. São daqueles gigantes e vistosos.

Para quem não conhece as receitas, o trio de avaliadores fará a apresentação dos modelos. Estarão na mesa um bolo coberto de pasta americana de 5 andares, um naked cake de 3 andares e um bolo de rolo de 3 andares, de jeitão bem brasileiro.

Trio de chefs avaliadores: bolo na prova

Trio de chefs avaliadores: bolo na prova (Carlos Reinis/Band/Divulgação)

Os amadores terão de conquistar o paladar de 20 casais de noivos em busca do bolo ideal para sua festa. A ideia é fazer um doce que agrade tanto os donos da festa quanto seus convidados. Será necessário encontrar um ponto de equilíbrio entre sabor e visual. Cada uma das equipes terá de fazer um bolo de três andares com a liberdade de escolher o formato assim como a decoração.

No comando dos times estarão as vencedoras nas provas do programa anterior, de um lado Lorena e do outro Haila. Como ambas são geniosas, os atritos serão inevitáveis. Haila deve largar com vantagem porque tem se mostrado a melhor confeiteira da temporada.

Conselho de Jacquin para os amadores: não errar a mão

Conselho de Jacquin para os amadores: não errar a mão (Carlos Reinis/Band/Divulgação)

Assim que for feita a divisão dos times pelas duas capitãs, Ana Paula Padrão, a moça do tempo, virá com uma bomba que deve abalar todos os participantes. Alguém arrisca um palpite? Será que cada uma delas assumirá a equipe que não escolheu? Mais uma receitinha de confusão.

O campo de guerra entre os grupos rivais se armará na separação dos ingredientes. A falta de alguns produtos pode significar uma derrota imediata para um dos times. Não há espaço para um clima amistoso diante de tantos problemas.

Fogaça e Paola com os amarelos: instruções precisas

Fogaça e Paola com os amarelos: instruções precisas (Carlos Reinis/Band/Divulgação)

No retorno à cozinha-estúdio, os competidores encontrarão uma caixa preta tamanho GG. A ansiedade será descobrir o que há dentro de uma embalagem tão grande. Quem apresentará o conteúdo é Jacquin, responsável por acionar um mecanismo que faz o invólucro subir. O que se verá são dois gigantes aquários. Num deles, encontram-se peixes de água doce e no outro, pescados de água salgada.

No primeiro deles, estarão a carpa, o tucunaré e a tilápia, conhecida também como saint peter ou saint pierre. No outro, nadam o robalo, o carapau e o beijupirá. A principal dúvida é se além de cozinhar, os candidatos ao troféu precisarão pescar o ingrediente que vão cozinhar.

Vermelhos: apresentação do bolo “Torre de Piza”

Vermelhos: apresentação do bolo “Torre de Piza” (Carlos Reinis/Band/Divulgação)

Como sempre há uma bula, caberá aos jurados explicar as diferenças entre os peixes. Mas a decisão de qual pescado cada um preparará estará nas mãos da capitã da equipe campeã da prova anterior.

Durante a elaboração, Paola alertará um dos participantes: “Para você não sair, tem que cozinhar muito bem!”. Ela também perderá a paciência com um candidato que entregará um prato com as bordas sujas, cheias de marcas de dedos. Será o suficiente para que ela comece a limpar o prato com um guardanapo. “Está bem sujo o prato com dedos, eu não gosto”. A atitude levará Jacquin a retrucar: “Você está fazendo a limpeza?”

Ana Paula e os jurados: prontos para a contagem dos votos

Ana Paula e os jurados: prontos para a contagem dos votos (Carlos Reinis/Band/Divulgação)

Não é só. Paola ainda dirá coisas como: “Você se desespera muito. Faz meses que estamos aqui juntos. Se você não aprendeu a não se desesperar até agora, o que nós vamos fazer?” E prossegue: “Seu prato está parecendo água suja.”

Noite de desespero total. Restará saber qual dos cozinheiros vai se juntar ao Fernando, que deixou o MasterChef na semana passada.

Fernando: eliminado por causa do arroz de rabada com aïoli de atum

Fernando: eliminado por causa do arroz de rabada com aïoli de atum (Carlos Reinis/Band/Divulgação)

Confira os participantes:

 (Divulgação/Divulgação)

Valeu pela visita! Para me seguir nas redes sociais, é só clicar em:
Facebook: Arnaldo Lorençato
Instagram: @alorencato
Twitter: @alorencato

Para enviar um email, escreva para arnaldo.lorencato@abril.com.br

Caderno de receitas:
+ Fettuccine alfredo como se faz em Roma
+ O tiramisu original
+ O melhor petit gâteau do Brasil

E para não perder as notícias mais quentes que rolam sobre São Paulo, assine a newsletter da Vejinha

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s