Imagem Blog

Blog do Lorençato Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Arnaldo Lorençato
O editor-executivo Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há mais de 30 anos. De 1992 para cá, fez mais de 16 000 avaliações. Também é autor do Cozinha do Lorençato, um podcast de gastronomia, e do Lorençato em Casa, programa de receitas em vídeo. O jornalista é professor-doutor e leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie
Continua após publicidade

Certificação de endereços gastronômicos que cumprem protocolos da Covid-19

A rede Le Jazz Brasserie é a primeira a obter o selo CovidAudit, emitido pela OnYou em parceria com Hospital Israelita Albert Einstein

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 20 jan 2022, 14h23 - Publicado em 4 dez 2020, 11h30

Dedicada a fazer uma radiografia de casas comerciais pelo método de cliente oculto, a OnYou lança-se numa nova proposta: a certificaçãocom o selo CovidAudit de estabelecimentos que seguem corretamente os protocolos de segurança necessários após o surgimento da Covid-19. A empresa não está sozinha nesse novo projeto. “O [Hospital Israelita Albert] Einstein é nosso sócio nessa empreitada”, conta o José Worcman, sócio-fundador e CEO da companhia.

O empresário explica que o hospital desenvolve normas de acordo com cada segmento de atuação.  No caso da gastronomia, observam-se distintos critérios para restaurantes, bares, sorveterias, lanchonetes, praças de alimentação… “Os protocolos visam a não proliferação do vírus sob duas óticas, uma do ponto de vista da clientela e a outra da equipe de colaboradores”, explica.

Como um cliente oculto, o avaliador previamente treinado observa tudo o que ocorre no salão, caso do controle da temperatura na entrada, da oferta de álcool em gel e da distância entre as mesas. “Na hora de pagar a conta, o avaliador se revela e pede para checar a cozinha do restaurante”, detalha o fundador da OnYou. Nos bastidores e longe dos olhos da freguesia, são verificados itens como a higienização dos ambiente, o uso de máscaras, o distanciamento entre os funcionários, recebimento de mercadorias e o manuseio de alimentos.

Covid Audit - On You e Albert Einstein
Selo que garante: validade de 21 dais (Divulgação/Divulgação)

Depois de receber as informações, a empresa atribui notas a cada um dos itens. “É feita uma média dessas notas e algumas são classificatórias. Se o estabelecimento não pontuar, não ganha o selo. Informamos, então, quem contratou o serviço se está ou não certificado”, detalha Worcman. Outro dado importante: o selo tem prazo de validade de 21 dias.

Continua após a publicidade

Com quatro estabelecimentos em São Paulo, a rede de cozinha francesa Le Jazz Brasserie é a pioneira na adoção da certificação. As restrições impostas pelo novo avanço de caso de contaminação pelo novo coronavírus deve ampliar a procura na capital por esse tipo de serviço.

Assine a Vejinha a partir de 5,90 mensais

Valeu pela visita! Para me seguir nas redes sociais, é só clicar em:
Facebook: Arnaldo Lorençato

Instagram: @alorencato
Twitter: @alorencato

Para enviar um email, escreva para arnaldo.lorencato@abril.com.br

Continua após a publicidade

Caderno de receitas:
+ Fettuccine alfredo como se faz em Roma

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.