Imagem Blog

Blog do Lorençato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO

Por Arnaldo Lorençato
O editor-sênior Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há mais de 30 anos. De 1992 para cá, fez mais de 16 000 avaliações. Também é autor do Cozinha do Lorençato, um podcast de gastronomia, e do Lorençato em Casa, programa de receitas em vídeo. O jornalista é professor-doutor e leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie
Continua após publicidade

Chef Mauricio Santi assume a cozinha do Obá

Especialista em culinária tailandesa se associa a Milton Freitas e Alessandro Tagliari

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 20 jan 2022, 15h00 - Publicado em 18 jan 2018, 08h11

O Obá está de chef executivo novo. Não, isso não significa que o restaurante, vendido em dezembro por Hugo Delgado para o restaurateur Milton Freitas e seu parceiro de negócios, o sommelier Alessandro Tagliari, como você soube em primeira mão aqui no blog, passará por uma transformação radical, embora algumas mudanças estejam em curso. Vamos a elas.

Freitas acaba de se associar a Mauricio Abdalla Thomaz, cujo sobrenome de batismo informal tailandês é Santi (leia explicação no fim do post). O chef, que fez alguns festivais no próprio Obá e teve uma passagem meteórica pelo extinto Satay, também nos Jardins como o Obá, é a cabeça pensante da cozinha. No mais, tudo fogão continua igual no fogão.

“O Mauricio entrou com uma pequena participação no Obá. Embora ele seja o chef executivo, a cozinha permanecerá sob o comando do chef Nonô [Joseildo Vicente da Silva] e da equipe que já era da casa, mas o comando geral é do Maurício”, explica Freitas.

Ambiente colorido: pelo salão não circulam mais pratos italianos, banidos do menu (Divulgação/Divulgação)

O empresário também diz que o encantou Santi foi a disposição em montar o Thai Gastro Bar no andar de cima da casa mais o Obá na calçada para a venda todos os dias de especialidades tailandesas, com preço médio de 20 a 30 reais. “Estamos fazendo um deque na frente com mesinhas para os clientes comerem e a ‘barraca’ na lateral”, adianta.

Continua após a publicidade

O menu do Obá não permanecerá exatamente o mesmo. Como Freitas e sócios já são donos do Antonietta Cucina, em Higienópolis, e do Jacarandá, em Pinheiros, a culinária italiana será deixada de lado. “Ajustamos o cardápio para três culinárias: brasileira, mexicana e tailandesa”, explica.

A presença de Santi como executivo do fogão deve funcionar como um reforço na seleção dos ingredientes, incluindo produtos orgânicos e de pequenos produtores como Freitas conta fazer no Jacarandá. Claro, o cozinheiro dever aprimorar a montagem e a preparação dos pratos a partir de sua vivência em várias casas na Tailândia e outros países.

Para entender o repertório de Santi, paulista de Mogi das Cruzes hoje com 38 anos, é preciso acompanhar sua trajetória profissional, já que ele passou mais de uma década fora do país. “Morei no Havaí, Miami, Londres, Sydney, Bangcoc, cidades do Vietnã e Singapura. Sempre fui apaixonado pela gastronomia do Sudeste Asiático, e sempre tentei trabalhar em restaurantes asiáticos por onde passei, mas não foi fácil. Contratar um cozinheiro brasileiro em um restaurante tailandês se nesses lugares a comunidade thai é bem grande? Finalmente, consegui em Sydney no Sailors Thai, alta cozinha tradicional. Era o único não gringo na cozinha. Após três anos, recebi um nome Santi, que quer dizer paz em tailandês.”

Continua após a publicidade

Depois dessa primeira vitória, Santi conseguiu um estágio durante um ano com David Thompson,  chef e proprietário do restaurante Nahm, aliás o melhor que este crítico visitou em Bangcoc anos atrás. Nesse período, o cozinheiro paulista chegou a aprender a falar tailandês. No ano passado, comandou o restaurante pop-up 80/20 na capital do país asiático e decidiu retornar a São Paulo. Com o currículo do novo titular do Obá, o cardápio deve ganhar mais autenticidade na faceta oriental.

A conferir.

Obrigado pela visita. Aproveite para deixar seu comentário, sempre bem-vindo, e curtir a minha página no Facebook. Também é possível receber as novidades pelo Twitter e seguir minhas postagens no Instagram.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Para curtir o melhor de São Paulo!
Receba VEJA e VEJA SP impressas e tenha acesso digital a todos os títulos Abril.
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.