Imagem Blog

Blog do Lorençato Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Arnaldo Lorençato
O editor-executivo Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há mais de 30 anos. De 1992 para cá, fez mais de 16 000 avaliações. Também é autor do Cozinha do Lorençato, um podcast de gastronomia, e do Lorençato em Casa, programa de receitas em vídeo. O jornalista é professor-doutor e leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie
Continua após publicidade

O fechamento de um dos mais charmosos bistrôs de São Paulo

A casa francesa moderna, que funcionou nos Jardins, exibe placa de aluga-se na fachada

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 20 jan 2022, 14h33 - Publicado em 8 jul 2018, 10h29

Esse não foi um ano bom para restaurantes franceses em São Paulo. Embora expressiva em qualidade e tradição, a categoria é pequena. Mais duas baixas fizerem encolher o reduzido número de representantes. Saíram de cena o Sympa e o Oui.

No mesmo ponto onde funcionou o Epice, de Alberto Landgraf (hoje, à frente do ótimo Oteque, no Rio), instalou-se o Sympa, no fim de setembro de 2016. A casa francesa, nos Jardins, teve vida breve, de pouco mais de um ano. “Fechamos na segunda, 14 de maio, depois do Dia das Mães”, conta o sócio Guilherme Vilazante.

A morte do restaurante já estava anunciada desde abril deste ano com a saída do chef Thiago Cerqueira Lima, que trocou o bistrô pelo premiado Loup, de Daniel Sahagoff como adiantei aqui no blog (clique aqui para ler). No momento, há uma placa de aluga-se fixada no vidro da fachada. “Gostaria de prosseguir, mas meus sócios resolveram que não abriremos mais o restaurante”, diz Vilazante.

Thiago Cerqueira Lima: troca do Sympa pelo Loup (Divulgação/Divulgação)

O destino do imóvel do Sympa por enquanto é incerto. “Vai depender de quanto vamos conseguir com a venda do ponto”, explica Vilazante, que também tem participações do Evvai, no Jardim Paulistano, e no Sarrasin, no Shopping Vila Olímpia.

Continua após a publicidade

Felizmente, o encerramento do Oui, também desde maio em Pinheiros, é temporário. O bistrô deve reabrir em agosto no mesmo endereço onde funcionava a trattoria Antonietta Cucina, em Higienópolis, bem atrás do Cemitério da Consolação. Ex-discípulo de Erick Jacquin,  chef e proprietário  do bistrô Caio Ottoboni firmou parceria com o empresário Milton Freitas, cabeça do Grupo Antonietta, como você pode ler em outra matéria que publiquei no blog clicando aqui.

Freitas, especializado em arrematar restaurantes com delicada saúde financeira e reerguê-los, chegou a fazer contato para a compra do Sympa. “Tem uma cozinha dos sonhos, superequipada, mas fica muito distante do salão, o que dificulta o serviço”, explica. Esse motivo somado ao talento de Ottoboni levou-o a fechar negócio com o Oui.

Valeu pela visita! Volte sempre e deixe seu comentário. Aproveite para curtir minha página no Facebook e minhas postagens no Instagram. As novidades quentes aparecem também no meu Twitter.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.