Clique e Assine a partir de R$ 6,90/mês
Blog do Lorençato Por Arnaldo Lorençato O editor sênior Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há 29 anos. De 1992 para cá, fez mais de 15 000 avaliações. Também é autor do Cozinha do Lorençato, um podcast de gastronomia, e do Lorençato em Casa, programa de receitas em vídeo. O jornalista leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie

O baiano Capim Santo chega aos trinta anos

Foi exatamente no Dia de Reis, três décadas atrás que o primeiro Capim Santo foi aberto. Montado pelo casal Sandra Marques e Fernando Leite, funciona desde o início no badalado Quadrado, em Trancoso, litoral sul da Bahia. Originalmente um restaurante, transformou-se a partir de 1987 também em uma pousada com vinte quartos. Ficou famoso além das […]

Por Arnaldo Lorençato Atualizado em 26 fev 2017, 19h29 - Publicado em 7 jan 2015, 23h50
Capim Santo BA salao11

Capim Santo: matriz em Trancoso, litoral sul da Bahia (Fotos: divulgação)

Foi exatamente no Dia de Reis, três décadas atrás que o primeiro Capim Santo foi aberto. Montado pelo casal Sandra Marques e Fernando Leite, funciona desde o início no badalado Quadrado, em Trancoso, litoral sul da Bahia. Originalmente um restaurante, transformou-se a partir de 1987 também em uma pousada com vinte quartos. Ficou famoso além das fronteiras nacionais e foi incluído no best-seller 1000 Lugares para Conhecer Antes de Morrer, da jornalista americana Patricia Schultz.

Mesmo com todas essas credenciais, o Capim Santo só chegou em São Paulo dezesseis anos atrás. Desembarcou na cidade em 1998 primeiro na Vila Madalena, onde permaneceu até 2004. No ano seguinte, abriu as portas no endereço atual. Ocupa um antigo casarão dos quais foram preservados tanto jardim da entrada, quanto o quintal cheio de árvores ao fundo. São os dois pontos mais concorridos do restaurante.

Capim Santo BA Sandra Marques11

Sandra Marques: receitas conhecida fora do Brasil

Em São Paulo, quem toca o restaurante de Sandra Marques e Fernando Leite é a filha do casal, Morena Leite. Hoje, além de chef, Morena é uma bem-sucedida empresária que montou, com o apoio dos pais, a rede de restaurante de almoços em bufê Santinho, que agora se prepara para abrir a terceira filial no Café do Theatro Municipal. Terá comida brasileira como seus irmãos mais velhos. A data escolhida para não poderia ser mais emblemática: 25 de janeiro, o aniversário de 461 anos de São Paulo.

A primeira filial paulistana ficava na Vila Madalena e só chegou na cidade em 1998. Ficou nesse ponto até 2004 e, no ano seguinte, transferiu-se para o atual.

A conferir.

+ Bistrô faz refeição completa a 34,50 reais
+ 10 pizzarias de dar água na boca

Obrigado pela visita. Aproveite para deixar seu comentário, sempre bem-vindo, e curtir a minha página no Facebook. Também é possível receber as novidades pelo Twitter.

Continua após a publicidade

Publicidade