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Por Arnaldo Lorençato
O editor-sênior Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há mais de 30 anos. De 1992 para cá, fez mais de 16 000 avaliações. Também é autor do Cozinha do Lorençato, um podcast de gastronomia, e do Lorençato em Casa, programa de receitas em vídeo. O jornalista é professor-doutor e leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie
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Nespresso abre em São Paulo a primeira loja de um projeto mundial

A nova butique da grife de cafés expressos em cápsulas terá atrações como masterclasses e oficinas, além de festa aberta ao público para celebrar o verão

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Atualizado em 20 jan 2022, 14h13 - Publicado em 8 jan 2019, 01h59

Não adianta suspirar. O garoto-propaganda da Nespresso, o galã hollywoodiano George Clooney, não vai aparecer para a inauguração da loja pioneira que a marca suíça de cafés inaugura oficialmente para convidados no dia 17, nos Jardins — antes da festa, a abertura para o público está prevista para esta quinta (10). Brincadeira à parte, o conceito da nova unidade é uma estratégia mundial da Nespresso e será lançado a partir de São Paulo.

“A loja pretende por o cliente no centro do serviço oferecido a ele”, explica Claudia Leite, gerente de cafés e sustentabilidade da empresa no Brasil. O que essa unidade trará de diferente? “Teremos uma mudança de caráter arquitetônico que facilitará a movimentação. Serão retirados os balcões e o atendente poderá acompanhar o cliente com um tablete apresentando os produtos.”

O galã George Clonney: só no telão (Gonçalo Silva Arquitetos/Divulgação)

Para os clientes saudosos da Nespresso Expertise Center — fechada desde julho do ano passado e que ficava no final da Rua Padre João Manuel, também no Jardim Paulista —, a nova unidade também foca no aprendizado sobre cafés produzidos pela empresa como se fazia no endereço extinto.

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Tanto que, além de saber de onde vem os grãos que compõem o portfólio, toparão com curiosidades que seguem as propostas de sustentabilidade e reciclagem incentivada da grife de cafés expressos. É o caso dos tampos das mesas usados no novo ponto de venda, feitos de uma combinação de borra e resina.

Mesas do salão: tampo com composição de borra e resina (Gonçalo Silva Arquitetos/Divulgação)

Ao fundo do ambiente, concebido pela equipe do arquiteto português Gonçalo Silva, ficará um bar para degustação. “Nesse espaço, o cliente terá oportunidade para aprofundar seus conhecimentos. Praticamente, teremos ações gratuitas de hora em hora. São masterclasses, atividades conduzidas por um especialista”, adianta Claudia.

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Unidade nos Jardins: pioneira de um modelo mundial (Gonçalo Silva Arquitetos/Divulgação)

A representante da Nespresso conta que já estão formatados quatro modelos de workshops com duração máxima de 20 minutos. Nessas aulas, serão abordados, por exemplo, os fundamentos do café combinando os assuntos origem, intensidade e noções de degustação. Outro dos temas é a harmonização com a bebida a partir de um paralelo feito com o vinho, revelando os critérios usados na avaliação de provas que inclui as características dos grãos e da torra.

Esses encontros trazem também a criação de receitas, desde as clássicas com ou sem leite como um capuccino até drinques gelados ainda pouco consumidos no Brasil. Completam-se com a apresentação de cafés sazonais, lançados em edições limitadas.

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As masterclasses ocorrem de segunda e sábado em horários específicos e está prevista a participação de até 10 pessoas.

Salentina: drinque apreciado no
Sul da Itália (Divulgação/Divulgação)

As ações não acabam aí. No piso superior, funcionará um ateliê no qual serão programadas oficinas de até 60 minutos. “O cliente poderá conhecer melhor os cafés”, conta Claudia. Entre as experiências, o consumidor será convidado a abrir uma cápsula para entender o frescor do pó e como o contato com o ar pode alterar suas características. “Falaremos de maneira mais profunda, mas não somos uma escola e não daremos certificados. É para conhecer com mais detalhes a bebida que tomamos.”

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Shakerato: o mais conhecidos dos coquetéis frios com café (Divulgação/Divulgação)

Nesse primeiro momento, o ateliê funcionará apenas para convidados, que formarão grupos entre 6 e 10 pessoas. “Assim que estiver tudo ajustado, abriremos para que o consumidor final se inscreva”, garante a executiva.

A chegada da nova loja será comemorada ainda com o primeiro Nespresso Summer Day, evento gratuito e aberto ao público. Marcado para 20 de janeiro, um domingo, das 10 da manhã às 6 da tarde, ocupará toda a quadra da Oscar Freire em que fica a butique, entre as ruas da Consolação e Bela Cintra, trecho que permanecerá fechado.

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Respondem pela animação várias atrações musicais. Está confirmada a presença do trio de bandas Mustache e os Apaches, Mais Bonita da Cidade e Corcel.

As atividades incluem workshops de drinques com os dois novos cafés gelados de estilo italiano, denominados “ispirazione”. Um deles é o refrescante shakerato, talvez o coquetel mais conhecido por apreciadores da bebida fria. O outro, o salentina, é uma novidade que faz sucesso no sul do país mediterrâneo.

A dupla de cápsulas compõe a segunda edição limitada Nespresso On Ice. Além de aprender as duas receitas geladas, quem pintar por lá poderá saborear esses coquetéis na faixa.

A programação de completa com cursos expressos de lenços, terrário, leques e bolha de sabão, esse destinado para a garotada.

Nespresso. Rua Oscar Freire, 953, Jardim Paulista, tel. 0800 7777 737. 10h às 20h. Domingo, 12h às 18h.

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