Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês
Blog do Lorençato Por Arnaldo Lorençato O editor sênior Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há 29 anos. De 1992 para cá, fez mais de 15 000 avaliações. Também é autor do Cozinha do Lorençato, um podcast de gastronomia, e do Lorençato em Casa, programa de receitas em vídeo. O jornalista leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie

Site Na Cozinha da Helô estreia com receitas e histórias

A chef Heloisa Bacellar, do Lá da Venda, lança um portal de culinária

Por Arnaldo Lorençato Atualizado em 25 jul 2017, 17h40 - Publicado em 25 jul 2017, 17h37

Conheci Heloisa Bacellar anos atrás. Filha de um jurista, ela era uma advogada de carreira sólida no Direito, mas apaixonada por cozinha. Como havia morado em Paris durante um ano junto com o marido, o historiador Carlos Bacellar, falava um francês exemplar e era tradutora dos chefs que apresentavam aulas no extinto Boa Mesa.

Lembro-me que jantamos uma vez juntos por obra do acaso e raramente vi alguém conversar de forma tão entusiasmada sobre cozinha. Ela havia voltado da Tailândia e, embora se declarasse fã de comida para dragão, tinha achado a quantidade de pimenta exagerada por lá. Logo depois, Helô abriu em parceira com Paula Moraes o extinto e saudoso Atelier Gourmand (transformado pela Paula plataforma virtual de receitas GouGooking – gou.cooking). Nessa escola de culinária que ficava nos Jardins, os alunos botavam a mão na panela e preparam os pratos junto com o chefs. Nada de ser apenas público para cozinheiros famosos.

Sopa de cebola: uma versão da clássica pedida francesa Divulgação/Divulgação

Depois, ela se dedicou a escrever livros. Da série Cozinhando para Amigos, tive o prazer de fazer a apresentação do número 2. Nessa altura, Helô queria mostrar que tinha virado chef e abriu o charmoso café-restaurante-empório Lá da Venda, na Vila Madalena. Passou para o outro lado do balcão.

Como não ela resiste a uma novidade, está lançando um site, o Na Cozinha da Helô (nacozinhadahelo.com.br). Como gosta de frisar na prosa fácil que mantém em vídeo nesse portal, quando está triste, faz um bolo e quando está feliz, vários. Agora, além de bater bolos, começa a partilhar no mundo virtual receitas.

Bolo de milho: a base é um angu Divulgação

Fiquei tentado a fazer o bolo de fubá cozido como um angu, que ela aprendeu com a avó Betina. Gostei em especial da receita que leva banana e da versão feita com dois tipos de fubá.

Já gostava, em especial, de uma de suas receitas, que de vez quando faço em casa para amigos. É uma salada de cuscuz marroquino com suco de laranja e legumes cortados em cubinhos mínimos, o que os franceses chamam de brunoise. Está em seu primeiro Cozinhando com Amigos. Bom saber que agora essas receitas estão todas ao alcance de um clique.

Bolo de gengibre: sabor do condimento Divulgação/Divulgação

Na Cozinha da Helô reúne não só pratos que fazem parte da história da vida da cozinheira, mas truques culinários e histórias bem alinhavadas como um dos bordados que ela tem nas mãos. Com uma sinceridade doce, Helô olha direto para a câmera e nos conduz pelos caminhos do paladar.

De tão engajada no ofício, Helô contaminou a caçula, Ana Bacellar, que fez gastronomia. Ela também é a fotógrafa da estrepolias culinárias da mãe. O site vem a público com nada menos que 200 sugestões, que vão de entradas a sobremesas. É um prato cheio.

Obrigado pela visita. Aproveite para deixar seu comentário, sempre bem-vindo, e curtir a minha página no Facebook. Também é possível receber as novidades pelo Twitter.

  • Continua após a publicidade
    Publicidade