O retorno do chef Tsuyoshi Murakami

O cozinheiro japonês terá um restaurante para apenas 24 pessoas nos Jardins e faz prévia em menu especial nesta quarta (17) no Soul Kitchen

Devo falar sobre um jantar que Tsuyoshi Murakami faz hoje no Soul Kitchen. Mas, caros leitores, tenham paciência. Já, já entro nesse tema. Antes, tenho uma notícia para agradar aos fãs do trabalho do chef.

O cozinheiro terá novamente seu próprio restaurante. Há pelo menos dois meses, venho conversando por telefone ou trocando mensagens com Murakami sobre sua volta. Mas o acaso torna tudo muito melhor. Encontrei Mura, como todo mundo o chama, em seu novo endereço gastronômico e por puro acidente.

Jun, Suzana e o chef: negócio familiar

Jun, Suzana e o chef: negócio familiar (Arnaldo Lorençato/Divulgação)

Fui almoçar no vizinho de frente, o tradicionalíssimo Santo Colomba (que deveria se chamar Alencar, o sobrenome do seu dono). Na saída, enquanto esperava o táxi chegar, vi Mura do outro lado da rua. Isso no finzinho de maio.

O chef e empreendedor não estava sozinho. Tinha a companhia da mulher, Suzana, e do único filho, Jun. Sim, este é um negócio familiar como muitos dos restaurantes de São Paulo. Desde a saída de Murakami do Kinoshita, ele fazia um jantar aqui e outro acolá e usou o período para edificar a novidade em sua cabeça.

Ideograma “mu”: representa o vazio

Ideograma “mu”: representa o vazio (Divulgação/Divulgação)

Reuniu as economias, muniu-se de coragem e saiu em busca de um ponto. Se o primeiro endereço visitado não deu certo, o segundo foi paixão à primeira vista. O número 1186 da Alameda Lorena, agora ocupado por um imóvel novinho e cheirando a tinta fresca, abrigará o Murakami, um restaurante exclusivo.

O chef japonês – muita gente, incluindo eu, ainda se lembra do belo trabalho feito por ele no primeiro Kinoshita, ainda na Liberdade – pretende atender apenas 24 clientes por noite.

Duo de atum bluefin com missô e ameixa japonesa: prato com a assinatura do chef

Duo de atum bluefin com missô e ameixa japonesa: prato com a assinatura do chef (Peu Reis/Divulgação)

“Abriremos só para jantar com só 12 lugares e dois giros por noite”, explica. Até parece um contrassenso, já que o imóvel tem dois pavimentos e 220 metros quadrados. “Ao atender 12 pessoas, a entrega será diferente”, acredita. Será sempre servido um menu sob medida e a preço fixo, com o que há de melhor no mercado.

O cozinheiro também alerta: “Não terá só peixe cru, farei pratos quentes”. Ele preparava uma costeleta de cordeiro de memorável, que talvez esteja de volta nesse ambiente criado pelo arquiteto Edilson Fujisawa, no qual o vazio é importante.

Aliás, no ideograma adotado pelo restaurante, Murakami fez questão de reforçar “mu”, que representa o espaço livre, o vazio. No futuro, o piso superior pode vir a se tornar um izakaya, mas nada será feito com pressa.

Enquanto Murakami não abre seu restaurante, que deve começar a funcionar em meados de agosto, ele faz seu segundo esquenta nesta noite de inverno, uma espécie de avant-première do menu. Será mais uma vez no Soul Kitchen (Alameda Ministro Rocha Azevedo, 1060, Jardim Paulista, tel. 97588-2824) em duas turmas de doze clientes. A primeira às 19h, e a segunda, às 21h30.

O menu em cinco etapas mais a sobremesa, sempre preparada por Suzana, tem preço de 350 reais ou 550 reais, se harmonizado com bebidas.

Murakami
Rua Alameda Lorena, 1186, Jardim Paulista
Previsão de abertura: meados de agosto

Murakami no Soul Kitchen
Local: Alameda Ministro Rocha Azevedo, 1060, reservas pelo tel. 97588-2824
Horário: 19h e 21h30 – 12 lugares
Menu: cinco etapas mais sobremesa
Preço: 350 reais ou 550 reais harmonizado com bebidas

Valeu pela visita! Para me seguir nas redes sociais, é só clicar em:
Facebook: Arnaldo Lorençato
Instagram: @alorencato
Twitter: @alorencato

Para enviar um email, escreva para arnaldo.lorencato@abril.com.br

Caderno de receitas:
+ Fettuccine alfredo como se faz em Roma
+ O tiramisu original
+ O melhor petit gâteau do Brasil

E para não perder as notícias mais quentes que rolam sobre São Paulo, assine a newsletter da Vejinha

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s