Imagem Blog

Blog do Lorençato Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Arnaldo Lorençato
O editor-executivo Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há mais de 30 anos. De 1992 para cá, fez mais de 16 000 avaliações. Também é autor do Cozinha do Lorençato, um podcast de gastronomia, e do Lorençato em Casa, programa de receitas em vídeo. O jornalista é professor-doutor e leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie
Continua após publicidade

Meu caso de amor de 25 anos

A paixão que tenho pela gastronomia virou missão de vida quando o guia anual Comer & Beber foi lançado em setembro de 1997

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 20 jan 2022, 15h46 - Publicado em 22 set 2021, 17h36

2020 foi o ano em que a minha cabeça ficou cheia de incertezas como a de quase todo o mundo. Tinha o COMER & BEBER para fazer, mas havia o medo de ficar doente, de os lugares voltarem a fechar por causa da pandemia e a necessidade de correr contra o relógio, tirar do zero uma revista em apenas três meses. Foram noites insones e em vários momentos me perguntei ‘vou conseguir?’. A resposta era: não tinha outra escolha e a edição de ‘o ano dos resistentes’ está aí para provar essa resiliência. E deu certo.

Mas essa história começa beeeem antes. Pouco tempo antes do lançamento do guia Comer & Beber em 1997, mais precisamente cinco anos, eu estreava como crítico de restaurantes — várias pessoas me perguntam “como faço para me tornar um crítico?” e sempre penso que ainda vou escrever um manual sobre o tema, justo eu que vim ao mundo da gastronomia sem manual. A Vejinha, desde seu nascimento 36 anos atrás, publicava sua seção semanal de garfo e copo. Nessa época, escrevia sobre cinema e teatro.

Eleja os melhores RESTAURANTES aqui

Minha estreia foi em julho de 1992 com um texto do Carlino, o mais antigo de São Paulo. Era uma responsabilidade imensa resenhar um lugar que surgiu no fim do século XIX e foi testemunha de fatos como a virada do império para a república, duas guerras mundiais, a Semana de Arte Moderna, a criação e mudança do Masp do centro para a Paulista, o golpe militar, os festivais de música da Record com ‘É Proibido Proibir’… Devo ter sentido um frio na barriga ao ser convocado para a tarefa e para o posto que, inicialmente, seria provisório. Nem me lembro dessa sensação, mas não esqueço da bavaresa com calda de frutas frescas do Carlino.

Na época da primeira edição do Comer & Beber, a recordação nada agradável é que não fui convidado para fazer os textos dos vencedores. Aliás, nenhum texto. Entrei na última hora quando o corpo de notáveis convidados não deu conta do recado e precisei por a revista de pé. A partir daquele momento, sabia que tinha uma missão.

Eleja os melhores BARES aqui

Continua após a publicidade

Sou a única pessoa que está no Comer & Beber desde o início. Inclusive nos três anos que passei fora da Vejinha como editor de gastronomia da extinta ‘Gazeta Mercantil’ — nessa época, participei como jurado de restaurantes. A edição cresceu e chegou a 1000 endereços. Mas também se ajustou aos novos tempos com os 450 estabelecimentos atuais, número muito significativo não só em São Paulo, mas em qualquer outra capital do mundo.

Vale lembrar que nem mesmo a pandemia assustou a guerreira equipe de gastronomia por mim conduzida, leia-se Saulo Yassuda (bares) e Gabriela Del’Moro (comidinhas), enquanto alguns guias desapareceram e outros  foram suspensos, inclusive internacionais — a Editora Abril continuou acreditando e investindo no segmento. Fomos às ruas, visitamos, provamos, avaliamos como sempre fizemos — claro que com todos os cuidados que se exigem diante da assustadora pandemia. E o guia nunca deixou de ser publicado nem mesmo em um cenário tão adverso quanto o de 2020, o ano dos resistentes como está estampado na capa do Comer & Beber mais que especial.

Eleja os melhores endereços de COMIDINHAS aqui

Agora, se completam 25 edições em defesa da gastronomia, sempre de olho no leitor e valorizando estabelecimentos do ramo. E empresto aqui o slogan do extinto ‘Guia Brasil’: vamos antes para você se dar bem. Dá um baita orgulho fazer parte dessa história, ter contribuído para reconhecer o talento de cozinheiros estreantes e de muitos outros consagrados como os 10 que estão nesta foto e foram destacados ao longo das duas primeiras décadas do guia. Que venham mais 25 anos cheios de apetite!

Eleja o melhor clássico da cidade aqui

Continua após a publicidade

Assine a Vejinha a partir de 8,90 mensais

Valeu pela visita! Para me seguir nas redes sociais, é só clicar em:
Facebook: Arnaldo Lorençato

Instagram: @alorencato
Twitter: @alorencato

Para enviar um email, escreva para arnaldo.lorencato@abril.com.br

Caderno de receitas:
+ Fettuccine alfredo como se faz em Roma

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.