Imagem Blog

Blog do Lorençato Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Arnaldo Lorençato
O editor-executivo Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há mais de 30 anos. De 1992 para cá, fez mais de 16 000 avaliações. Também é autor do Cozinha do Lorençato, um podcast de gastronomia, e do Lorençato em Casa, programa de receitas em vídeo. O jornalista é professor-doutor e leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie
Continua após publicidade

Mesa de Cinema tem nova edição com menu do chef Victor Dimitrow

O projeto de exibição de filmes em casa terá pratos inspirados em 'Toast: a História de uma Criança com Fome' com o menu chef Victor Dimitrow

Por Saulo Yassuda Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO , Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 20 jan 2022, 14h06 - Publicado em 19 Maio 2021, 07h59

Por Saulo Yassuda

Nada de acompanhar o filme com um balde de pipocas, hein?! O evento Mesa de Cinema propõe, a cada edição, um menu especial para que o cliente saboreie depois de assistir a alguma obra — por isso, é bom guardar o apetite. A edição deste mês rola no sábado, 29 de maio, com uma comédia inglesa, Toast: a História de uma Criança com Fome.

O filme de 2010, ambientado na década de 60, mostra a trajetória do menino Nigel Slater (Oscar Kennedy), apaixonado por culinária. A mãe dele não sabe cozinhar bem e improvisa sempre com uma torrada (toast, em inglês). Quando ela morre, o garoto vai viver com o pai distante e tenta conquistá-lo pela comida. A história é inspirada na vida do escritor culinário que dá nome ao protagonista.

Still do filme
Nigel (Freddie Highmore) com a mãe (Helena Bonham Carter): torradas como refeição (Divulgação/Divulgação)

No sábado (29), o longa feito para a TV poderá ser assistido a partir das 17h o acesso será enviado pela organização e, às 19h, haverá um debate no YouTube com os idealizadores, os jornalistas Rejane Martins e Roger Lerina, além de convidados. O jantar chegará na mesma tarde, com instruções de como aquecer e servir. A recomendação é prová-lo após a discussão.

Continua após a publicidade

Os ingressos que incluem filme + comida custam 125 reais por pessoa. Existe a possibilidade de se pagar um pouco mais caro (150 reais) e ter parte do valor usada na doação de menus a mulheres em estado de vulnerabilidade social com filhos. As vendas são feitas pelo Sympla, e os preços valem só até a quarta (19). Depois, eles aumentam. Disponibilidade até o dia 27.

Vaso de planta de cerâmica laranja com
Homus de feijão-fradinho com minirrabanete e crocante de azeitona: prato apelidado de terrário (Victor Dimitrow/Divulgação)

Quem assina o jantar em São Paulo é o chef Victor Dimitrow, do Petí Gastronomia. O menu, inspirado no filme mas cheio de brasilidade, começa com, claro, uma torrada, feita de focaccia e acompanhada de manteiga ao puxuri e flor de sal. Em seguida, saboreia-se o homus de feijão-fradinho com minirrabanete e crocante de azeitona. O prato principal é o bife wellington feito com carne de porco ao lado de purê de taioba, legumes e molho de rapadura. De sobremesa, torta de três limões com merengue de verbena e gel de cachaça.

Quem está nas cidades gaúchas de Gramado, Canela ou São Francisco de Paula também pode participar do evento simultaneamente, com um menu da chef Arika Mess. Ainda no Rio Grande do Sul ,os moradores de Porto Alegre ou da região do Vale dos Sinos recebem o cardápio preparado pelos chefs Marina Guedes e Ademir Jr., da Gastromundi.

Continua após a publicidade

 

Assine a Vejinha a partir de 8,90 mensais

Caderno de receitas:                               
+ Fettuccine alfredo como se faz em Roma
.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.