Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês
Blog do Lorençato Por Arnaldo Lorençato O editor sênior Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há 29 anos. De 1992 para cá, fez mais de 15 000 avaliações. Também é autor do Cozinha do Lorençato, um podcast de gastronomia, e do Lorençato em Casa, programa de receitas em vídeo. O jornalista leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie

Memória: Helena Manosso (1970-2021), vice-campeã do MasterChef Brasil

Paola Carosella, Ana Paula Padrão, Erick Jacquin, Elisa Fernandes e Mohamad Hindi lamentam a morte precoce da cozinheira

Por Arnaldo Lorençato Atualizado em 9 jun 2021, 11h53 - Publicado em 8 jun 2021, 18h10

Uma das personagens mais luminosas e cativantes que passaram pelo MasterChef Brasil, a engenheira química Helena Manosso morreu na madrugada desta terça (8) aos 51 anos depois de sofrer uma infecção generalizada a partir do aparelho digestivo. Os problemas de saúde começaram a se manifestar desde o fim do ano passado, quando ela teve uma pancreatite.

Helena Manosso sorrindo atrás de bancada do MasterChef enquanto despeja legumes cortados de tábua para tigela de vidro.
Helena no estúdio da Band: foto para divulgação da temporada de estreia do reality Divulgação/Band/Divulgação

Muito abalado, o ex-marido de Helena, Lucio Manosso conta que a saúde dela se deteriorou bastante depois de uma parada do fígado e dos rins. “Estava juntado muito líquido no abdômen”, contou entre lágrimas. A segunda colocada na primeira e já histórica edição do MasterChef Brasil estava internada no Hospital São Camilo. Seu corpo foi velado no Santuário Salette, também em Santana. De lá, seguiu para o Crematório da Vila Alpina.

“Havíamos combinado que o primeiro que morresse levaria as cinzas para o mar”, revela Lucio, que continuava eterno amigo da ex-esposa, nascida em 18 de fevereiro de 1970. A promessa deve ser cumprida em Ubatuba, no Litoral Norte.

Selfie sorrindo da falecida Helena Manosso.
No Instagram em agosto de 2019: “Sextouuuu! Eu sei, pareço descabelada!!!!! Rsrs… sexta pode tudo! Segundo dito popular é o dia da maldade! 😂😉” Reprodução Instagram/Divulgação

Nos últimos dois anos, a cozinheira, que fazia jantares com sua empresa Salt & Pepper, morava sozinha com dois gatos em Santana, bairro que tanto amava. Conheci Helena quando a convidei para participar da festa de premiação do Comer & Beber em 2014. Como esbanjava simpatia. Cheguei a fazer uma entrevista ela que você pode ler clicando aqui ou no fim desse texto. Enviávamos mensagem com alguma frequência. A última delas foi no fim de 2020, quando trocamos cartões de Ano-Novo. Reservada, ela nada comentou sobre a doença. Só desejou “Respira fundo, prepara o coração. Vem aí 365 novas oportunidades”.

Elisa Fernandes (à esquerda) e Helena Manosso (à direita) cozinhando em bancada do MasterChef.
MasterChef O Desafio das Temporadas: Elisa e Helena Band/Divulgação

Helena Manosso era uma mulher alegre, vibrante, impossível esquecê-la, é uma parte importante da história do MasterChef

Ana Paula Padrão

Conversei com ex-jurada MasterChef  Paola Carosella, que ainda não sabia da morte de Helena. “Que tristeza. Eu sinto profundamente e lamento pela família e amigos. Que ano! Quantas perdas…”, lamentou. Quem também deixou uma mensagem é jornalista e apresentadora do reality Ana Paula Padrão. “Helena era uma mulher alegre, vibrante, impossível esquecê-la, é uma parte importante da história do MasterChef.“, afirmou. O chef e jurado Erick Jacquin afirma que sentirá saudades. “É sempre triste ver uma pessoa tão jovem ir embora. A Helena foi uma participante muito especial, que chegou lá junto com o (então) marido, o Lucio. Ela é uma participante que a gente nunca vai esquecer. A passagem dela marcou o MasterChef. Ela se achou dentro do mundo da gastronomia. Pode ser que ela vá virar uma cozinheira no céu”, disse consternado.

Elisa Fernandes, ganhadora da primeira temporada, sofreu um baque. “Tô arrasada. A gente estava afastada, na verdade. Perdemos o contato com o passar dos anos, mas sempre nos lembrávamos do afeto nas datas importantes. É uma pessoa pela qual guardo um carinho enorme. O último contato que tive foi quando participei, em novembro, do reality Bar Aberto, da Band. Ela tinha só 51 anos, Arnaldo. Nossa que dor…”

Continua após a publicidade
Cinco pessoas (duas mulheres no canto esquerdo e três homens à direita) reunidas em frente ao painel de 20 anos de Comer & Beber.
Festa Veja São Paulo Comer & Beber 2016: Helena, Livia Cathiard, Thales Peixe, Martin Casilli e Murilo de Oliveira Reprodução Instagram/Divulgação

Quem ainda comentou comigo a partida da companheira de reality foi o youtuber Mohamad Hindi Neto. “Embora não nos falássemos há muito tempo, tínhamos uma relação muito boa.  Tinha um carinho muito grande por ela”, disse o ex-colega de estúdio MasterChef.

+ MasterChef Helena revela bastidores do reality da Band

Assine a Vejinha a partir de 8,90 mensais

Valeu pela visita! Para me seguir nas redes sociais, é só clicar em:
Facebook: Arnaldo Lorençato

Instagram: @alorencato
Twitter: @alorencato

Para enviar um email, escreva para arnaldo.lorencato@abril.com.br

Caderno de receitas:
+ Fettuccine alfredo como se faz em Roma

  • Continua após a publicidade
    Publicidade