Imagem Blog

Blog do Lorençato Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Arnaldo Lorençato
O editor-executivo Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há mais de 30 anos. De 1992 para cá, fez mais de 16 000 avaliações. Também é autor do Cozinha do Lorençato, um podcast de gastronomia, e do Lorençato em Casa, programa de receitas em vídeo. O jornalista é professor-doutor e leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie
Continua após publicidade

Frutos do mar atrapalham candidatos do MasterChef no Teatro Municipal

Eliminação montada como um castigo dos bravos nesta terça (22), terá Fogaça ensinando como limpar um carré de cordeiro

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 20 jan 2022, 15h15 - Publicado em 22 Maio 2018, 16h27

O cenário da disputa de hoje no MasterChef Brasil é um dos mais bonitos cartões-postais de São Paulo: o Teatro Municipal, endereço da boa música concluído em 1911 pelo escritório de Ramos de Azevedo. Pelas escadarias nas quais caminharam grandes nomes da música lírica como Enrico Caruso, Maria Callas e os queridos Paulo Szot, hoje radicado em Nova York, e Fernando Portari, ingressarão nesta terça (22) os competidores culinários.

Divididos em dois times e sob os olhos de Paola Carosella (Arturito e La Guapa Empanadas), Erick Jacquin (Tartar & Co e Le Bife) e Henrique Fogaça (Sal GastronomiaJamile e Cão Véio), devem preparar um almoço de gala não para cantores, mas para os 50 dançarinos do Balé da Cidade de São Paulo, que está completando 50 anos.

Comemoração de 50 anos do Balé da Cidade de São Paulo: coreografia na escadaria (Carlos Reinis/Band/Divulgação)

Não se trata de um cardápio qualquer, mas um menu completo com ingredientes caros, que devem ser disputados pelos líderes de times assim que eles definirem suas equipes. Para as entradas, estão reservadas vieiras ou tentáculos de polvo. Ainda do mar, os pratos principais serão feitos com camarão ou lagosta. Duas variedades de frutas vão compor a sobremesa: maracujá ou um mix de berries.

O tempo da prova parece longo: 2h. Mas os perrengues vão pintar ao longo desse período. O polvo, por exemplo, desanda porque se coloca água em excesso na panela de pressão. Como se trata de um bicho que solta muita água, vai demorar a cozinhar e também haverá problemas com a pressão na panela. Aparece um plano B, que é refogar o molusco.

Equipe vermelha: Fogaça e Paola mirando os detalhes (Carlos Reinis/Band/Divulgação)

Também pintará um sofrimento grande com os que ficaram com os camarões. Serão três crustáceos em cada prato. Tirar a cascas e as tripas de cada bicho não será moleza. 150 camarões da discórdia vão assombrar o Salão Nobre do Municipal.

Embora os participantes mostrem que são amiguinhos via Twitter, no calor da prova, os conflitos entre eles vão aflorar. Existe até quem irá recuperar antigas trocas de acusações.

Jacquin: na observação do desempenho dos amarelos (Carlos Reinis/Band/Divulgação)

Cinco pretendentes ao título vão para a eliminação, dividida em duas partes. Na primeira delas, haverá uma aula de Fogaça. Ele ensina como se limpa uma peça de carré de cordeiro. Depois da demonstração, cada participante recebe uma igual para retirar gorduras e aparas, lembrando que os ossos devem ficar igualmente limpos num tempo máximo de 30 minutos.

Quem não passar na inspeção de Fogaça não vai sentar na graxa direto, mas terá de fazer um prato de livre escolha com o cordeiro. Só depois de 45 minutos se saberá quem dos 10 finalistas vai se juntar ao simpático Aristeu, que deixou o MasterChef na semana passada.

Continua após a publicidade
Aristeu: o boa praça e divertido candidato deixou o programa na semana passada (Carlos Reinis/Band/Divulgação)

Conheça os participantes:

(Divulgação/Divulgação)

Obrigado pela visita. Aproveite para deixar seu comentário, sempre bem-vindo, e curtir a minha página no Facebook. Também é possível receber as novidades pelo Twitter e seguir minhas postagens no Instagram.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.