Clique e assine por apenas 6,90/mês
Blog do Lorençato Por Arnaldo Lorençato O editor sênior Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há 28 anos. De 1992 para cá, fez mais de 15 000 avaliações. Também é autor do Cozinha do Lorençato, um podcast de gastronomia, e do Lorençato em Casa, programa de receitas em vídeo. O jornalista leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie

MasterChef: tudo acaba em pizza e a visita da melhor chef do mundo

A primeira notícia importante desta semana não tem a ver com os candidatos do MasterChef, cada vez mais afiados. A grande mudança é o reality culinário ter dois episódios exibidos por semana a partir de agora. Se você é fã, prepare seu balde de café para avançar duas noites consecutivas a madrugada. O MasterChef Brasil […]

Por Arnaldo Lorençato - Atualizado em 26 fev 2017, 11h17 - Publicado em 5 jul 2016, 18h57
27404866243_1da0d1265c_o

Teste da pizza: orientação do pizzaiolo Gonzaga (Fotos: Carlos Reinis)

A primeira notícia importante desta semana não tem a ver com os candidatos do MasterChef, cada vez mais afiados. A grande mudança é o reality culinário ter dois episódios exibidos por semana a partir de agora. Se você é fã, prepare seu balde de café para avançar duas noites consecutivas a madrugada. O MasterChef Brasil passa a ser exibido às terças e às quartas a partir de hoje (5).

+ Minha avaliação dos restaurantes dos MasterJurados

Serão duas provas hoje. Com a proximidade do Dia da Pizza, comemorado no domingo (10), o tema é justamente a receita nascida em Nápoles, que ganhou o mundo. São os dois times de sempre, divididos em vermelho, liderado por Raquel, e azul, sob o comando de Bruna. A avaliação será feita por 50 italianos, entre eles a nonna Maria. A prova foi gravada na pizzaria Bráz Quintal, uma das lojas rede Bráz e teve orientação do pizzaiolo-chefe do grupo Ricardo Oliveira Gonzaga.

27404864513_7d471b6082_o

Pedro, representante da equipe azul: sob os olhos atentos de Paola

Continua após a publicidade

Para tristeza dos convidados e dos jurados Paola Carosella (Arturito e La Guapa Empanadas), Henrique Fogaça (Sal Gastronomia, JamileAdmiral’s Place e Cão Véio) e Erick Jacquin (Tartar & Co e Le Bife) vai ter pizza carvão. Não estou falando de cobertura, mas da massa preta de tão queimada por baixo. É a pizza amargor. E vai ter participante destruindo os discões na hora de fatiar. Destroços de pizza. O embate principal será entre os rapagões Leo e Fabio, ambos encarregados do forno a lenha.

27404864063_5ffc9f7a86_o (2)

Paula: diversão ao abrir a massa

Quando voltar ao estúdio, a equipe perdedora terá de fazer um prato autoral (quanta pretensão para amadores, né?) para impressionar ninguém menos que a chef Helena Rizzo, do Maní, que já foi eleita a melhor da cidade pela edição especial VEJA COMER & BEBER e também recebeu o título mundial da revista inglesa Restaurant.

27902032701_521f8ecee6_o (2)

Thaiana Wosniak: perdeu para a Paula com um sopão intragável segundo os jurados

Nessa disputa, os participantes devem usar ingredientes que normalmente são considerados coadjuvantes para o prato de carne: pupunha, abóbora e beterraba, por exemplo. A escolha das matérias-primas será livre e terá gente que vai até de carré de cordeiro.

Continua após a publicidade

+Conheça o padaria de 8 milhões de reais

Mal sabem alguns participantes que o prato mais antigo do Maní é justamente o mani-ocas, um cozido de cenoura, inhame, batata-roxa, cará, mandioquinha e yacon (raiz andina) em molho de leite de coco, tucupi e azeite de trufa. Sim, uma receita vegetariana. Agora é acompanhar o que pode dar certo.

+ Alex Atala é retratado na nova temporada de Chef’s Table

Só para registrar, quem deixou o programa na semana passada foi Thaiana Wosniak. Ela conseguiu fazer um sopão na prova do café que desagradou os juradões. Nem o prato de Paula Salles, a engraçadíssima enrolada do programa, consegui ser tão ruim quanto o caldo de Thaiana.

+ A vida de Erick Jacquin vira reatlity show da Fox Life

Continua após a publicidade

Caderno de receitas:
+ Espaguete com queijo grana padano, do Nico Pasta & Basta
+ Il vero fettuccine Alfredo di Roma
+ Tiramisu original. É  bico!
+ Petit gâteau, do chef Erick Jacquin

Obrigado pela visita. Aproveite para deixar seu comentário, sempre bem-vindo, e curtir a minha página no Facebook. Também é possível saber as novidades pelo Twitter e pelo Instagram.

Veja os participantes e escolha para quem vai torcer:

#gallery-2 {
margin: auto;
}
#gallery-2 .gallery-item {
float: left;
margin-top: 10px;
text-align: center;
width: 33%;
}
#gallery-2 img {
border: 2px solid #cfcfcf;
}
#gallery-2 .gallery-caption {
margin-left: 0;
}
/* see gallery_shortcode() in wp-includes/media.php */

 

Publicidade