Imagem Blog

Blog do Lorençato Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Arnaldo Lorençato
O editor-executivo Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há mais de 30 anos. De 1992 para cá, fez mais de 16 000 avaliações. Também é autor do Cozinha do Lorençato, um podcast de gastronomia, e do Lorençato em Casa, programa de receitas em vídeo. O jornalista é professor-doutor e leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie
Continua após publicidade

MasterChef Profissionais: a arte da comida e o duelo dos ingredientes

Hoje, o MasterChef vai literalmente ao museu. Os oito participantes ainda na disputa vão visitar o Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, conhecido pela sigla MAC. A missão é fazer comida que se parece com obra de arte em cima de uma mesa sem prato, que funcionará como uma tela. + Minha […]

Por Arnaldo Lorençato
Atualizado em 25 fev 2017, 21h26 - Publicado em 1 nov 2016, 16h51
MasterChefe_ep05_convidados

A dupla Ivo e Dario: explicações para o artistas plásticos

Hoje, o MasterChef vai literalmente ao museu. Os oito participantes ainda na disputa vão visitar o Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, conhecido pela sigla MAC. A missão é fazer comida que se parece com obra de arte em cima de uma mesa sem prato, que funcionará como uma tela.

+ Minha avaliação dos restaurantes dos MasterJurados

Os profissionais da cozinha estarão divididos em quatro duplas. Para avaliar o desempenho deles foram convidados alguns nomes cintilantes das artes plásticas: Alex Flemming, Ana Elisa Egreja, Antonio Peticov, Fabio Miguez, Israel Macedo, Leda Catunda, Nina Pandolfo, Nino Cais e Rodrigo Andrade.

Continua após a publicidade
MasterChefe_ep05_marcelo-fadia

Fádia e Marcelo: cozinheiro bancado artistas

Cada dupla deverá apresentar uma mesa, com conceito artístico com uma novidade. Desta vez, o visual será tão importante quanto o sabor. É quase um retorno à proposta da nouvelle cuisine de pintar com ingredientes da horta.

Não é a primeira que a comida vai para uma exposição e nem será a última. Um dos mais famosos chefs a ser convidados para uma exibição foi justamente o catalão Ferran Adrià. No auge do sucesso, ele participou da Documenta, uma das mais importantes mostras de arte contemporânea, realizada na cidade alemã de Kassel.

Continua após a publicidade

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=pdo_p4t5dIs?feature=oembed&w=500&h=281%5D

Embora o el Bulli, de Adrià, fosse um fenômeno, o chef resolveu fechá-lo em e serviu a derradeira refeição em 30 de julho de 2011, também a chamada última ceia. Adrià, hoje à frente da fundação de pesquisa culinária Alicia, teve vários rótulos colados à sua culinária, entre eles desconstrução, molecular, futurista e tecnoemocional. O documentário produzido a partir da participação de Adrià na Documenta, você assiste clicando acima.

Participei de um programa Roda Viva, na TV Cultura, como um dos entrevistadores de Adrià. O trechos mais relevantes de nossa conversa você pode conferir clicando aqui.

Continua após a publicidade

Finalmente, quatro competidores vão se enfrentar no estúdio diante apenas dos juradões Paola Carosella (Arturito e La Guapa Empanadas), Henrique Fogaça (Sal Gastronomia, JamileAdmiral’s Place e Cão Véio) e Erick Jacquin (Tartar & Co e Le Bife). Será quase um repente, na forma de um desafio. Dois participantes concorrerão com carne de avestruz. Os outros dois terão de preparar rã. De cada uma dessas duplas sairá um perdedor.

Os que tiverem o pior resultado nessa prova vão para o duelo final: preparar ostra. Pelo que sei, só não vale ao natural com sal, limão e pimenta. Quem será engolido pelo molusco?

Caderno de receitas:
+ Dadinhos de tapioca, do Mocotó
+ Il vero fettuccine Alfredo di Roma
+ Tiramisu original. É  bico!
+ Petit gâteau, do chef Erick Jacquin

Continua após a publicidade

Obrigado pela visita. Aproveite para deixar seu comentário, sempre bem-vindo, e curtir a minha página no Facebook. Também é possível saber as novidades pelo Twitter e pelo Instagram.

Conheça os participantes e escolha para quem vai torcer:

#gallery-2 {
margin: auto;
}
#gallery-2 .gallery-item {
float: left;
margin-top: 10px;
text-align: center;
width: 33%;
}
#gallery-2 img {
border: 2px solid #cfcfcf;
}
#gallery-2 .gallery-caption {
margin-left: 0;
}
/* see gallery_shortcode() in wp-includes/media.php */

Continua após a publicidade
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.