Imagem Blog

Blog do Lorençato Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Arnaldo Lorençato
O editor-executivo Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há mais de 30 anos. De 1992 para cá, fez mais de 16 000 avaliações. Também é autor do Cozinha do Lorençato, um podcast de gastronomia, e do Lorençato em Casa, programa de receitas em vídeo. O jornalista é professor-doutor e leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie
Continua após publicidade

Profissionais MasterChef trocam farpas e recebem dicas de Alex Atala

Em alta tensão, prova de confeitaria tem acusação de sabotagem e eliminatória recebe o cozinheiro mais famoso do Brasil

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 20 jan 2022, 14h14 - Publicado em 20 nov 2018, 14h48

Na reta final e com apenas cinco competidores nesta terça (20), o MasterChef Profissionais perdeu no programa anterior o grande favorito de público e dos chefs: André Pionteke. O curitibano com pinta de campeão se deu mal na prova com produtos fermentados.

O participante escolheu fazer uma copa lombo com kimchi, a acelga coreana fermentada com pimenta vermelha em pó, e decepcionou o paladar dos jurados Paola Carosella (Arturito e La Guapa Empanadas), Erick Jacquin (Le Bife) e Henrique Fogaça (Sal Gastronomia e Cão Véio). 

Paola e André: eliminação emotiva (Carlos Reinis/Band/Divulgação)

Depois do anúncio feito por Jacquin, Paola se debulhou em lágrimas, para usar uma expressão do campo. Nunca houve uma eliminatória tão emotiva em quaisquer das temporadas do reality show.

Continua após a publicidade
Paola e Willian: prova tensa (Carlos Reinis/Band/Divulgação)

Para permanecerem na disputa, os cinco remanescentes terão uma prova tensa logo na abertura do episódio. Serão o obrigados a elaborar um bolo espelhado, famoso com o nome entremet. Além de ter um brilho impecável no exterior proporcionado pela cobertura conhecida como glaçagem, o interior deve apresentar camadas perfeitas ao ser cortado.

Jacquin avaliando Manoela: climão desde o episódio passado (Carlos Reinis/Band/Divulgação)

Nem precisa dizer que o modo pânico se instalará em meio às bancadas, mesmo se tratando de profissionais. Aliás, o climão já vem da semana anterior, quando Daniel mandou Manoela para a prova de eliminação.

Daniel: protagonista de tensão com colegas (Carlos Reinis/Band/Divulgação)

Nesse salve-se quem puder, os concorrentes se verão cada vez mais como opositores e cessarão as ajudas entre eles. Um perrengue em especial vai temperar de raiva a primeira disputa desta terça (20).

Continua após a publicidade
Competidores: farpas e camaradagem (Carlos Reinis/Band/Divulgação)

Um dos participantes pegará duas porções de um ingrediente essencial no teste de confeitaria, deixando um colega a ver navios.

Até agora não se sabe se a atitude foi uma estratégia para prejudicar o oponente ou mero descuido. O público terá motivos para opinar sobre a treta culinária.

Continua após a publicidade

Ao mesmo tempo que rolam bate-bocas, farpas e repostões enviesados, haverá também uma camaradagem entre os cozinheiros.

Heaven na prova de confeitaria (Carlos Reinis/Band/Divulgação)

Na eliminatória, a régua subirá ainda mais. Quem é convidado para dar conselhos aos quatro derrotados na primeira prova é o mais reconhecido dos chefs brasileiros no exterior: ninguém menos do que Alex Atala dará dicas aos candidatos de como harmonizar pratos salgados com café. Até aí, parece simples, não? Só que há um complicador: será necessário usar ingredientes nacionais, tão defendidos pelo chef do D.O.M..

Continua após a publicidade
Rafael: bolo espelhado com dificuldade (Carlos Reinis/Band/Divulgação)

Se é possível dificultar, para quem dar moleza? Afinal, estamos falando de profissionais. Quem vacilar se juntará ao queridinho André.

Conheça os participantes:

(Divulgação/Divulgação)

Valeu pela visita! Volte sempre e deixe seu comentário. Aproveite para curtir minha página no Facebook e minhas postagens no Instagram. As novidades quentes aparecem também no meu Twitter.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.