Imagem Blog

Blog do Lorençato Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Arnaldo Lorençato
O editor-sênior Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há mais de 30 anos. De 1992 para cá, fez mais de 16 000 avaliações. Também é autor do Cozinha do Lorençato, um podcast de gastronomia, e do Lorençato em Casa, programa de receitas em vídeo. O jornalista é professor-doutor e leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie
Continua após publicidade

MasterChef Profissionais 2 final: Francisco X Pablo

Menu autoral em seis etapa é a prova que vai ocupar todo o episódio

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 20 jan 2022, 14h15 - Publicado em 5 dez 2017, 18h30

MasterChef Profissional visual existe, sim. Essa era proposta da semifinal na semana passada. Na primeira prova, os participantes deveriam fazer pratos deslumbrantes. Um trio de fotógrafos foi escolhido para escolher o melhor apenas pelo apelo estético. Claro que a prova não poderia ficar só nisso e seguiu-se depois uma escolha do sabor com participação dos jurados Paola Carosella (Arturito e La Guapa Empanadas), Erick Jacquin (Tartar & Co e Le Bife) e Henrique Fogaça (Sal GastronomiaJamileAdmiral’s Place e Cão Véioe ainda da minha querida Ana Paula Padrão.

Pablo: criações avaliadas pelos jurados (Carlos Reinis/Band/Divulgação)

Quem ganhasse as duas etapas dessa primeira contenda, estava automaticamente na final. Não teve jeito. Irina e Pablo dividiram a vitória e foram enfrentar o Francisco na eliminatória.

Em seguida, o teste não era dos mais fáceis. Os competidores foram obrigados a preparar um turducken. Traduzindo: um peru recheado de galinha e de pato.

Continua após a publicidade

Francisco levou Paola às lágrimas ao servir o assado. Aliás, a cozinheira argentina  estava uma manteiga derretida nessa reta final. O profissional cearense radicado em São Paulo foi anunciado o vencedor, calçou as sandálias da humildade e fez um discurso comovente para a galera que torce para ele. Chamou o trio de jurados de chef, coisa que não tinha feito antes e garantiu que aprendeu muito com eles.

Não foi só isso. Essa etapa deu ainda o que falar por causa da eliminada. Irina, favorita do público, levou a pior. Para piorar, o grandalhão Pablo queimou a pele da ave, o que gerou protestos dos fãs da rival. Também ficamos sabendo que ela trabalhou como sommelière no La Brasserie de la Mer, em Natal, cerca de cinco anos atrás.

Segunda edição profissional: disputa masculina (Carlos Reinis/Band/Divulgação)

No programa de hoje, sobrará testosterona, já que não temos nenhuma das boas participantes no ringue culinário. Para o nocaute, a fórmula é manjada, como sempre acontece em todas as edições. O confronto exige que os participantes façam um menu degustação autoral. São duas entradas, dois pratos principais e duas sobremesas.

Soube que um dos participantes vai de foie gras, enquanto o outro prefere fígado de galinha. Há ainda uma segunda entrada, mas os resultados são díspares. Quem será que se deu bem? Vai saber quem assistir ao programa.

Francisco: sob o olhar atento de Paola (Carlos Reinis/Band/Divulgação)

O primeiro prato da noite é um peixe. Um competidor faz um robalo e o outro se arrisca com uma truta. Em seguida, é vez de rivalizar carré de vitelo e com língua bovina.

As surpresas e definições da noite aparecem na sobremesa. São os doces que vão conquistar o paladar dos julgadores e merecer os maiores elogios.

Continua após a publicidade

Contado assim, parece tudo muito tranquilo. Mas não faltarão perrengues e frio na barriga. Rola que espumas não dão ponto, um nhoque fica mole demais, o nitrogênio líquido acaba queimando as mãos de alguém. Ou seja, não vai faltar stress. Não vai emoção, nessa típica final MasterChef.

Confira os participantes:

(Veja São Paulo/Veja SP)

 

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.