Imagem Blog

Blog do Lorençato Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Arnaldo Lorençato
O editor-executivo Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há mais de 30 anos. De 1992 para cá, fez mais de 16 000 avaliações. Também é autor do Cozinha do Lorençato, um podcast de gastronomia, e do Lorençato em Casa, programa de receitas em vídeo. O jornalista é professor-doutor e leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie
Continua após publicidade

MasterChef Profissionais 2: avestruz e chef do Fasano

Prova de abertura pede a preparação da ave seguida de uma eliminação com o chef Luca Gozzani, do Fasano, que está na Feira dos Campeões

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 20 jan 2022, 14h15 - Publicado em 14 nov 2017, 18h33

Tem leitor reclamando da ausência de lives e posts sobre o MasterChef. Mas nas últimas semanas tem sido possível escrever. Felizmente, por uma ótima causa. Além da rotina de fechamento aqui na redação, estou mergulhado na próxima edição da Feira dos Campeões Comer & Beber (ingressos no FoodPass). Pela segunda vez no mesmo ano o Jockey será ponto de encontro dos melhores da gastronomia de São Paulo escolhidos depois de rigorosas visitas feitas pela equipe de gastronomia de VEJA SÃO PAULO.

Na semana passada, teve um pouco de tudo no reality com os jurados linha dura Paola Carosella (Arturito e La Guapa Empanadas), Erick Jacquin (Tartar & Co e Le Bife) e Henrique Fogaça (Sal GastronomiaJamileAdmiral’s Place e Cão Véio). Tudo começou com uma prova com pratos do Fogaça no restaurante Jamile. Confesso que quando estive no Sal Gastronomia de Higienópolis, outro dos restaurantes do chef, e, da última vez, comi um suflê de goiabada mais bonito ainda do que o que apareceu no programa. Era um visual muito caprichado. Cheguei a postar no meu Instagram. Você pode conferir lá.

Irina: escolha das técnicas estampadas em tábuas diante dos jurados (Carlos Reinis/Band/Divulgação)

Na preparação das receitas fogaceanas, Irina e Lubyanka se estranharam. Irina não deu trégua para a colega. Num momento, implicava com a molemolência da rival ao preparar vieiras. Também pediu para que Lub trocasse de tarefas, como passar ao siri que precisaria de mais tempos e daria mais trabalho. Ou seja, encarnou a chef de cozinha, daquela que cuida dos tempos de cada preparação, o que é muito bom. Pena que ela fale tanto…

Continua após a publicidade

No final dessa primeira prova, o Fogaça nem parecia o Fogaça. Estava tão bonzinho e distribuiu tantos abraços para equipe… Ficou muito satisfeito com o resultado dos pratos preparados.

Teve ainda uma homenagem ao Ravi, que embora tenha se mostrado um cozinheiro amigo de todos. Todos os participantes voltaram à cozinha com boné para homenagear o colega despachado na semana anterior. Só a Lubyanka esqueceu o protetor de moleira. Curioso que, do lado de cá, o Ravi parecia bem chatinho. Era inegável que conhecia técnicas, o que o salvou em vários.

Ao final, quem voltou para casa foi a cozinheira das estrelas. Na prova patrocinada pela companhia aérea Emirates, Monique se deu mal ao tentar reproduzir sabores árabes que fizessem uma viagem a Dubai. Ficou no paredão com a Lub (deve ser a campeã de emparedamentos).

Continua após a publicidade
Sorteio: avestruz na panela (Carlos Reinis/Band/Divulgação)

O programa de hoje começa com uma prova pegadinha. Primeiro, será sorteada uma carne de caça entre animais como javali e queixada. Acaba indo para a panela o avestruz, escolhido entre a bicharada disponível.

Em seguida, cada participante terá tábuas de madeira onde estarão escritas duas técnicas que devem ser combinadas ao preparar o avestruz. Entre dupla de técnicas estão saltear e grelhar na brasa, cozer em sous-vide e brasear, lardear e saltear…

Continua após a publicidade

Quem faz a escolha, pode ajudar ou prejudicar o companheiro. Resultado: encrenca à vista. Pablo, por exemplo, ignora quando Irina pede limão. Você vai descobrir durante a prova.

Na eliminação, um dos mais talentosos chef em atuação em São Paulo, Luca Gozzani, do refinado Fasano, pedirá a preparação de um clássico da culinária revisado à sua maneira. É um farfalle com bottarga, camarão, pistache e tomate. Só que ninguém consegue descobrir onde está o molho de tomate. Gozzani também não dá detalhes sobre a massa. Quer saber a charada? Vou contar agora e você pode pular se achar spoiler. O tomate é na realidade uma água de tomate usada no cozimento da massa.

Essa é mais uma das ótimas receitas de Gozzani, que faz os magníficos pratos do cinco-estrelas máximas pela edição Comer & Beber, o italiano Fasano.

Continua após a publicidade

Na edição especial, destaquei o tortelli recheado de vitelo ao creme de parmesão. Esse será o prato apresentado na Feira dos Campeões. No restaurantea a pedida sai a 125 reais. Numa porção um pouco menor mas igualmente boa, esta receita com a grife Fasano poderá ser provada no evento por 30 reais.

A segunda edição da Feira dos Campeões começa em 23 de novembro, uma quinta, e vai até o dia 26, um domingo. Para garantir seu ingresso acesse FoodPass.

Confira os participantes:

(Veja São Paulo/Veja SP)

Obrigado pela visita. Aproveite para deixar seu comentário, sempre bem-vindo, e curtir a minha página no Facebook. Também é possível receber as novidades pelo Twitter e seguir minhas postagens no Instagram.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.