Imagem Blog

Blog do Lorençato Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Arnaldo Lorençato
O editor-executivo Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há mais de 30 anos. De 1992 para cá, fez mais de 16 000 avaliações. Também é autor do Cozinha do Lorençato, um podcast de gastronomia, e do Lorençato em Casa, programa de receitas em vídeo. O jornalista é professor-doutor e leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie
Continua após publicidade

MasterChef Brasil 5: surpresa inédita é bomba no episódio desta terça (17)

Provas que prometem balançar competidores e levar a uma eliminação tensa têm pratos com ingredientes afrodisíacos e receita de Fogaça

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 20 jan 2022, 14h15 - Publicado em 17 abr 2018, 18h25

O MasterChef Brasil desta terça (17) reserva uma surpresa e tanto para a prova de eliminação. Mas para poder saber o que rola de tão bombástico e inédito até agora, o público fiel do show de talentos de gastronomia precisará esperar até o final do episódio, que promete ser eletrizante.

Pela primeira vez, arrisco dizer – pare de ler a partir de agora se não quiser encarar um tremendo spoiler – a eliminação deve ser dupla. Claro, não espere encontrar os nomes aqui.

Observações sempre agudas do quarteto: Fogaça, Paola, Ana Paula e Jacquin (Carlos Reinis/Band/Divulgação)

O reality começa sem a presença de Andrezza, eliminada no programa anterior. Desta vez, a rotineira caixa misteriosa traz um mix de ingredientes ditos afrodisíacos. Como diz minha querida amiga Nina Horta, afrodisíaca é toda comida benfeita, capaz de tocar o coração e inspirar o sexo. Do contrário, não há inspiração para o amor.

Na caixa montada pela produção, encontram-se ingredientes como aspargos, camarão, morangos, chocolate, creme de leite, figos, pimentas variadas, os manjados ovos de codorna e gengibre, esse sim capaz de apimentar as relações afetivas, como ensina a nutricionista Maria Cecília Corsi, já que se trata de um vaso dilatador natural.

Uma parcela acha que o amor é salgado; a outra, acredita na doçura. Os jurados Paola Carosella (Arturito e La Guapa Empanadas), Erick Jacquin (Tartar & Co e Le Bife) e Henrique Fogaça (Sal GastronomiaJamileAdmiral’s Place e Cão Véioterão uma seleção de pratos e sobremesas para avaliar, alguns considerados bons e outros, desequilibrados.

Caixa misteriosa: ingredientes ditos afrodisíacos (Carlos Reinis/Band/Divulgação)

A prova de eliminação é dedicada ao chef mais é menos, ops!, bordão que o Fogaça não se cansa de repetir. Cabe aos competidores prepararem uma de suas novas receitas, a barriga de porco ao molho da carne com cuscuz marroquino.

Só que aí começam as encrencas. Os três piores colocados na prova não poderão assistir à aula do cozinheiro. Não só eles. O vencedor da comida afrodisíaca tem direito a escolher outros três participantes para ficarem de fora da demonstração fogaciana. Ou seja, são seis competidores no escuro. Assim, vão se multiplicando inimizades e antipatias.

Paola em inspeção nas bancadas: conversa com Ana Luiza (Carlos Reinis/Band/Divulgação)

Não resta alternativa aos vetados senão colar para poder fazer a prova. Isso mesmo, copiar dos colegas que não foram obrigados a gazetear. Outra alternativa é fazer uma receita mais instintiva, que pode se afastar demais da original, uma barriga suína que vai para a panela com ossos e mirepoix. Também é preciso saber como preparar o cuscuz marroquino.

A busca por entender os processos gera um zum-zum enorme, o que acaba incomodando quem está interessado apenas em cozinhar. Vai ter inclusive quem vá julgar aquilo um falatório que atrapalha demais.

Andressa: fora da competição no último episódo (Carlos Reinis/Band/Divulgação)

A prova chega ao final com todo tipo de resultado, do bom ao muito ruim. Alguns erram feio nos processos, na substituição de ingredientes. Na decisão do trio de avaliadores, o que pega mesmo é o quesito reprodução, depois de uma avaliação tensa, seguida de uma bomba.

Conheça os participantes:

(Divulgação/Divulgação)

Obrigado pela visita. Aproveite para deixar seu comentário, sempre bem-vindo, e curtir a minha página no Facebook. Também é possível receber as novidades pelo Twitter e seguir minhas postagens no Instagram.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.