Imagem Blog

Blog do Lorençato Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Arnaldo Lorençato
O editor-executivo Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há mais de 30 anos. De 1992 para cá, fez mais de 16 000 avaliações. Também é autor do Cozinha do Lorençato, um podcast de gastronomia, e do Lorençato em Casa, programa de receitas em vídeo. O jornalista é professor-doutor e leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie
Continua após publicidade

MasterChef Brasil 5: clássico do sertão com chef cinco estrelas

Competição tem como cenário o Centro de Tradições Nordestinas e chef do Mocotó em prova com 300 convidados

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 20 jan 2022, 14h15 - Publicado em 10 abr 2018, 18h09

Um MasterChef épico. É a promessa do programa para a primeira prova desta terça, 10 de abril. Dividido em duas equipes, os amadores terão muuuuitos paladares para afagar. Nada menos que 300 convidados viram plateia de um show no Centro de Tradições Nordestinas.

A missão é fazer um prato único: o baião de dois, uma das receitas mais gloriosas do Nordeste brasileiro — comida de raiz. Tempo que será cronometrado por Ana Paula Padrão: 2h. E nem mais um minuto.

Disputa apertada: 300 pratos para preparar em apenas 2 horas (Carlos Reinis/Band/Divulgação)

Se é loucura cozinhar para tanta gente ao mesmo tempo, ao menos os competidores terão a ajuda de um dos mais talentosos e premiados chefs do país. Eles contarão com os conselhos de ninguém menos do que o chef Rodrigo Oliveira, que tem vários restaurantes em São Paulo.

Dono de um currículo extenso, Oliveira está à frente do Esquina Mocotó, melhor brasileiro da capital paulista e quiçá do Brasil com cinco estrelas máximas pela edição especial VEJA COMER & BEBER, o clássico Mocotó (montado pelo pai dele, o pernambucano José de Almeida, na Vila Medeiros, com receitas do agreste, em especial de Pernambuco de onde veio seu Zé), além do ótimo Balaio IMS, na Avenida Paulista, e do Mocotó Café, com unidades no Mercado de Pinheiros e no Shopping D.

Continua após a publicidade
Fogaça: o chef confere a carne de sol (Carlos Reinis/Band/Divulgação)

Dessa vez, os vencedores vão todos para o mezanino. Mas não faltarão MasterTretas. Diante dos olhos dos juradões Paola Carosella (Arturito e La Guapa Empanadas), Erick Jacquin (Tartar & Co e Le Bife) e Henrique Fogaça (Sal GastronomiaJamileAdmiral’s Place e Cão Véio), capitão da turma vencedora determinará quanto tempo cada um dos competidores terá para preparar o prato com o ingrediente pedido, um peixe. É o atum, que faz parte da realeza marinha.

Participantes divididos: azuis contra vermelhos apresentam o prato (Carlos Reinis/Band/Divulgação)

Com uma responsabilidade dessas, quem tiver menos tempo vai precisar entender de pescados e ter um repertório culinário. Ah, o tempo será por intervalos: um participante com 1 hora, dois com 50 minutos, dois 40 minutos, dois com 30 minutos e, finalmente, os mais castigados, os dois restantes com apenas 20 minutos. Quem tiver o pior desempenho deixará a competição como aconteceu com Brissa na semana passada.

Continua após a publicidade
Brissa: vitela crua foi o passaporte de despedida (Carlos Reinis/Band/Divulgação)

Conheça os participantes:

(Divulgação/Divulgação)

Obrigado pela visita. Aproveite para deixar seu comentário, sempre bem-vindo, e curtir a minha página no Facebook. Também é possível receber as novidades pelo Twitter e seguir minhas postagens no Instagram.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.