Imagem Blog

Blog do Lorençato Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Arnaldo Lorençato
O editor-executivo Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há mais de 30 anos. De 1992 para cá, fez mais de 16 000 avaliações. Também é autor do Cozinha do Lorençato, um podcast de gastronomia, e do Lorençato em Casa, programa de receitas em vídeo. O jornalista é professor-doutor e leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie
Continua após publicidade

MasterChef 5 desta terça (1º) terá uma grande surpresa na eliminação

Prova final apresentará culinária do Oriente Médio e um duro embate nos minutos finais

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 20 jan 2022, 14h15 - Publicado em 1 Maio 2018, 18h37

Nunca o MasterChef Brasil para amadores armou tantos enfrentamentos como nesta edição. Antes de contar como será a primeira prova desta noite (1º), quero alertá-lo, meu caro leitor, que a eliminatória de hoje trará uma surpresa e tanto. Sim, revelo pequeno spoiler mais adiante no texto.

O vencedor da prova de sobremesa na semana passada, Vinicius, tem uma tarefa ingrata logo no início deste programa. Deve determinar qual carne ou miúdo cada competidor vai cozinhar. Acaba fazendo uma ação entre amigos.

Vinicius, campeão na prova de confeitaria do programa anterior: decisão sobre o ingrediente que cada um vai cozinhar (Carlos Reinis/Band/Divulgação)

Foram divulgados ingredientes como moela de pato, fígado de cordeiro, stinco de javali, sobrecoxa de coelho, língua de porco e bochecha de boi.

Continua após a publicidade

Esses itens são fichinha perto de outros como paca, rã, timo (uma glândula localizada no pescoço do boi de textura delicada que os argentinos adoram e chamam de molleja), e o cérebro de boi, vulgo miolo, parte que comi muito na minha infância e adoro. A duração da prova é de 1h15.

Quarteto de jurados: confabulações com Ana Paula Padrão (Carlos Reinis/Band/Divulgação)

O bicho vai pegar na eliminatória, que pela primeira vez em cinco edições do MasterChef será em dupla, se não me falha a lembrança. Aos participantes será apresentada uma mesa com pratos da culinária do Oriente Médio, popularmente conhecida como cozinha árabe.

Continua após a publicidade

Diante da comida, os competidores devem desenvolver clássicos ou inventar as próprias receitas, mas que lembre esse tido de comida oriental. Não será possível saborear nenhuma das iguarias. Apenas observá-las e sentir os aromas.

Prova com carnes e miúdos: a dificuldade de trabalhar com matérias-primas desconhecidas (Carlos Reinis/Band/Divulgação)

A disputa, com duração de 1h10, terá a dinâmica de uma prova de revezamento. Em vez de cozinhar juntos, cada participante terá 10 minutos na bancada, sendo substituído depois desse breve intervalo de tempo pelo companheiro de equipe.

Continua após a publicidade

Será assim até o tempo total se esgotar. Alguns competidores ficam malucos pela ansiedade. Certamente, Ana Paula Padrão terá fazer  sete nervosas contagens.

Jacquin na bancada: avaliação de competidores durante a preparação dos pratos (Carlos Reinis/Band/Divulgação)

Agora vem um spoiler que não revela o resultado, mas entrega a dinâmica da eliminação.

Quando os jurados Paola Carosella (Arturito e La Guapa Empanadas), Erick Jacquin (Tartar & Co e Le Bife) e Henrique Fogaça (Sal GastronomiaJamileAdmiral’s Place e Cão Véiofazem sua avaliação muito particular, resolvem dar uma última chance à dupla e não eliminam os dois numa única tacada. Há um mata-mata entre os piores do grupo.

Prova de sobremesa: Angélica disse adeus a chance de ser MasterChef (Carlos Reinis/Band/Divulgação)

Em vez de parceiros, eles se enfrentam para continuar no programa. O tema continua Oriente Médio, mas há um ingrediente obrigatório: carne moída.

Continua após a publicidade

Semana passada foi a vez de dizer adeus a Angélica. Agora, é aguardar para ver quem sairá nesta noite.

Conheça os participantes:

(Divulgação/Divulgação)

Obrigado pela visita. Aproveite para deixar seu comentário, sempre bem-vindo, e curtir a minha página no Facebook. Também é possível receber as novidades pelo Twitter e seguir minhas postagens no Instagram.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.