Imagem Blog

Blog do Lorençato Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Arnaldo Lorençato
O editor-executivo Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há mais de 30 anos. De 1992 para cá, fez mais de 16 000 avaliações. Também é autor do Cozinha do Lorençato, um podcast de gastronomia, e do Lorençato em Casa, programa de receitas em vídeo. O jornalista é professor-doutor e leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie
Continua após publicidade

MasterChef 2 Profissionais: casamento e cesto da discórdia

Candidatos preparam festa para 250 convidados e tiram ingredientes dos concorrentes

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 20 jan 2022, 14h15 - Publicado em 19 set 2017, 18h34

Na estreia do MasterChef 2 Profissionais, teve um rapa: três saíram do programa. O clima foi bem mais tranquilo na semana passada, quando a professora Berta teve de deixar o avental sobre a bancada.

Só para lembrar, a primeira prova trazia um tema cada vez mais evidência: a criatividade usando apenas ingredientes vegetarianos. Não deveria ser surpresa para nenhum cozinheiro profissional o poder das plantas e seu sabor.

Que diga minha amiga Neide Rigo, autora do blog Come-se, uma especialista em descobrir vegetais comestíveis pelas ruas da cidade, além de ser uma das mentoras de uma horta urbana em um terreno público.

Jurados orientam os candidatos: prova temperada com atrasos e pratos fora do ponto (Carlos Reinis/Band/Divulgação)

Depois foi vez de preparar um ingrediente manjado, conhecido de todo mundo: um frango caipira. Foi quando Berta se deu mal na avaliação dos jurados Paola Carosella (Arturito e La Guapa Empanadas), Erick Jacquin (Tartar & Co e Le Bife) e Henrique Fogaça (Sal GastronomiaJamileAdmiral’s Place e Cão Véio).

Também foi a noite das quedas. Primeiro, Paola levou um tombaço. Depois, foi a vez de Ravi se espatifar na correria pela cozinha. No caso da juradona, o tombo foi creditado ao salto alto. Mas o do Ravi havia um motivo claro: pouco antes Mirna derrubara pimenta e azeite no corredor diante da bancada, por onde o componente passou correndo.

Continua após a publicidade

A noite também teve algo muito estranho. Lubyanka fez uma receita vegetariana na qual colocou um ingrediente que desconhecia, só porque achou bonito. Se nunca provou antes jambu, como saber qual o efeito? Ou qual o defeito? Deu no que deu: anestesiou a boca do Jacquin.

Com os noivos: escolha do cardápio com quatro pratos (Carlos Reinis/Band/Divulgação)

A prova inicial de hoje é a primeira externa da temporada. Os participantes terão de preparar um menu para um casamento com 250 convidados. Não é uma prova em equipe, mas Mirna e Irina, que são as ganhadoras no programa anterior, disputaram o título de chef e subchef.

O grupo se reúne com os noivos para combinar o cardápio, composto de entrada, dois pratos e sobremesa. Não é moleza. Pratos devolvidos e demora na entrega vão temperar a disputa.

A avaliação dos jurados, porém, será do desempenho individual de cada um deles.

Continua após a publicidade

Só um sai vencedor. No estúdio, vão encontrar uma tigela com frutos do mar e uma cesta com dez ingredientes como milho, pimentão e creme de leite. Cada candidato tirará cinco ingredientes do rival. Ou seja, haverá uma limitação para encarar o fogão. A noite promete.

Conheça os participantes:

(Veja São Paulo/Veja SP)

Obrigado pela visita. Aproveite para deixar seu comentário, sempre bem-vindo, e curtir a minha página no Facebook. Também é possível receber as novidades pelo Twitter e seguir minhas postagens no Instagram.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.