Imagem Blog

Blog do Lorençato Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Arnaldo Lorençato
O editor-executivo Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há mais de 30 anos. De 1992 para cá, fez mais de 16 000 avaliações. Também é autor do Cozinha do Lorençato, um podcast de gastronomia, e do Lorençato em Casa, programa de receitas em vídeo. O jornalista é professor-doutor e leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie
Continua após publicidade

Em vídeo: a primeira filial do Duas Terezas

Com o sucesso de seu minúsculo restaurante instalado em containers no Vila Butantan, a chef Mariana Pelozio abre a segunda unidade em maio

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 20 jan 2022, 14h27 - Publicado em 22 abr 2018, 13h49

Não bastasse tomar conta de um Duas Terezas , Mariana Pelozio está finalizando o segundo. Desta vez, sem timidez. Ao menos no espaço ocupado pelo restaurante. A nova unidade terá mais do que o dobro de lugares da matriz e deve começar a receber o público em 15 de maio.

Antes de passar à chegada do Duas Terezas aos Jardins, vale contar um pouco da história de sua fundadora. Paulistana de Pinheiros, Mariana gosta de dizer que se descobriu cozinheira aos 9 anos. A garota, bem atrevida para uma estreante no universo de forno e fogão, pegou um livro da avó e resolveu mandar ver. Sua primeira obra foi um suflê de espinafre. Nas memorias infantis, o resultado ficou muito bom.

A chef Mariana Pelozio conta, em vídeo especialmente para os leitores do blog, como será o novo restaurante

Ainda assim, ela não tinha toda essa certeza de que era do ramo. Vida que segue com a culinária como hobby, ela se formou em administração e marketing. “Estava enlouquecendo com reuniões e o salto alto, mas encorajada por meu marido, larguei tudo”, lembra. Só então pôs pé na cozinha pra valer.

Em busca de se profissionalizar, se ela se formou no curso de Cozinheiro Chef Internacional, oferecido pelo Senac. No mesmo centro universitário, fez uma pós em culinária brasileira logo depois. Foi lá que a encontrei pela primeira vez, nas aulas de literatura e gastronomia que ministrei. Antes de ter o próprio negócio, a Mariana ainda participou do reality culinário para profissionais Hell’s Kitchen – Cozinha Sob Pressão, conduzido na época por Carlos Bertolazzi e exibido pelo SBT. Na temporada do programa encerrada em 28 de janeiro de 2016, conquistou o segundo lugar.

Cozinheira mão na massa: Mariana de participar pessoalmente da obra (Divulgação/Divulgação)

Foi também em 2016 que se abriu o Duas Terezas como uma experiência bem diferente, já que o restaurante fica em um shopping montado com containers metálicos usados para transporte marítimo de mercadorias. Em sua primeira versão, o Duas Terezas era um dos menores restaurantes da cidade. Tinha apenas 16 lugares.

Continua após a publicidade

O sucesso, logo depois da inauguração no final de agosto, levou a projetar com uma ampliação do espaço, que ocorreu em março de 2017 com a anexação do container vizinho.  “Quebramos uma parede e em três dias de obra tínhamos 32 lugares”, comemora Mariana.

Projeção da fachada dos Jardins: toque feminino (Divulgação/Divulgação)

Contando assim, parece que foi tudo muito fácil. Mariana tem certeza do contrário. “Embora seja espaço lindo, com um potencial incrível, a realidade da Vila Butantan é complicada. As pessoas ainda chamam o lugar de foodpark, por causa de um foodpark que existiu antes por lá”, lamenta. “O marketing de lá deixa a desejar”.

Para melhorar, ela acredita que é necessário um trabalho institucional forte para que o público conheça melhor esse novo estilo de shopping despojado. Aumentar o fluxo de clientes para ela é essencial. Só assim não haveria problemas como o fechamento de uma marca forte como Saj, que não vingou por lá. “Muita gente visita e diz: ‘nossa, moro aqui do lado e não sabia que existia’”, ainda constata a cozinheira empresária.

Pergunto como o Duas Terezas venceu as adversidades, ampliou o salão e prepara-se para abrir a primeira filial. “Fazemos uma série de eventos sem parar”, explica. A lista inclui jantar às cegas, menu especial, brunch durante este mês de abril (“abro as 10h enquanto toda a Vila abre após as 12h”), menu especial. “Também procuro conhecer os clientes pelo nome e preferências”, revela.  “E pelo levanto as mãos para o céu: tenho uma equipe incrível. Da cozinha e do salão”. A chef conta ainda com a ajuda de uma administradora. “A Adriana Frasson chegou e colocou o financeiro em ordem. Só com a minha criatividade, teria falido. É coração nas panelas e cabeça concentradinha nas planilhas.”

Clique para conhecer o menu do Duas Terezas para o Brunch Weekend

Homenagem a avós paternas, Tereza Pelozio e Tereza Ciarrocchi, avó do marido de Mariana, Diego Ciarrocchi, o Duas Terezas 2 começou a ser gestado no ano passado.  “É muita teimosia. Coração batendo pelo sonho, mas a cabeça planejando”, garante. Em fevereiro, a cozinheira pegou as chaves e começou a reforma do imóvel na qual ela literalmente pôs a mão na massa – de cimento (as fotos do post, de acordo com Mariana, não são mera ilustração. Veja mais detalhes no vídeo enviado por ela).

Continua após a publicidade

“Cheguei até aqui sem um forno combinado”, diz a cozinheira que garante ter investido só 150.000 reais no novo ponto. “Não tenho sócio investidor. Não da pra surtar com empréstimos milionários, nem equipamentos caríssimos. Conseguimos fazer milagre garimpando muito”, conta.

Salão no térreo: fase de acabamento (Divulgação/Divulgação)

Quando estiver funcionando, o Duas Terezas Jardins servirá as mesmas receitas encontradas na matriz. Além de pratos de inspiração italiana, como o talharim ao creme de queijo do reino, há também o tempero da avó materna de Mariana, Maria de Sousa Ferreira. A cearense, de Juazeiro do Norte, é representada, por exemplo, por uma seleção de tapiocas, sempre numa releitura da chef.

A casa começa a funcionar com 30 dos seus 75 lugares. Por enquanto, receberá os clientes apenas no térreo, mantendo o piso superior fechado.  Além do cardápio fixo, a inclusão será o menu executivo com entrada, prato e sobremesa por 42,00, que não existe na matriz. “Na sequência, teremos algumas alterações, pois com a cozinha maior e um bar eu terei mais possibilidades para trabalhar”, planeja.

A conferir.

Duas Terezas. Alameda Lorena, 514, Jardim Paulista.

Continua após a publicidade

Previsão de inauguração: 15 de maio.

Confira o cardápio:

(Divulgação/Divulgação)

 

 

 

 

 

Obrigado pela visita. Aproveite para deixar seu comentário, sempre bem-vindo, e curtir a minha página no Facebook. Também é possível receber as novidades pelo Twitter e seguir minhas postagens no Instagram.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.