Imagem Blog

Blog do Lorençato Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Arnaldo Lorençato
O editor-sênior Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há mais de 30 anos. De 1992 para cá, fez mais de 16 000 avaliações. Também é autor do Cozinha do Lorençato, um podcast de gastronomia, e do Lorençato em Casa, programa de receitas em vídeo. O jornalista é professor-doutor e leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie
Continua após publicidade

Dono do Barú recebe personalidade gastronômica do COMER & BEBER

Em celebração a um ano do restaurante, o chef Dagoberto Torres cozinha com a premiada Mara Salles, do Tordesilhas, com drinques de Nina Bastos, do Jiquitaia

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 20 jan 2022, 14h13 - Publicado em 26 mar 2019, 16h53

Barú Marisquería está em festa. Para celebrar o primeiro ano do restaurante, o chef colombiano Dagoberto Torres convidou Mara Salles, do Tordesilhas e personalidade gastronômica pela mais recente edição de VEJA COMER & BEBER, para um jantar a quatro mãos nesta terça (26), a partir das 19h. O cozinheiro também recebe Nina Bastos, sócia Bar do Jiquitaia, responsável pela coquetelaria. O cardápio terá receitas nacionais no prato e no copo.

“Como o Brasil faz parte da América Latina mas aqui não se fala espanhol, queria trazer a identidade, a força e os sabores brasileiros para o Barú”, diz Dagoberto que, em seu cardápio regular, mescla influências de vários países hispano-americanos, em especial das regiões litorâneas.

Barú Marisquería: ambiente simples com comidas de inspiração de vizinhos hispano-americanos (Divulgação/Divulgação)

Os peixes, tão famosos no cardápio de Torres, aparecem no menu elaborado por Mara Salles na forma de um dourado do mar na folha de bananeira ao molho de pancs (plantas alimentícias não-convencionais) com purê de banana-da-terra. Custa 72 reais. De entrada, há uma das delícias do Tordesilhas, o bolinho errado (24 reais, 4 unidades), de massa de mandioca e queijo artesanal. 

Outra receita, o arrumadinho pernambucano (38 reais) é composto de carne-seca, feijão-de-corda, farinha tostada e vinagrete, e um caldo servido na cuia (28 reais), feito com tucupi, farinha de mandioca de Uarini e torresmos de pele de pirarucu. “É uma homenagem à mandioca, muito presente em toda a América Latina”, afirma Mara. Para finalizar, ela recomenda a compota de maracujá (25 reais), que leva a casca da fruta e vem banhada com creme inglês de pequi e cacau.

Continua após a publicidade
Receitas de Mara Salles: bolinho errado, com mandioca e queijo, e compota de maracujá, creme inglês de pequi e cacau (Divulgação/Divulgação)

Todo o jantar, com receitas para compartilhar, pode ser harmonizados com drinques saídos da coqueteleira de Nina. São exemplos o mandasour (27 reais), combinação de chá-mate, cachaça envelhecida em jaqueira e mel de abelha mandaçaia, e o coentro (34 reais), de gim, coentro, limão e cerveja de cupuaçu, . A oferta completa-se com o famoso caju-amigo (27 reais), mistura de gim e compota da fruta.

Drinques de Nina Bastos: mandasour (chá-mate, cachaça envelhecida e mel de mandaçaia) e o coentro (a erva, gim, limão e cerveja de cupuaçu) (Ligia Skowronski/Veja SP)

“Geograficamente falando, não temos nenhuma separação. Somos conectados aos países vizinhos pela mesma Amazônia e os ingredientes são tão nossos quanto deles. Esse pensamento nos leva a fazer essa comida latino-americana”, afirma Mara.

Continua após a publicidade

Para ocupar um dos 28 lugares, é necessário reservar pelo número 3062-0898, ou chegar após as 19h, já que Dagoberto promete manter um terço do salão livre para quem não agendou.

Com reportagem de Gabriela Santos

Valeu pela visita! Para me seguir nas redes sociais, é só clicar em:
Facebook: Arnaldo Lorençato
Instagram: @alorencato
Twitter: @alorencato

Caderno de receitas:
+ Fettuccine alfredo como se faz em Roma
+ O tiramisu original
+ O melhor petit gâteau do Brasil

Continua após a publicidade

E para não perder as notícias mais quentes que rolam sobre São Paulo, assine a newsletter da Vejinha.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.