Imagem Blog

Blog do Lorençato Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Arnaldo Lorençato
O editor-sênior Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há mais de 30 anos. De 1992 para cá, fez mais de 16 000 avaliações. Também é autor do Cozinha do Lorençato, um podcast de gastronomia, e do Lorençato em Casa, programa de receitas em vídeo. O jornalista é professor-doutor e leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie
Continua após publicidade

O Mangai, nascido em João Pessoa, ganha filial paulistana

Novo empreendimento, que reúne restaurante, sorveteria e padaria com pedidas brasileiras, ocupa imóvel de 1.100 metros quadrados em área nobre da capital

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 20 jan 2022, 14h25 - Publicado em 16 jul 2019, 21h25

Foi pensando na gíria nordestina mangai, usada para pequenos comércios como feiras e bancas de camelôs, que Leneide Maia Tavares abriu uma pequena mercearia em João Pessoa, em 1989. As prateleiras eram ocupadas por produtos como rapadura, queijo de coalho, queijo manteiga, mel… Aqui, seria conhecida como uma casa do Norte.

Com faro para negócios, Leneide fez a venda expandir. Dois anos depois, o Mangai tinha sido transformado em restaurante no mesmo local, aliás, onde fica até hoje na capital da Paraíba. Depois, vieram dois outros restaurantes, batizados de Nau e especializados em frutos do mar. Em 1998, a marca chegou a Natal, onde há dois Mangai e um Nau. Uma década mais tarde, rumou para Brasília, hoje com dois Mangai e um Nau. Finalmente, a empresária achou que estava na hora de por o pé em São Paulo e abriu as portas do Mangai nesta terça (16). 

Pão doce de macaxeira: uma das especialidades encontradas na padaria (Divulgação/Divulgação)

Estão reunidos em um imóvel de 1.100 metros quadrados padaria, restaurante a quilo e sorveteria que se espalham por dois pavimentos — o piso superior é ocupado apenas por mesas do restaurante — e uma área externa. Foram cinco meses de reformas até tudo ficar pronto — é o mesmo prédio onde estava o extinto Coronel’s Grill & Bar, que pertenceu aos cantores Gusttavo Lima e à dupla César Menotti & Fabiano.

Sem intervalos, um bufê por peso é servido das 11h30 às 22h. Cada 100 gramas custa 7,99 reais, de segunda a sexta, e 8,49 reais, aos fins de semana. A partir das 17h, é possível optar por sugestões à la carte, como o trio de pão de macaxeira acompanhado de carne de sol com nata, queijo de manteiga e queijo de coalho (25,90 reais).

Do fim da tarde até as 19h30, o restaurante e a área externa funcionam também para a happy hour, com promoções especiais para os drinques e uma versão reduzida do cardápio regular. Os chopes saem pela metade do valor (5,45 reais) e a chapa de camarão, queijo de coalho, carne de sol e mandioca por 129 reais, suficiente para três paladares.

Continua após a publicidade
Sorvetes: sabores de frutas nordestinas como cajá também estão entre as opções (Divulgação/Divulgação)

Na sorveteria, chamada de gelateria como na Itália, se produzem sabores de frutas mais comuns no Nordeste, como cajá, seriguela, cajarana, mangaba, e também misturas diferentonas, caso da rapadura com queijo de coalho e da canjica (curau para os paulistanos) com goiabada. Os preços variam de 11 reais a 15 reais, dependendo do tamanho. Na padaria, são igualmente valorizadas as preparações nordestinas. É o caso do pão doce de macaxeira (7,90 reais a unidade).

Em breve, deve abrir também para o café da manhã.

A conferir.

Mangai
Avenida Brigadeiro Faria Lima, 3175, Itaim Bibi, tel. 2101-7005.
Segunda a domingo, 11h30 às 22h.

Continua após a publicidade

Valeu pela visita! Para me seguir nas redes sociais, é só clicar em:
Facebook: Arnaldo Lorençato
Instagram: @alorencato
Twitter: @alorencato

Para enviar um email, escreva para arnaldo.lorencato@abril.com.br

Caderno de receitas:
+ Fettuccine alfredo como se faz em Roma
+ O tiramisu original
+ O melhor petit gâteau do Brasil

E para não perder as notícias mais quentes que rolam sobre São Paulo, assine a newsletter da Vejinha

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.