Imagem Blog

Blog do Lorençato Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Arnaldo Lorençato
O editor-sênior Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há mais de 30 anos. De 1992 para cá, fez mais de 16 000 avaliações. Também é autor do Cozinha do Lorençato, um podcast de gastronomia, e do Lorençato em Casa, programa de receitas em vídeo. O jornalista é professor-doutor e leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie
Continua após publicidade

São Paulo tem seis restaurantes entre melhores da América Latina

Três dessas casas, D.O.M., A Casa do Porco Bar e Maní, estão no top 10

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 28 out 2017, 11h00 - Publicado em 25 out 2017, 18h16

Para quem não resiste a um ranking, acaba de ser divulgado o Latin America’s 50 Best Restaurants, que elenca os melhores endereços da América Latina. Essa versão da lista The World’s 50 Best Restaurants foi apresentada nesta (25) terça numa cerimônia em Bogotá, na Colômbia. Nada menos que oito endereços brasileiros estão espalhados os selecionados.

Para felicidade dos paulistanos, o top 10 traz três endereços da cidade. Mais bem colocado da turma da boa é o D.O.M., na terceira posição. Não por acaso, o restaurante de Alex Atala acaba de ser eleito a melhor cozinha de autor pela edição VEJA COMER & BEBER 2017/2018, lançada em setembro.

D.O.M. está atrás apenas do número 1, o Maido, e do segundo colocado, o Central, endereços de sucesso em Lima, no Peru. O que posso dizer sobre esses dois restaurantes? Sem bairrismos, o Maido que apresenta uma cozinha nikkei, de influência peruana e japonesa, lembra alguns restaurantes de São Paulo dos anos 80. Também não me empolguei pelo Central, do chef Virgilio Martínez. Achei a maioria dos pratos sem graça. E desproporcionalmente caros, com um serviço na base do empurra menus e degustações de bebidas.

No top 10, estã ainda os paulistanos A Casa do Porco Bar, em 8º lugar, e o Maní, na 9º posição. Também estão no ranking o Mocotó (27º) e o Esquina Mocotó (41º), ambos do chef Rodrigo Oliveira, além do Tuju (45º).

Continua após a publicidade
_dan1718.jpeg
Pudim de leite da Casa do Porco Bar: receita de Saiko Izawa (Ricardo DAngelo/Veja SP)

Do Rio de Janeiro, foram bem o Lasai, em 16º lugar, e o Olympe, em 23º. O Oro, no Rio, ficou com o prêmio foi considerado um “one to watch” (algo como “para ficar de olho”). É, sem dúvida, um dos melhores restaurantes do país, graça ao ótimo trabalho do cada vez televisivo Felipe Bronze.

O Brasil também foi contemplado no prêmio de chef confeiteira, destinado a Saiko Isawa. A doceira japonesa faz um trabalho espetacular n’ A Casa do Porco Bar, como já havíamos alertado no COMER & BEBER.

Continua após a publicidade

Com reportagem de Saulo Yassuda.

Obrigado pela visita. Aproveite para deixar seu comentário, sempre bem-vindo, e curtir a minha página no Facebook. Também é possível receber as novidades pelo Twitter e seguir minhas postagens no Instagram.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.