Imagem Blog

Blog do Lorençato Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Arnaldo Lorençato
O editor-executivo Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há mais de 30 anos. De 1992 para cá, fez mais de 16 000 avaliações. Também é autor do Cozinha do Lorençato, um podcast de gastronomia, e do Lorençato em Casa, programa de receitas em vídeo. O jornalista é professor-doutor e leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie
Continua após publicidade

Com investimento de 4 milhões de reais, Lassù tem vista privilegiada de SP

Em vídeo: casa de Ricardinho Trevisani, que deve abrir em 20 setembro em um dos pontos mais altos da capital, conta com piso giratório e visão de 270 graus

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 ago 2019, 19h19 - Publicado em 31 ago 2019, 18h05

São Paulo tem alguns restaurantes com vistas de tirar o fôlego. Localizados na cobertura de espigões ou em até em prédios não tão elevados assim, oferecem panoramas deslumbrantes da capital. O mais emblemático deles continua o Terraço Itália, que cada vez mais divide a preferência do público com novatos como o Seen, Vista e Esther Rooftop.

A esse grupo vem se somar e, ao mesmo tempo, fazer uma baita concorrência o Lassù, no topo de uma torre de 32º andares cheirando a tinta fresca. Além da própria altura, o novo Edifício K1 está localizado numa das colinas de Santana. Mas é preciso esperar. A inauguração do Lassù, ou lá no alto em italiano, está prevista para 20 de setembro.

Antes de falar da culinária, é preciso revelar ainda outra peculiaridade desse restaurante italiano. O Lassù oferece um ângulo de visão de 270°, sempre de frente para a linha elevada do Metrô Santana. Mas não é só. As mesas no centro do salão ficaram sobre uma plataforma giratória com 9,20 m de diâmetro. É a grande atração e demora entre 1h15 min e 1h30 e meio para dar uma volta completa como você poderá ver

Continua após a publicidade
Campo de Marte: à esquerda do edifício (Arnaldo Lorençato/Veja SP)

Para montar a gigantesca engenhoca de 8 toneladas a partir da usinagem de peças, que deve ficar pronta em mais 10 dias, foram necessários mais de 8 meses de trabalho. Só de parafusos foram usados 8.000. É esse tablado móvel que permite avistar ao longo da refeição do Pico do Jaraguá à Serra da Cantareira, passando pelo espigão da Avenida Paulista. Um elevador exclusivo e com entrada independente foi reservado para os clientes do restaurante.

Montagem da plataforma: 8 toneladas e 8.000 parafusos (Divulgação/Divulgação)

Por trás da culinária do Lassù, que tem projeto do decorador Luiz Fernando Marmo, está um dos nomes fortes da cozinha italiana, o restaurateur Ricardo Trevisani, o Ricardinho. Formado pela “universidade de gastronomia Fasano”, onde trabalhou por décadas, e sócio do Ristorantino, o empresário não deverá defender apenas a culinária clássica italiana que sempre nortearam seus negócios. “No menu do Lassù, a Itália encontra o Brasil”, explica Trevisani. Ou seja, as receitas serão italianas com ingredientes bem brasileiros em alguns casos.

Creme brulé de queijo da Serra da canastra com cebola-roxa caramelada: França, Itália e Minas no mesmo prato (Divulgação/Divulgação)

Quem tocará a cozinha no dia a dia é Lucas Figueiredo Campos. A supervisão do cardápio e a criação das receitas está nas mãos de Henrique Schoendorfer, titular do Ristorantino, nos Jardins. O cardápio deve trazer receitas como creme brulé de queijo da Serra da canastra com cebola-roxa caramelada, fregola nordestina (a tradicional massa da Sardenha, em forma de grãos na companhia de carne-seca, jerimum, manteiga de garrafa e castanha-de-caju), risoto vegetariano de arroz carnaroli, queijo mascarpone e legumes orgânicos e tiramilassu, tiramisu em versão com frutas vermelhas.

Continua após a publicidade
Risoto de arroz carnaroli, queijo mascarpone e legumes orgânicos: pedida vegetariana (Divulgação/Divulgação)

No térreo do Edifício K1, vai funcionar o Espaço de Arte Lassù. Enquanto aguarda pelo elevador que conduz ao 40º pavimento, o cliente poderá ver mostras de artistas consagrados. A primeira terá doze fotos de Rubens Kato, sob o olhar do Chef Rodrigo Oliveira pela Zona Norte, em particular a Vila Medeiros. Os preços das obras variam de 3.000 reais a 4.500 reais, com o valor arrecadado a ser revertido a uma ONG.

Tiramilassu (Divulgação/Divulgação)

Por enquanto em projeto, o Lassù deve ter também um bar parcialmente ao ar livre no piso superior ao do restaurante — sim, existe uma área em cima da sala de refeições. Mas esse espaço não tem data definida para sua conclusão.

A conferir.

Lassù.
Rua Conselheiro Saraiva, 207 (Edifício K1, 32º andar), Santana. Instagram: @lassu_ristorante.

Continua após a publicidade
Dupla de chefs: Figueiredo e Schoendorfer numa Itália que abraça o Brasil (Renan Magalhães/Divulgação)

Valeu pela visita! Para me seguir nas redes sociais, é só clicar em:
Facebook: Arnaldo Lorençato
Instagram: @alorencato
Twitter: @alorencato

Para enviar um email, escreva para arnaldo.lorencato@abril.com.br

Caderno de receitas:
+ Fettuccine alfredo como se faz em Roma
+ O tiramisu original
+ O melhor petit gâteau do Brasil

E para não perder as notícias mais quentes que rolam sobre São Paulo, assine a newsletter da Vejinha

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.