Jurados do MasterChef discutem por causa do sal em prato de amador

Neste domingo (21), Paola Carosella questiona se só ela achou a receita insossa

É realmente uma maratona para fãs de gastronomia. Em cartaz há quatro meses, o MasterChef Brasil vai se encaminhando para a reta final. O episódio de hoje começa com apenas sete candidatos. Em 45 dias será anunciado o nome do campeão da temporada que terá de passar pelo exame cada vez detalhado de Paola Carosella (Arturito e La Guapa Empanadas), Erick Jacquin (Le Bife) e Henrique Fogaça (Sal Gastronomia e Cão Véio). Ao longo desse tempo, o espectador da Band, da TV paga ou do YouTube já deve ter escolhido seu favorito. Haja torcida até lá!

Antes de contar como serão as duas provas deste domingo (21), adianto que, na primeira delas, vai rolar uma discussão entre os jurados ao avaliar um dos pratos. Paola acha que a receita está completamente sem sal. Seus colegas, não e aí começa a polêmica.

Fogaça com Helton: direito de escolher os ingredientes para os competidores

Fogaça com Helton: direito de escolher os ingredientes para os competidores (Carlos Reinis/Band/Divulgação)

Vamos ao que rola primeiro nesta noite. A culinária alemã será o tema do início da competição. Os cozinheiros remanescentes assistirão à demonstração de quatro cervejas diferentes. Com as referências de sabor apresentadas, terão de criar suas receitas. A obrigação será ter dois ingredientes percebidos nitidamente no paladar: camomila e cevada, coentro e maçã verde, limão-siciliano e rúcula e, por último, endívia-roxa e maracujá. Reproduzi-los em um genuíno prato alemão será o desafio de uma gastronomia marcada por gostos contrastantes.

Claro que Lorena, valorosa representante da Paraíba, lutará pelo coentro. Mas quem terá o poder de decidir o que cada um vai usar será Helton, ganhador da eliminatória no programa anterior. Pelo que se viu até agora, o mineiro de Jacutinga não deverá facilitar a vida dos colegas. Nessa estrutura de game culinário, a estratégia é minar os mais fortes e impedir que eles possam ir adiante. É também uma forma de ir garantindo uma vaguinha na cada vez mais próxima final.

Jacquin com Lorena: a fã número 1 de coentro

Jacquin com Lorena: a fã número 1 de coentro (Carlos Reinis/Band/Divulgação)

Mas pânico mesmo sentirão Juliana N. e Rodrigo, dois adversários de peso que Helton pode barrar com ingredientes difíceis. Ou será que pela primeira vez, Helton fará o bonzinho com Juliana, sua maior rival até agora? Que nada! Vai empurrar para a paulista de Guaratinguetá cevada e camomila.

A exigência é que a dupla de sabores seja protagonista, que realmente apareça o par de ingredientes na receita alemã. Do contrário, os participantes estarão na eliminação. O alerta de Paola Paola será que quem tiver mais referência desse tipo de culinária tem tudo para se dar bem.

Paola com Juliana N.: ingredientes difíceis escolhidos pelo rival Helton

Paola com Juliana N.: ingredientes difíceis escolhidos pelo rival Helton (Carlos Reinis/Band/Divulgação)

Durante a avaliação, Lorena sofrerá muito, em especial com Jacquin depois da bronca que tomou na prova do bolo no episódio anterior. Lorena e Haila, líderes de equipe  que entraram em conflito na semana passada, vão fazer um acerto de contas. De um lado do ringue, a piauiense aguerrida e do outro a goiana sonhadora e chorona.

Como os mesmos erros vêm se repetindo, os jurados demonstrarão grande impaciência com as pisadas de bola de alguns dos participantes. Como já adiantei, rolará uma discussão entre os avaliadores sobre a quantidade de sal em um dos pratos. Também vão pintar comentários como: “Tem que aprender o nome das coisas, para não chamar de qualquer nome” e “Não pode chegar aqui na nossa frente e falar aqui tem um creminho branco com uma massinha crocante”. O certo é que dois se salvarão nesta etapa.

Haila: acerto de contas com Lorena

Haila: acerto de contas com Lorena (Carlos Reinis/Band/Divulgação)

Paola Carosella será a estrela da eliminatória como se viu no teaser da semana passada. Para disputar a permanência por pelo menos mais uma semana no MasterChef, os concorrentes encontrarão a cozinha estúdio com uma decoração italiana. Não por acaso. A missão será reproduzir um almoço de domingo que Paola costuma provar em família, composta de imigrantes vindos da Itália para a Argentina.

É uma receita feita por uma de suas avós numa casa grande que a família tinha na periferia de Buenos Aires, uma massa recheada e ao molho de tomate. Coisa aparentemente trivial, em especial para quem vive no sul e sudeste do Brasil. No entanto, a cozinheira mostrará que há técnicas e uma sequência de processos a ser observada. É quando se perceber que o simples pode ser muito difícil.

Rodrigo: favorito de Eduardo M., que deixou a competição

Rodrigo: favorito de Eduardo M., que deixou a competição (Carlos Reinis/Band/Divulgação)

Conhecida como ravióli de pobre por não trazer qualquer tipo de carne, a massa fresca de espinafre será recheada de ricota e banhada por molho de tomate com frango. O cardápio dominical de Paola se completará com salada.

Na apresentação, uma Paola emocionada descreve detalhes de sua infância, de sua família e de como carrega laços gastronômicos. Essa comoção contamina os participantes, que se recordam do passado à mesa e das relações familiares.

Como sempre acontece, um dos competidores não conseguirá o melhor resultado. Irá se juntar a Eduardo M., eliminado na semana anterior.

Eduardo M.: deixou o programa na oitava posição

Eduardo M.: deixou o programa na oitava posição (Carlos Reinis/Band/)

Conheça os participantes:

 (Divulgação/Veja SP)

Valeu pela visita! Para me seguir nas redes sociais, é só clicar em:
Facebook: Arnaldo Lorençato
Instagram: @alorencato
Twitter: @alorencato

Para enviar um email, escreva para arnaldo.lorencato@abril.com.br

Caderno de receitas:
+ Fettuccine alfredo como se faz em Roma
+ O tiramisu original
+ O melhor petit gâteau do Brasil

E para não perder as notícias mais quentes que rolam sobre São Paulo, assine a newsletter da Vejinha

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s