Imagem Blog

Blog do Lorençato Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Arnaldo Lorençato
O editor-executivo Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há mais de 30 anos. De 1992 para cá, fez mais de 16 000 avaliações. Também é autor do Cozinha do Lorençato, um podcast de gastronomia, e do Lorençato em Casa, programa de receitas em vídeo. O jornalista é professor-doutor e leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie
Continua após publicidade

Evento proporciona uma viagem sensorial ao Japão

Japan House dá início a uma série inédita de experiências on-line para apresentar a riqueza e a diversidade do país do Extremo Oriente

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 20 jan 2022, 14h05 - Publicado em 1 jul 2021, 17h36

Um Japão rico e diverso, que não se encontra apenas nos grandes centros como Tóquio e Quioto, é apresentado na nova série da Japan House São Paulo. Intitulada Experiência JHSP Online, prevê percorrer por encontros na internet justamente essas regiões menos divulgadas do país do Extremo Oriente. O programa de estreia, apresentado nesta quinta (1º), às 19h, chama-se Embarque para Setouchi.

O evento proporciona uma viagem virtual com destino ao Japão, para apresentar ao público uma região desconhecida da maioria, destacando a cultura e gastronomia local de quatro províncias da região leste de Setouchi. No arquipélago japonês, Setouchi localiza-se entre a ilha principal e a ilha de Shikoku. Num calmo mar interno, compõe uma paisagem singular. 

Ao longo da apresentação, poderão ser conhecidos  artesanatos, festivais e a cultura de omotenashi das províncias: Okayama, Hyogo, Kagawa, Tokushima, localizadas a leste de Setouchi.

Ops! Mas o que é omotenashi? Oficialmente, o governo do Japão adotou a palavra como um passaporte para o universo da cortesia do país. Ou seja, poderia ser traduzida como hospitalidade, acolhimento, arte de receber bem.

Kit com garrafas de bebidas, caixas com comidinhas como macarrão udon e croquete
Kit gastronômico esgotado: receitas e bebidas típicas de quatro províncias (Rafael Salvador/Divulgação)

Em cada encontro, serão tratados, entre outros temas, culinária, estilo de vida, cultura, produtos tradicionais, história, arte contemporânea, natureza, festivais e literatura. “Começamos pelas deslumbrantes ilhas de Setouchi, da região leste, que surpreendem pela rica cultura e beleza nativa”, diz Eric Klug, presidente da Japan House. Ele dá um spoiler: “Em uma segunda edição, apresentaremos as províncias da região Oeste.”

Para participar do evento aberto ao público, basta fazer a inscrição gratuita e assistir à transmissão. Havia uma experiência de acompanhar com um a degustação um combo gastronômico, a ser apresentado pela chef Telma Shiraishi, do restaurante Aizomê. Mas as 40 unidades se esgotaram rapidamente. Do ponto de vista culinário, Telma descreverá a pratos e bebidas típicos da região.

1ª Edição Série Experiência JHSP Online: Embarque para Setouchi
Quinta (1º) de julho, às 19h, pela plataforma ZOOM
Inscrição obrigatória: https://bit.ly/SetouchiJHSP
Grátis

Assine a Vejinha a partir de 8,90 mensais

Continua após a publicidade

Valeu pela visita! Para me seguir nas redes sociais, é só clicar em:
Facebook: Arnaldo Lorençato
Instagram: @alorencato
Twitter: @alorencato

Para enviar um email, escreva para arnaldo.lorencato@abril.com.br

Caderno de receitas:
+ Fettuccine alfredo como se faz em Roma

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.