Imagem Blog

Blog do Lorençato Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Arnaldo Lorençato
O editor-sênior Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há mais de 30 anos. De 1992 para cá, fez mais de 16 000 avaliações. Também é autor do Cozinha do Lorençato, um podcast de gastronomia, e do Lorençato em Casa, programa de receitas em vídeo. O jornalista é professor-doutor e leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie
Continua após publicidade

Jacquin sentencia amador do MasterChef: “nunca comi sobremesa tão ruim”

Neste domingo (30), o jurado não poupa participante ao dizer que "prato tem um dos piores defeitos dentro da gastronomia"

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 20 jan 2022, 14h33 - Publicado em 30 jun 2019, 15h30

Temporada mais apimentada de todas exibidas até agora, a sexta edição do MasterChef Brasil para amadores está marcada por uma cobrança intensa dos participantes. Não há moleza. Neste domingo (3), Erick Jacquin, que andava bem tranquilinho até, vai dizer para um dos competidores na primeira prova desta noite: “Acho que nunca comi uma sobremesa tão ruim na minha vida!”. Dureza!

O programa começa fora do estúdio. Terá como cenário o Museu da Imigração, bela construção histórica no Bráz, que ficava ao lado da antiga linha férrea. Chamada inicialmente de Hospedaria de Imigrantes na época da inauguração em 1887, era onde se recebiam aqueles que vinham tentar a sorte na nova pátria antes de irem para seus postos de trabalho, quase sempre nas fazendas de café para substituir a mão de obra escrava. E assim funcionou até 1978. O programa desta noite reverencia o Dia do Imigrante, celebrado em 25 de junho. Data significativa, já que dois dos jurados são estrangeiros que adotaram o Brasil.

Duas equipes com cinco participantes cada: disputa no Museu da Imigração (Carlos Reinis/Band/Divulgação)

Divididos em dois grupos, de um lado liderados por Juliana N. e do outro por Helton, os amadores, sempre sob a mira dos jurados Paola Carosella (Arturito e La Guapa Empanadas), Erick Jacquin (Le Bife) e Henrique Fogaça (Sal Gastronomia e Cão Véio), vão preparar uma refeição em homenagem justamente a um desses países que enviaram pessoas ao Brasil, mas um pouco menos conhecido. É a Croácia, localizada na Europa Central de frente para o Mar Mediterrâneo. O menu, composto de entrada, prato principal e sobremesa, será servido a 30 croatas e seus descendentes. Também faz parte da missão fazer um pão típico, pôgacha, servido de boas-vindas.

Desconheço as receitas selecionadas para a prova – a cozinha croata é muito saborosa, mas pouco divulgada em São Paulo. Dos pratos mais conhecidos e que já provei da Croácia — país com muitas influências culinárias, em especial da Hungria, Áustria e Turquia –, arriscaria dois. Poderá servir de inspiração para a disputa o ćevapčić, bolinho de carne moída, cebola e alho no pão pita, mais massudo que o árabe, e o sarma, charuto de repolho recheado de arroz mais carne de porco, linguiça e toucinho, todos defumados, com um resultado bem substancioso.

Fogaça e Jacquin: instruções para Helton, capitão da equipe vermelha (Carlos Reinis/Band/Divulgação)

Outras possibilidades são o bosanski lonac, ensopado de legumes e carnes, e o brudet, cozido de peixe e batata. Não faltam doces, entre eles kolači, trouxinha de damasco, e burek, torta de semolina com mel. Dei os meus palpites. Agora, é aguardar para saber qual será o menu de dificuldades.

Tanta novidade fará com que os competidores fiquem atarantados. Ou seja, a culinária da Croácia é um enigma a decifrar. Não faltarão uma tremenda bagunça na cozinha e atritos entre os membros das equipes concorrentes.

Continua após a publicidade
Paola: conversa com Juliana N., líder dos azuis (Carlos Reinis/Band/Divulgação)

Nem todos os resultados vão agradar os jurados. Impiedoso, Jacquin, como disse no início do dessa postagem, sentencia que nunca comeu uma sobremesa tão ruim na vida. Também perde a paciência e diz: “Seu prato tem um dos piores defeitos dentro da gastronomia”. O que será esse problema?

Paola também não economiza nas críticas e fala para outro amador: “Você é muito inseguro. Se eu fosse no seu restaurante e te visse inseguro desse jeito, você acha que eu ficaria para jantar? Você tem que confiar mais em você.” E discute com outro competidor sobre ingredientes, temperos e combinações.

Ana Paula Padrão: recepção dos imigrantes croatas e seus descendentes (Carlos Reinis/Band/Divulgação)

A equipe que for para eliminação terá um desafio daqueles, uma prova única até o momento no MasterChef. Encontrarão na cozinha-estúdio os cinco campeões das temporadas anteriores.

Só para lembrar quem venceu em ordem cronológica: Elisa Fernandes (2014), Izabel Alvares (2015), Leo Young (2016), Michele Crispim (2017) e Maria Antonia (2018). Estão de volta vencedores que conseguiram um espaço na gastronomia, cada um a sua maneira.

Trio de jurados: julgamento de disputa com culinária rara em São Paulo (Carlos Reinis/Band/Divulgação)

Todos eles montarão uma cesta básica com os produtos que representam a culinária que fazendo desde que deixaram o programa. Confira:

Continua após a publicidade

Elisa
Frango caipira, limão-siciliano, tomilho, manteiga, couve-flor, rúcula, pistache, alho-poró, trigo-sarraceno, abobrinha, manjericão e alga nori.

Izabel
Couve-flor, batata yacon, farinha de amêndoa, farinha de coco, queijo de leite cru Tulha, tomilho, manjericão, cotechino, adoçante natural xilitol, baunilha em fava, chocolate 85% e frutas vermelhas.

Leo
Merluza negra, folhas frescas de shissô, óleo de gergelim, missô japonês, pimenta sriracha, arroz de jasmim, saquê mirim, gergelim, gengibre, caldo de peixe dashi, cogumelo shiitake, acelga e rabanete orgânico.

Michele
Alho-poró, manga, espumante, mandioquinha, limão-siciliano, pimenta dedo-de-moça, mel, coentro, farinha panko, arroz vermelho, amêndoa, cachaça e ostra fresca.

Maria Antonia
Farinha de trigo, farinha de amêndoa, farinha de milho, mascarpone, espinafre, vinho branco, tomate pelado, ervas frescas, ricota, limão-siciliano, ossobuco e frutas vermelhas.

Continua após a publicidade
Weverton: eliminado na disputa anterior (Carlos Reinis/Band/Divulgação)

Caberá ao capitão da equipe campeã no Museu da Imigração escolher o que cada um dos concorrentes receberá para cozinhar. É preciso estratégia para colocar na berlinda os competidores mais fortes.

Quem não se der bem, vai se juntar a Weverton, eliminado no programa anterior. Mais uma noite com muita tensão.

Confira os participantes:

(Divulgação/Divulgação)

Valeu pela visita! Para me seguir nas redes sociais, é só clicar em:
Facebook: Arnaldo Lorençato
Instagram: @alorencato
Twitter: @alorencato

Para enviar um email, escreva para arnaldo.lorencato@abril.com.br

Caderno de receitas:
+ Fettuccine alfredo como se faz em Roma
+ O tiramisu original
+ O melhor petit gâteau do Brasil

E para não perder as notícias mais quentes que rolam sobre São Paulo, assine a newsletter da Vejinha

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.