Gelma Franco abre a primeira loja de rua do Il Barista

Na nova filial montada pela empresária, haverá escola certificada pela SCA e os clientes podem provar o café antes da compra dos grãos ou do pó

Com pouco mais de uma década, a rede Il Barista lança sua maior casa. E de rua. A nova unidade, que vem se somar a outras seis, sempre em shoppings e equipamentos culturais, tem um aspecto monumental para os concorrentes do ramo. Conta com nada menos do que 400 metros quadrados. Em funcionamento desde o início de janeiro, a casa tem inauguração oficial para convidados marcada para a noite desta quinta (18).

À frente do negócio, a especialista em cafés Gelma Franco, não queria apenas mais uma loja. “Investimos 700.000 reais”, revela a empresária. No mesmo local, o cliente pode encontrar desde um expresso a grão ou pó para levar para casa. Como muitos deles estarão distribuídos em microlotes, o freguês tem a possibilidade provar o que mais lhe agrada ante de efetuar a compra.

Salão amplo: parte do imóvel de 400 metros quadrados

Salão amplo: parte do imóvel de 400 metros quadrados (Divulgação/Veja SP)

No ambiente com 56 lugares, precedido por varanda com deque, avista-se uma grande torrefadora. Assim, acompanha-se a preparação dos grãos. Gelma conta que intenção foi “dar um visual de fábrica”, assim como aproximar o visitante do sistema de produção.

Outro ponto alto, o espaço funcionará como local de estudos, a Escola do Café. O novo Il Barista é sede de um centro de treinamento, o único em São Paulo, licenciado da SCA (The Specialty Coffee Association), a Associação Internacional de Café, com sede nos Estados Unidos. Gelma conta que aplicarão o Education Program da renomada instituição, representada no Brasil apenas em Belo Horizonte e Curitiba.

As aulas destinam-se tanto aos fãs de café quanto aos profissionais da área. Entre os cursos, há de formação de baristas, nome italiano para a pessoa que extrai o café. Abertas, as inscrições podem ser feitas pelo e-mail contato@ilbaristacom.br.

Torrefação dos grãos: processo feito em máquina à vista dos fregueses

Torrefação dos grãos: processo feito em máquina à vista dos fregueses (Malu Abib/Divulgação)

Além da própria Gelma, o time de profissionais inclui Thiago Sabino, bi-campeão brasileiro de barista, no papel de gerente de qualidade dos cafés, e Hugo Silva –  campeão brasileiro de Coffee In Good Spirit e atual campeão da Copa Barista, e líder da equipe de atendimento.

É possível escolher entre os vários métodos de extração. Além do expresso, há filtrado, prensa italiana e Hario, por exemplo. Todos são preparados com cafés escolhidos por Gelma em fazendas certificadas e portam nomes musicais e dançantes como Salsa (Chapada Diamantina), Bossa (cerrado), Maestro (Sul de Minas), Ópera (Matas de Minas), Soul (Chapadão de Ferro), Jazz (Mogiana) e Tango (norte do Paraná), mais o Samba (orgânico), o Blues (bourbon vermelho) e o Blues (bourbon amarelo). Além disso, dá ainda para montar o próprio blend.

Fachada da loja: espaço multifuncional

Fachada da loja: espaço multifuncional (Divulgação/Veja SP)

Il Barista. Rua do Consórcio, 191, Vila Nova Conceição, tel. 2538-1155.  8h às 19h (sábado, das  9h às 18h; fecha domingo).

A conferir.

Obrigado pela visita. Aproveite para deixar seu comentário, sempre bem-vindo, e curtir a minha página no Facebook. Também é possível receber as novidades pelo Twitter e seguir minhas postagens no Instagram.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s