Imagem Blog

Blog do Lorençato Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Arnaldo Lorençato
O editor-sênior Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há mais de 30 anos. De 1992 para cá, fez mais de 16 000 avaliações. Também é autor do Cozinha do Lorençato, um podcast de gastronomia, e do Lorençato em Casa, programa de receitas em vídeo. O jornalista é professor-doutor e leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie
Continua após publicidade

Pizzaria de menu moderno fecha as portas e vira delivery

Aberta 25 anos atrás por Hamilton Mello Júnior, o Mellão, a I Vitelloni era comandada desde 2009 por outro dono que adotou agora só a entrega em domicílio

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 20 jan 2022, 14h34 - Publicado em 17 abr 2017, 20h25

É para lamentar. A I Vitelloni serviu a última fatia de pizza no dia 26 de março em seu pequeno salão que funcionou por 25 anos numa ruazinha de Pinheiros. Quando foi aberta em 1992 por Hamilton Mello Júnior, o Mellão, hoje no comando de um restaurante com seu apelido no Itaim, a casa provocou alvoroço na cidade.

Além da massa bem cuidada e de bordas generosas, Mellão ousou como nunca na criação de coberturas, sem abrir mão de da margherita e outras sugestões clássicas. Teria sido lá que pela primeira vez o paulistano provou a combinação de rúcula com tomate seco, que depois foi copiada até se tornar uma mistura quase indigesta de tão batida. Mas essa foi uma das muitas brincadeiras que deram certo.

Vieram depois, não exatamente nessa ordem, a de abobrinha com queijo fundido (o famoso Polenguinho) perfumado por ervas, a de pesto sobre molho de tomate, a de alho-poró com cogumelo shiitake ao creme de queijo mascarpone e ervas e a palestrina, preparada com purê de alcachofra de cor esverdeada e regado com creme de leite em homenagem ao Palmeiras, time do coração do chef.

Essa busca pelos sabores que fugissem do lugar-comum, mas com grande harmonia entre os ingredientes, levou a I Vitelloni a faturar o título de melhor pizzaria na estreia da edição especial Comer & Beber em 1997, com direito a repeteco do título no ano seguinte. Onde mais encontrar sabores sazonais como lula sobre massa negra feita com a tinta do próprio molusco e a de flor de abóbora recheada de ricota fresca?

Também deixam saudades os sorvetes de sabores tão inusitados como manjericão, rosa, canela, erva-cidreira, gengibre…

Continua após a publicidade

A I Vitelloni, nome inspirado no filme homônimo dirigido por Federico Fellini em 1953, não pertencia a Mellão desde 2009. Nos últimos três anos, a casa começou a definhar. Por vezes o serviço ficava moroso demais, em outras, a pizza vinha chamuscada além da conta.

Agora, a I Vitelloni atende somente em sistema de entrega em domicílio pelos tel. 3816-7334 e 3819-0735. Em seu menu delivery estão pedidas como a escarola com ricota defumada e uva-passa. É pedir e conferir.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.