Imagem Blog

Blog do Lorençato Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Arnaldo Lorençato
O editor-sênior Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há mais de 30 anos. De 1992 para cá, fez mais de 16 000 avaliações. Também é autor do Cozinha do Lorençato, um podcast de gastronomia, e do Lorençato em Casa, programa de receitas em vídeo. O jornalista é professor-doutor e leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie
Continua após publicidade

Henrique Fogaça vai encarar competidor do MasterChef neste domingo (28)

Marcus tem ataque de sincericídio que renderá muitos comentários em noite que traz ainda petiscos para músicos da Sinfônica Municipal e pratos dos chefs

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 20 jan 2022, 14h33 - Publicado em 28 abr 2019, 20h18

Nada de cozinha-estúdio na primeira prova do MasterChef Brasil deste domingo (28) e também uma novidade: um competidor vai se encarar Henrique Fogaça e despejar algumas verdades. Mas essa encrenca, conto mais adiante.

Nesta noite, rola a segunda disputa externa da temporada. Se na anterior, os participantes tiveram de alimentar o maior número de pessoas da competição até hoje: eram 400 boquinhas femininas interessadas em provar espetinho grego numa arena de futebol, na disputa inicial deste domingo (28) o cenário será a Praça das Artes, no centro de São Paulo.

Os competidores terão de servir 80 convidados da Orquestra Sinfônica Municipal (Carlos Reinis/Band/Divulgação)

Nesse “complexo cultural dedicado à música, dança, ao teatro e exposições”, como define o site da instituição, sede das escolas de Dança e da Municipal de Música, além de abrigar grupos artísticos da Fundação Theatro Municipal de São Paulo, será preparado um menu para 80 músicos da Orquestra Sinfônica Municipal e seu regente, o maestro Roberto Minczuk. Cada equipe com 8 componentes deverá fazer, a partir de comidas de rua do Brasil, três variedades de belisquetes ou finger foods como serão chamados durante o programa pelos jurados Paola Carosella (Arturito e La Guapa Empanadas), Erick Jacquin (Le Bife) e Henrique Fogaça (Sal Gastronomia e Cão Véio).

Será uma prova com muita treta, que só se encerra com o para tudo – lembrando que não virá de Ana Paula Padrão que não estará acompanhado os bastidores da cozinha.

Divisão de equipes: capitães escolhem com quem não querem trabalhar (Carlos Reinis/Band/Divulgação)

As encrencas brotarão desde a divisão dos grupos, uma vez que cada capitão terá decidir com quem não quer trabalhar. Com esse tempero da intriga, o caos se instalará entre os competidores que irão trocar farpas o tempo todo. Os confrontos começarão na escolha do menu com todo mundo querendo bancar o capitão da equipe. Haverá muita reclamação – um povo muito bocudo.

Certamente, a bagunça não vai ajudar na produção da comida e mais vez haverá a dúvida se as equipes serão capazes de entregar todos os pratos. No caso, os petiscos – um deles corre sério risco de não dar certo.

Continua após a publicidade
Equipe vermelha: liderança de Eduardo R. (Carlos Reinis/Band/Divulgação)

Na volta ao estúdio, haverá uma eliminação em três rounds – gosto muito desse estilo de embate, que traz ainda mais agilidade ao programa. Os juradões vão apresentar três receitas que são suas assinaturas.

A disputa começa com a empanada desenvolvida por Paola Carosella para a rede La Guapa, certamente as melhores de São Paulo – ainda que eu tenha uma queda grande pelas ótimas versões feitas no restaurante de carnes Martín Fierro.

Equipe azul: Lorena no comando (Carlos Reinis/Band/Divulgação)

Paola que anda ardida como pimenta jiquitaia vai exigir massa perfeita e recheio úmido. E também aqueles tostados escuros, mas não queimados, que tanto acrescentam em sabor.

A etapa seguinte será de Erick Jacquin com uma pedida inescapável: o petit gâteau. O doce de chocolate começou a fazer sucesso no Brasil depois que o chef francês a preparou no extinto restaurante Le Coq Hardy.

Judarões: prova dos belisquetes preparados pelas duas equipes (Carlos Reinis/Band/Divulgação)

De lá para cá, foi copiada em todo canto, mas provar a original é sempre melhor. Os cozinheiros amadores precisarão saber o ponto ser certo para o chocolate quente escorrer do bolinho, que não pode virar uma massa dura. Na linha, o-pavor-dos-amadores.

Continua após a publicidade

Por último, será vez de preparar uma das sobremesas que Henrique Fogaça faz no Sal Gastronomia, o suflê de goiabada – que tem um concorrente direto em São Paulo, a receita de Carla Pernambuco, no Carlota. Da última vez que provei na matriz de Higienópolis, o doce vinha desenhado como uma escultura. Estava bonitão na foto. É preciso saber o ponto para o suflê não murchar…

Desafio da eliminatória: receitas de Paola, Jacquin e Fogaça (Arnaldo Lorençato/Reprodução/Veja SP)

Nem as preciosas dicas dos chefs vão resolver os problemas que irão pintar ao longo das três etapas. É preciso conhecimentos técnicos muito diferentes para elaborar cada uma das receitas. E, para piorar, há dois doces, que sempre causam mal-estar.

Mais uma vez o mezanino voltará a interferir bastante, com algumas pessoas tentando ajudar seus camaradas e atrapalhando muito os demais. O falatório geral acaba por tirar os jurados do sério. E um deles vai desafiar a trupe do camarote superior “quer descer e cozinhar com os outros competidores?”. Mas ninguém quer se arriscar.

Doces: como fazer os competidores tremerem muito (Reprodução Band/Divulgação)

Nessa noite, haverá ainda um contratempo. O competidor Marcus irá convocar Fogaça para uma conversa olho no olho, algo inédito no reality. Ele quer passar a limpo seu relacionamento com o jurado. Como diz uma amiga da crítica gastronômica, é um daqueles ataques de sincericídio de assustar e ótimo de evitar.

Fogaça autorizará o candidato a por a boca no trombone. Ainda não está claro se Marcus partirá para o embate motivado por conflitos ou se fará uma declaração de amor ao trabalho desenvolvido pelo chef.

Continua após a publicidade
Rosana: a eliminada do episódio anterior (Carlos Reinis/Band/Divulgação)

Na exclusão, restarão dois candidatos que já estão entre os preferidos do público – será mesmo que os espectadores já têm favoritos? Como é inevitável, um deles parte para se juntar Rosana, que deixou o programa na semana passada.

Prepare-se para ver cenas fortes de sofrimento entre os 15 restantes, muito abalados com o eliminado da noite. Haverá um chororô sem fim…


Só leia essa atualização se não se incomodar com spoiler:

Como eu já imaginava, o Marcus foi só elogios a Fogaça. Isso quando ao saber que seria eliminado. Recapitulando, o competidor ficou no paredão culinário junto com Renan, mas não conseguir fazer o melhor suflê de goiabada. Se juntou ao time formado por Carlos Augusto, Imaculada e Rosana. Já são quatro os despachados nessa temporada do MasterChef. Mas tem repescagem pela frente. Um deles deve voltar.

Conheça os participantes:

(Divulgação/Divulgação)

Valeu pela visita! Para me seguir nas redes sociais, é só clicar em:
Facebook: Arnaldo Lorençato
Instagram: @alorencato
Twitter: @alorencato

Para enviar um email, escreva para arnaldo.lorencato@abril.com.br

Caderno de receitas:
+ Fettuccine alfredo como se faz em Roma
+ O tiramisu original
+ O melhor petit gâteau do Brasil

Continua após a publicidade

E para não perder as notícias mais quentes que rolam sobre São Paulo, assine a newsletter da Vejinha

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.