Henrique Fogaça, jurado do MasterChef, renova matriz do Sal Gastronomia

Unidade de Higienópolis ganhará mais que o dobro de lugares depois da reabertura oficial prevista para quarta (30)

Ponto de partida da carreira culinária-solo de Henrique Fogaça, hoje conhecido nacionalmente por sua participação com um dos jurados do reality MasterChef Brasil ao lado de Paola Carosella (Arturito e La Guapa Empanadas) Erick Jacquin (Tartar & Co e Le Bife), o Sal Gastronomia de Higienópolis deve ser reinaugurado na quarta (30).

O restaurante reabre depois de 40 dias de reformas. Em vez dos 35 lugares originais do salão, passa a ter 75 lugares na área interna — há ainda outros 24 assentos em torno das mesas colocadas no pátio da Galeria Vermelho, onde está localizado. É fácil entender essa multiplicação. O Sal Higienópolis passará a ocupar a parte superior do imóvel, onde antes ficava o extinto bar Admiral’s.

Salão com visual repaginado: o bar ocupa lugar de destaque

Salão com visual repaginado: o bar ocupa lugar de destaque (Divulgação/Divulgação)

“Estamos montando a cozinha hoje. Quinta e sexta, vou produzir os molhos e bases. Vou abrir no sábado meio sem fazer alarde porque ainda estamos instalando as coisas. Tenho uma reserva para amigos, o pessoal da moto, umas 30 pessoas. Vou abrir sábado, domingo, segunda e terça tipo soft opening. Na quarta, não vou fazer uma festa, mas a inauguração oficial e vamos dar welcome drinks para as pessoas que chegarem”, revela Fogaça. Na segunda, haverá apenas almoço. Como os horários serão flexíveis até quarta, não saia de casa sem checar por telefone.

O ambiente ficou totalmente diferente do original. Aliás, essa é segunda grande repaginação que o espaço passa. Quando surgiu em 2005, nem salão tinha. Compunha-se apenas de uma cozinha voltada para o pátio da Galeria Vermelho e os clientes eram atendidos ao ar livre, protegidos por um toldo. Só dois anos depois ganhou o salão que existiu até agora. “Só não muda a nossa cozinha, que continua estreita e aberta para público”, garante o chef.

Ambiente remodelado: escada leva ao piso superior com 40 lugares

Ambiente remodelado: escada leva ao piso superior com 40 lugares (Divulgação/Divulgação)

Guilherme Fogaça, irmão e sócio do chef, dá mais detalhes. “Teremos um bar no estilo do que montamos no Sal do Cidade Jardim e uma adega com maior capacidade para os vinhos”, conta. “Preferimos não divulgar valores. Mas foi um valor alto porque além de modificar totalmente o andar de cima fizemos também uma boa reforma no andar de baixo. Tudo zero bala, inclusive os equipamentos da Tramontina, coisa mais linda.”

Teste dos equipamentos: fogões começaram a queima nesta quarta (23)

Teste dos equipamentos: fogões começaram a queima nesta quarta (23) (Arnaldo Lorençato/Veja SP)

O Sal Gastronomia também está chegando ao Rio de Janeiro. A primeira unidade carioca deve estar pronta em setembro no Village Mall, shopping na Barra. “Vai ficar top também”, diz Guilherme.

Rooftop do Jamile: terraço com vista de parte do Bixiga

Rooftop do Jamile: terraço com vista de parte do Bixiga (Divulgação/Divulgação)

Em paralelo, o Jamile, do qual Henrique Fogaça também é sócio, também passou por uma ampliação. Foi aberto o bar e rooftop totalmente reformulados. Entre outros detalhes, a área de 300 metros quadrados de deck teve o piso renovado e ganhou um  teto retrátil. As modificações, assinadas pelo arquiteto Rafic Farah, permitem que lugar receba até 150 pessoas.

Novo deck: piso de madeira e um amplo bar

Novo deck: piso de madeira e um amplo bar (Divulgação/Divulgação)

Obrigado pela visita. Aproveite para deixar seu comentário, sempre bem-vindo, e curtir a minha página no Facebook. Também é possível receber as novidades pelo Twitter e seguir minhas postagens no Instagram.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s