Imagem Blog

Blog do Lorençato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO

Por Arnaldo Lorençato
O editor-sênior Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há mais de 30 anos. De 1992 para cá, fez mais de 16 000 avaliações. Também é autor do Cozinha do Lorençato, um podcast de gastronomia, e do Lorençato em Casa, programa de receitas em vídeo. O jornalista é professor-doutor e leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie
Continua após publicidade

Henrique Fogaça, jurado do MasterChef, renova matriz do Sal Gastronomia

Unidade de Higienópolis ganhará mais que o dobro de lugares depois da reabertura oficial prevista para quarta (30)

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 20 jan 2022, 15h15 - Publicado em 23 Maio 2018, 17h05

Ponto de partida da carreira culinária-solo de Henrique Fogaça, hoje conhecido nacionalmente por sua participação com um dos jurados do reality MasterChef Brasil ao lado de Paola Carosella (Arturito e La Guapa Empanadas) Erick Jacquin (Tartar & Co e Le Bife), o Sal Gastronomia de Higienópolis deve ser reinaugurado na quarta (30).

O restaurante reabre depois de 40 dias de reformas. Em vez dos 35 lugares originais do salão, passa a ter 75 lugares na área interna — há ainda outros 24 assentos em torno das mesas colocadas no pátio da Galeria Vermelho, onde está localizado. É fácil entender essa multiplicação. O Sal Higienópolis passará a ocupar a parte superior do imóvel, onde antes ficava o extinto bar Admiral’s.

Salão com visual repaginado: o bar ocupa lugar de destaque (Divulgação/Divulgação)

“Estamos montando a cozinha hoje. Quinta e sexta, vou produzir os molhos e bases. Vou abrir no sábado meio sem fazer alarde porque ainda estamos instalando as coisas. Tenho uma reserva para amigos, o pessoal da moto, umas 30 pessoas. Vou abrir sábado, domingo, segunda e terça tipo soft opening. Na quarta, não vou fazer uma festa, mas a inauguração oficial e vamos dar welcome drinks para as pessoas que chegarem”, revela Fogaça. Na segunda, haverá apenas almoço. Como os horários serão flexíveis até quarta, não saia de casa sem checar por telefone.

O ambiente ficou totalmente diferente do original. Aliás, essa é segunda grande repaginação que o espaço passa. Quando surgiu em 2005, nem salão tinha. Compunha-se apenas de uma cozinha voltada para o pátio da Galeria Vermelho e os clientes eram atendidos ao ar livre, protegidos por um toldo. Só dois anos depois ganhou o salão que existiu até agora. “Só não muda a nossa cozinha, que continua estreita e aberta para público”, garante o chef.

Continua após a publicidade
Ambiente remodelado: escada leva ao piso superior com 40 lugares (Divulgação/Divulgação)

Guilherme Fogaça, irmão e sócio do chef, dá mais detalhes. “Teremos um bar no estilo do que montamos no Sal do Cidade Jardim e uma adega com maior capacidade para os vinhos”, conta. “Preferimos não divulgar valores. Mas foi um valor alto porque além de modificar totalmente o andar de cima fizemos também uma boa reforma no andar de baixo. Tudo zero bala, inclusive os equipamentos da Tramontina, coisa mais linda.”

Teste dos equipamentos: fogões começaram a queima nesta quarta (23) (Arnaldo Lorençato/Veja SP)

O Sal Gastronomia também está chegando ao Rio de Janeiro. A primeira unidade carioca deve estar pronta em setembro no Village Mall, shopping na Barra. “Vai ficar top também”, diz Guilherme.

Continua após a publicidade
Rooftop do Jamile: terraço com vista de parte do Bixiga (Divulgação/Divulgação)

Em paralelo, o Jamile, do qual Henrique Fogaça também é sócio, também passou por uma ampliação. Foi aberto o bar e rooftop totalmente reformulados. Entre outros detalhes, a área de 300 metros quadrados de deck teve o piso renovado e ganhou um  teto retrátil. As modificações, assinadas pelo arquiteto Rafic Farah, permitem que lugar receba até 150 pessoas.

Novo deck: piso de madeira e um amplo bar (Divulgação/Divulgação)

Obrigado pela visita. Aproveite para deixar seu comentário, sempre bem-vindo, e curtir a minha página no Facebook. Também é possível receber as novidades pelo Twitter e seguir minhas postagens no Instagram.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Para curtir o melhor de São Paulo!
Receba VEJA e VEJA SP impressas e tenha acesso digital a todos os títulos Abril.
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.