Clique e assine por apenas 6,90/mês
Blog do Lorençato Por Arnaldo Lorençato O editor sênior Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há 28 anos. De 1992 para cá, fez mais de 15 000 avaliações. Também é autor do Cozinha do Lorençato, um podcast de gastronomia, e do Lorençato em Casa, programa de receitas em vídeo. O jornalista leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie

Grupo Rubaiyat tem chef “importado” de Madri

Desde o fim dos mês passado, o madrileno Carlos Valentí é o novo chef executivo do Grupo Rubaiyat. Responsável pelo restaurante de Madri, o cozinheiro responde agora também pelo trio de casas paulistanas e ainda pela unidade de Brasília. Depois de uma passagem por São Paulo no fim de novembro, Valenti, de 37 anos, acaba de […]

Por Arnaldo Lorençato - Atualizado em 26 fev 2017, 23h19 - Publicado em 7 dez 2013, 10h51
Valenti: novos chef executivo dos restaurantes Rubaiyat no Brasil e na Espanha

Valentí: novos chef executivo dos restaurantes Rubaiyat no Brasil e na Espanha (Foto: divulgação)

Desde o fim dos mês passado, o madrileno Carlos Valentí é o novo chef executivo do Grupo Rubaiyat. Responsável pelo restaurante de Madri, o cozinheiro responde agora também pelo trio de casas paulistanas e ainda pela unidade de Brasília. Depois de uma passagem por São Paulo no fim de novembro, Valenti, de 37 anos, acaba de lançar seis pratos principais. Também incluiu três entradas e uma guarnição. Por enquanto, essas novas receitas podem ser provadas apenas no Baby Beef Rubaiyat Faria Lima.

+ Paola Carosella deixa a direção executiva do Grupo Rubaiyat

Como Valentí deve voltar a São Paulo só do dia 16, conversei com ele por telefone. O cozinheiro avalia que na capital espanhola o volume de trabalho é menor e, por isso, virá com mais frequência ao Brasil. “Afinal, temos apenas uma casa na Espanha”, diz.

Continua após a publicidade

Quanto às diferenças entre os cardápios espanhol e brasileiro, ele explica que na seção de carnes são quase idênticos. “Aqui temos o chuletón, que equivale ao master beef brasileiro”, exemplifica. “Para mantermos o mesmo padrão, trazemos de avião carne do Brasil e da Argentina. Assim, oferecemos em nosso cardápio os cortes típicos brasileiros como a picanha summus e suas variações, entre elas o bife de tira.”

As principais diferenças residem entre os produtos sazonais. “Na Espanha temos uma grande variedade de cogumelos. Fazemos agora algumas sugestões com trufas negras.”

Perguntei a ele qual ingrediente brasileiro mais gostou. Sem hesitar, respondeu:  “Sou apaixonado pelo palmito. Me impactou desde a primeira vez que provei. O que encontramos aqui é muito fino e em conserva. Trago comigo palmito fresco na mala para comer com minha família.”

Enquanto em Madri estão em cartaz os pratos da temporada outono/inverno, em São Paulo, Valentí apresenta pedidas refrescantes, com a cara do verão que está chegando.

Continua após a publicidade

Entre as sugestões, que provei em uma de minhas visitas anônimas ao Baby Beef Rubaiyat Faria Lima e com a conta paga por VEJA SÃO PAULO, está o tartare de atum vermelho bem temperado com azeite extravirgem, mostarda, vinho branco e anchova (40 reais), uma das entradas criadas por Valentí. A picanha continua de primeira e também faz parte do novo menu executivo servido no almoço de segunda a sexta por 65 reais.

Vale a pena conferir.

Tartare de atum : lançamento (Foto: Arnaldo Lorençato)

Tartare de atum : lançamento (Foto: Arnaldo Lorençato)

Obrigado pela visita. Aproveite para deixar seu comentário, sempre bem-vindo, e curtir a minha página no Facebook.

Publicidade