Imagem Blog

Blog do Lorençato Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Arnaldo Lorençato
O editor-executivo Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há mais de 30 anos. De 1992 para cá, fez mais de 16 000 avaliações. Também é autor do Cozinha do Lorençato, um podcast de gastronomia, e do Lorençato em Casa, programa de receitas em vídeo. O jornalista é professor-doutor e leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie
Continua após publicidade

Grupo Egeu lança o japonês Z|San no ponto onde ficava o Mozza

Quando se propôs a ocupar o privilegiado ponto deixado pelo Alma María, o empresário Paulo Kress Moreira, do Grupo Egeu (General Prime Burger, Italy e Kaá), acreditava que uma casa asiática funcionaria bem naquele local. Explica-se. Embora tenha fachada e salões de tirar o fôlego, o restaurante desenhado pelo arquiteto Arthur Casas quase não dispõe […]

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 26 fev 2017, 14h50 - Publicado em 5 set 2015, 13h08
Salão do Z|San: desenho moderno (Fotos: Tadeu Brunelli)

Salão do Z|San: desenho moderno (Fotos: Tadeu Brunelli)

Quando se propôs a ocupar o privilegiado ponto deixado pelo Alma María, o empresário Paulo Kress Moreira, do Grupo Egeu (General Prime Burger, Italy e Kaá), acreditava que uma casa asiática funcionaria bem naquele local. Explica-se. Embora tenha fachada e salões de tirar o fôlego, o restaurante desenhado pelo arquiteto Arthur Casas quase não dispõe de espaço para a cozinha.

+ Outback chega à Avenida Paulista

Contrariando as primeiras previsões, o lugar tornou-se o Mozza, bar-restaurante que tinha cardápio do chef italiano Salvatore Loi em pareceria com Paulo Barros. Embora não faltasse público, o lugar não se pagava. Acabou fechando em fevereiro de 2014.

Yamauchi: mais de duas décadas de experiência

Yamauchi: mais de duas décadas de experiência

“Finalmente, teremos o japonês que sempre sonhei”, comemora Kress Moreira. No jantar da próxima terça, 8 de setembro, o Z|San começa a funcionar para o público. São apenas 60 lugares.

Continua após a publicidade

Para comandar a cozinha, o empresário convidou Jun Yamauchi, com duas décadas de carreira passadas no Nagayama. Antes de chegar a chef-executivo dos restaurantes de Mario Nagayama, o itamae, como dizem os japoneses, fez seu aprendizado por dois anos atrás do balcão do Shin-Zushi.

Ambiente com 60 lugares: especialidade japonesas com um toque fusion

Ambiente com 60 lugares: especialidade japonesas com um toque fusion

O cardápio, porém, está longe de ser clássico como Yamauchi vinha executando até agora. No Z|San, a proposta é oferecer um menu com opções fusion, num casamento da cozinha japonesa com toques de outras culinárias.

“Valorizo muito o tradicional, mas adoro criar”, diz o cozinheiro. Por enquanto, ele vai com calma no terreno das invenções. Entre as pedidas mais modernas, ele promete tortilhas de atum ou frutos do mar.

+ Sarrasin em novo endereço

Continua após a publicidade

Na lista de sugestões, não falta o peixe que caiu na graça dos paulistanos: o salmão. Também haverá pescados como o carapau e a vieira, além de um bar de ostras e ovas de diferentes tipos.

Conheça o cardápio, a lista do bar, a seleção de saquês e a carta de vinhos.

O Z|San fica Rua Oscar Freire, 439, Jardim Paulista  3060-9929.

A conferir.

Caderno de receitas:
+ Il vero fettuccine Alfredo di Roma
+ Espaguete cacio e pepe, do chef Carlos Bertolazzi
+ Tiramisu original. É  bico!
+ Cheesecake de Nutella, do Gardênia

Continua após a publicidade

Obrigado pela visita. Aproveite para deixar seu comentário, sempre bem-vindo, e curtir a minha página no Facebook. Também é possível saber as novidades pelo Twitter.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.