Walfenda faz cardápio inspirado em novela da Globo

Para a estreia de "Deus Salve o Rei", a chef Angelita Gonzaga desenvolveu pratos com caça e outras receitas de matriz medieval

A novela chegou ao restaurante. A partir de 10 de janeiro, o recém-inaugurado Walfenda Medieval apresenta a seus clientes um cardápio especial inspirado em Deus Salve o Rei, nova produção das 19h da Rede Globo, que estreia na véspera. “Como temos temática medieval, somos o único restaurante do Brasil no segmento licenciado pela emissora. Queremos surpreender os clientes com carnes de caça e sabores que remetam à trama”, conta a chef Angelita Gonzaga, dona também do brasileiro Arimbá.

A cozinheira explica que, embora esse modelo de licenciamento seja até comum fora do país, é totalmente novo no caso de um produto global. Para participar, ela conta que a equipe do canal pediu que ela desenvolvesse um cardápio com releituras de receitas da Idade Média, relacionadas ao enredo de capa e espada. “A região imaginária se chama Cália e lá há dois reinos, Montemor, árido mas rico em minério, e Artena, com água abundante, peixes e vegetação”, afirma Angelita, que irá ao Rio de Janeiro para a festa de lançamento da novela escrita por Daniel Adjafre.

Ambiente do restaurante: estantes com potes que remetem a poções de alquimistas (Ricardo Bergamini/Divulgação)

Em vez de um, a chef bolou e está testando dois cardápios, cada um deles dedicado a um reino. “Terei javali e codorna para a Montemor em contraponto aos pescados de Artena”, adianta. “São comidas do fogo, como os grelhados”. Também há os estufados, antigo nome dado aos pratos refogados, cozidos ou ensopados. Umas das receitas é justamente a carne de porco cozida com damasco e lentilha.

Peça de carne com cinco cortes reunidos: diretamente sobre as brasas (Divulgação/Divulgação)

E não é só. Numa referência à região de Cália, Angelita desenvolveu com corte bovino numa peça única de 2,3 kg de gado wagyu que reúne coxão mole, coxão duro, patinho, lagarto e músculo. A carne vai diretamente sobre as brasas e deve ser servida sempre ao ponto menos, para não ficar dura. Chega à mesa num réchaud em forma de escudo na companhia de hortaliças igualmente grelhadas e satisfaz entre 4 e 6 paladares .

Os menus devem permanecer em cartaz por três meses e, depois, renovados. Os pratos, que podem ser pedidos à la carte e não na forma de uma degustação, serão harmonizados com cervejas mais encorpadas, servidas com copos de pedra sabão. Também haverá uma seleção de vinhos.

Aromas de ervas: canto dedicado ao herbário (Ricardo Bergamini/Divulgação)

Entre as curiosidades do folhetim protagonizado por Bruna Marquezine, Marina Ruy Barbosa, Tatá Werneck, Rômulo Estrela e Johnny Massaro, está seu lançamento em 16 salas de cinema espalhadas pelo país. A Globo ainda não divulgou as cidades escolhidas para a exibição — São Paulo e Rio de Janeiro, certamente estão entre elas –, assim como não foi definido o valor cobrado pelo ingresso. Com essas ações, Angelita acredita a procura pelos cardápios especiais do Walfenda deva ser grande. Mas alerta: “Devemos servir apenas sob reserva.”

A conferir.

Obrigado pela visita. Aproveite para deixar seu comentário, sempre bem-vindo, e curtir a minha página no Facebook. Também é possível receber as novidades pelo Twitter e seguir minhas postagens no Instagram.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s