Imagem Blog

Blog do Lorençato Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Arnaldo Lorençato
O editor-executivo Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há mais de 30 anos. De 1992 para cá, fez mais de 16 000 avaliações. Também é autor do Cozinha do Lorençato, um podcast de gastronomia, e do Lorençato em Casa, programa de receitas em vídeo. O jornalista é professor-doutor e leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie
Continua após publicidade

Profissionais da gastronomia e entidades se unem em luta contra a fome

O conjunto de ações promovido pelo Coletivo Banquetaço leva o nome de Gente É pra Brilhar, Não pra Morrer de Fome

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO , Saulo Yassuda Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 20 jan 2022, 14h08 - Publicado em 9 out 2020, 06h00

Profissionais da gastronomia e quase uma dezena de entidades que defendem a alimentação de qualidade estão reunidos no Coletivo Banquetaço, que prepara várias ações digitais e presenciais a partir de segunda (12). É a série de atividades intituladas Gente É pra Brilhar, Não pra Morrer de Fome, nome emprestado de uma das mais belas canções de Caetano Veloso.

O objetivo é ajudar no combate à fome, infelizmente, em crescimento no país. É também um protesto contra as investidas do governo federal para alterar o Guia Alimentar para a População Brasileira, com a intenção de retirar do documento trechos fundamentais como a diminuição do consumo de ultraprocessados, como é chamada, por exemplo, a comida pronta, muito manipulada e com conservantes.

Até a sexta (16), há conferências virtuais, abertas ao público, para tratar de estratégias que visam a diminuir a fome no Brasil — a maioria delas pode ser acessada pelo YouTube (programação em genteprabrilhar. org).

Em vez do “banquetaço”, promovido pela primeira vez no centro com distribuição de refeições nas escadarias do Teatro Municipal, em 2017, vão rolar, no sábado (17) e no domingo (18), “marmitaços” em diferentes pontos da capital. Profissionais de cozinha e associações entregam marmitas para pessoas em situação de vulnerabilidade social.

No sábado (17), a chef Helena Rizzo, do Maní, faz uma galinhada em parceria com dona Nice e Thiago Vinícius na Agência Solano Trindade, destinada a moradores do Campo Limpo. Rodrigo Oliveira, titular do Mocotó, e sua mulher, a historiadora Adriana Salay, estarão com Paola Carosella (Arturito) e Edson Leite (Gastronomia Periférica) na Ocupação Jardim Julieta, onde há atividades com crianças, almoço e doação de cestas de hortaliças no domingo (18).

Continua após a publicidade

Assine a Vejinha a partir de 6,90 mensais

Caderno de receitas: + Fettuccine alfredo como se faz em Roma

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.