Imagem Blog

Blog do Lorençato Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Arnaldo Lorençato
O editor-executivo Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há mais de 30 anos. De 1992 para cá, fez mais de 16 000 avaliações. Também é autor do Cozinha do Lorençato, um podcast de gastronomia, e do Lorençato em Casa, programa de receitas em vídeo. O jornalista é professor-doutor e leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie
Continua após publicidade

Chama-se Futuro o novo restaurante de Gabriela Barretto

A chef do Chou prevê para abrir o endereço na primeira quinzena de janeiro de 2018

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 20 jan 2022, 14h15 - Publicado em 3 dez 2017, 11h29

Depois de quase uma década, o Chou ficou pequeno para Gabriela Barretto. A chef e sócia do restaurante duas vezes premiado como o melhor variado de São Paulo, em 2012 e 2016, prepara-se agora para um novo projeto. É o Futuro Refeitório. Sobre o nome poético, a cozinheira conta que surgiu de uma brincadeira entre ela e o marido, o designer Pedro Inoue. “O futuro não pode utópico nem distópico, mas realista”, lembra.

Como tocar dois restaurantes não é missão fácil, Gabriela se associou à irmã, Karina Barretto, para montar a nova casa, que deve estar pronta somente na primeira quinzena de 2018 — é bom ficar atentos a atrasos já que obra é algo quase incontrolável quando a referência é o prazo de término. “Karina é minha irmã mais próxima e minha melhor amiga. Ela fez hotelaria e eu gastronomia. Quando pensei em abrir, queria ajuda e ela topou”, diz Gabriela.

Gabriela: “descobri o galpão nas minha peregrinações por Pinheiros” (Gui Galembeck/Divulgação)

Antes de começar a ganhar ares de comedoria, o Futuro Refeitório era um estacionamento. “Descobri o ponto nas minhas peregrinações pelo bairro. O Chou e a minha casa estão aqui. Por isso, não queria sair de Pinheiros”, revela a chef. Achar um imóvel naquele pedaço, porém, não foi tarefa fácil. “É raro ter um espaço como este livre atualmente por aqui. Em geral, esses galpões são ocupados por depósito de lojas da [Rua] Teodoro Sampaio.”

Continua após a publicidade

Bem diferente do Chou que serve apenas jantar, o Futuro Refeitório não fechará as portas ao longo do dia e nascerá com cardápios de café da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar. Abrirá ainda aos sábados e domingos. “Em vez de proteínas, o menu será altamente baseado em vegetais. As carnes, peixes e aves viram acompanhamentos”, adianta Gabriela ao mesmo tempo que faz mistério sobre os pratos. “Por enquanto, são uma surpresa.”

O projeto em 3D do novo restaurante: previsão de abertura na primeira quinzena de janeiro de 2018 (Felipe Hess Arquitetos/Divulgação)

Quem ocupar um dos sessenta lugares previstos no salão poderá saborear pães preparados por Hanny Guimarães. A padeira, conhecida pelo serviço de assinaturas de pães Starter, foi convida pelas irmãs e sócias para comandar a panificação. Natália Ramos Braga, ex-Santo Grão, será responsável pela torra própria de grãos de café ainda verdes, coisa ainda inédita entre os restaurantes da capital.

Continua após a publicidade

O Futuro Refeitório fica na Rua Cônego Eugênio Leite, 808, em Pinheiros. Ainda em obras, ficará pronto apenas no início de de 2018.

A conferir.

Obrigado pela visita. Aproveite para deixar seu comentário, sempre bem-vindo, e curtir a minha página no Facebook. Também é possível receber as novidades pelo Twitter e seguir minhas postagens no Instagram.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.