Imagem Blog

Blog do Lorençato Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Arnaldo Lorençato
O editor-executivo Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há mais de 30 anos. De 1992 para cá, fez mais de 16 000 avaliações. Também é autor do Cozinha do Lorençato, um podcast de gastronomia, e do Lorençato em Casa, programa de receitas em vídeo. O jornalista é professor-doutor e leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie
Continua após publicidade

Fera em carnes, Paola Carosella exigirá cortes perfeitos dos MasterChefs

Profissionais terão de apresentar nesta terça (9) contrafilé na forma de prime rib, bife ancho, bife de chorizo, t-bone e porterhouse

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 20 jan 2022, 14h14 - Publicado em 9 out 2018, 14h24

Se os vegetais encontram-se em alta no MasterChef Brasil Profissionais, as carnes também estão longe de ser coadjuvantes. Na primeira prova desta terça (9), os nove remanescentes serão divididos em três trios para trabalhar com contrafilé numa disputa em quatro etapas.

Competidores com as carnes: cinco tipos de cortes (Carlos Reinis/Band/Divulgação)

Um açougue será montado na cozinha-estúdio e os participantes receberão uma peça inteira de contrafilé com osso. Um teste técnico dá início à disputa por pontos. O resultado deveria ser um empate, já que se trata de cortar e limpar cinco peças dessa parte tão cobiçada do boi por causa do marmoreio de gordura.

Divisão em trios: encrencas dominam a disputa (Carlos Reinis/Band/Divulgação)

Devem ser entregues prime rib, bife ancho, bife de chorizo, t-bone e porterhouse perfeitos. Para facilitar a operação da serra de carne e evitar acidentes, cada grupo terá um açougueiro à disposição. Moleza para quem conhece essa parte do traseiro bovino.

Açougue-estúdio: profissionais da carne manipularam a serra para evitar acidentes (Carlos Reinis/Band/Divulgação)

Vencida essa fase inicial, a brincadeira é cozinhar de verdade. Depois do sorteio do corte, a meta é fazer um churrasco à brasileira com farofa e vinagrete impecáveis. Deverá saltar da grelha malpassado, como determinarão os jurados. Na companhia de creme de espinafre, purê de batata e salada, a segunda das carnes será pedida ao ponto.

Crivo do trio de jurados: só os perfeitos pontuam (Carlos Reinis/Band/Divulgação)

Nessa competição, vencerá o trio que fizer o maior número de pontos. Só aqueles que acumularem as melhores notas dos jurados  Paola Carosella (Arturito e La Guapa Empanadas), Erick Jacquin (Le Bife) e Henrique Fogaça (Sal Gastronomia e Cão Véiopoderão subir ao mezanino.

Partida de Adriana: embora tenha feito um bom trabalho, a cozinheira vegana deixou a competição (Carlos Reinis/Band)

A eliminatória consistirá de um desafio que deve agradar todos os competidores. Individualmente, os seis remanescentes terão de reinventar clássicos da cozinha francesa. Eles precisarão apresentar novas versões de boeuf bourguignon, coq au vin, cassoulet ou bouillabaisse. Só é preciso achar o ponto de equilíbrio e não descaracterizar os originais, que precisam ser reconhecíveis no paladar.

Continua após a publicidade

Na semana passada, de acordo com a avaliação do trio julgador, não houve prato ruim. A vegana Adriana deixou o programa por não chegar a um prato autêntico da culinária japonesa. Uma pena! Ela precisa conhecer a rica cozinha dos mosteiros japoneses, toda vegetariana e quase um enigma por aqui. É saborosa e linda. Na região da antiga capital, Kyoto, há ainda os deliciosos pratos preparados apenas com tofu. Nesta noite, quem não acertar mão na prova de recriação das receitas tradicionais da França se juntará a Adriana.

Conheça os participantes e os eliminados:

(Divulgação/Divulgação)

Valeu pela visita! Volte sempre e deixe seu comentário. Aproveite para curtir minha página no Facebook e minhas postagens no Instagram. As novidades quentes aparecem também no meu Twitter.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.