Imagem Blog

Blog do Lorençato Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Arnaldo Lorençato
O editor-sênior Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há mais de 30 anos. De 1992 para cá, fez mais de 16 000 avaliações. Também é autor do Cozinha do Lorençato, um podcast de gastronomia, e do Lorençato em Casa, programa de receitas em vídeo. O jornalista é professor-doutor e leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie
Continua após publicidade

Feira de cozinha italiana tem sua primeira edição neste fim de semana

O evento Buona Cucina acontece na sede do antigo Consulado Geral da Itália e reúne expositores e restaurantes para muita comilança

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 20 jan 2022, 14h26 - Publicado em 4 ago 2018, 15h37

Neste sábado (4) e domingo (5), Higienópolis vai transformar em um pedacinho da Itália. Pelas mãos dos produtores da Feira Sabor Nacional, que acontece trimestralmente há dois anos no Museu da Casa Brasileira e reúne pequenos produtores do Brasil inteiro, será realizada a primeira edição da Feira Buona Cucina. Dessa vez, a intenção é promover a cultura italiana por meio gastronomia.

A feira traz cerca de 40 expositores que estão por trás de produtos de origem ou inspiração italiana, como vinhos, azeites, pães, cafés, geleias, doces e queijos. Entre os convidados, destaca-se a fazenda Terra Límpida, no interior de São Paulo, que há quatros funciona como uma filial de uma fazenda orgânica fundada em 1988 por uma família na região italiana da Toscana.

Na feira, sera possível encontrar cerca de dez tipos de queijos dos quinze que são produzidos na fazenda, em Cássia dos Coqueiros, na região de Ribeirão Preto. “Nossa ideia sempre foi de criar produtos de alta qualidade em pequena escala,  conhecendo todas as etapas do processo”, diz Fabio Alberti, membro da família fundadora e um dos coordenadores da fazenda, que, diariamente, tem tira 800 e 900 litros de leite cuja metade é transformada em 40 quilos de queijos.

Produção independente: a fazenda Terra Límpida produz queijos de inspiração italiana (Divulgação/Divulgação)

Também estarão por lá a padaria Italianinha, endereço centenário do Biixiga, com pães de linguiça, doces e antepastos; a confeiteira Lu Bonometti, que chega com biscoitos, pães e focaccias da sua nova loja, a Casa Bonometti, aberta em março em Higienópolis; a sorveteira Marcia Garbin, da Gelato Boutique, que traz sorvetes autorais; e a rede de origem argentina Grand Cru, com vinhos importados da Itália.

Continua após a publicidade
Pedida do MoDi: cone de frutos do mar grelhados (Divulgação/Divulgação)

Com pratos entre 20 e 30 reais, restaurantes italianos da cidade também participam do evento. O chef Rafael Lorenti, da trattoria Basilicata, estará presente com dois pratos:  espaguete com alho e aliche no azeite e nhoque de batata ao molho de abóbora, sálvia e guanciale. O MoDi oferece um cone de frutos do mar grelhados e o Jardim de Napoli participa com o seu famoso polpettone, criado em 1970 por Toninho Buonerba, que faleceu em junho deste ano (leia sobre ele clicando aqui).

A programação tem início sempre às 10h no Istituto Italiano di Cultura San Paolo, instalado em uma antiga mansão de Higienópolis que foi sede do Consulado da Itália. No domingo (5), entre 14h e 16h, ocorrerá uma oficina para crianças de produção de massas coloridas. Para participar, os interessados deverão se inscrever na hora e a lotação é por ordem de chegada. Prepare-se para muita comilança.

Oficina infantil: crianças entre 3 e 12 anos aprenderão a fazer massas coloridas no domingo (5) (Divulgação/Divulgação)

Feira Buona Cucina. Istituto Italiano di Cultura San Paolo (Avenida Higienópolis, 436, Higienópolis). Sábado (4) e domingo (5), das 10h às 18h. Entrada grátis.

Com reportagem de Henrique Cruz Nascimento

Valeu pela visita! Volte sempre e deixe seu comentário. Aproveite para curtir minha página no Facebook e minhas postagens no Instagram. As novidades quentes aparecem também no meu Twitter.

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.