Imagem Blog

Blog do Lorençato Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Arnaldo Lorençato
O editor-executivo Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há mais de 30 anos. De 1992 para cá, fez mais de 16 000 avaliações. Também é autor do Cozinha do Lorençato, um podcast de gastronomia, e do Lorençato em Casa, programa de receitas em vídeo. O jornalista é professor-doutor e leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie
Continua após publicidade

Em vídeo: André Mifano apresenta game de gastronomia

O chef do Lilu comanda programa que testa candidatos tanto na cozinha quanto nos conhecimentos culinários e tem como juradas Andressa Cabral e Carolina Oda

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 20 jan 2022, 14h15 - Publicado em 16 abr 2018, 12h52

O que não falta, em especial na TV paga, é espaço para programas de gastronomia. Para os fãs, vem aí mais uma novidade, capitaneada pelo performático André Mifano, do restaurante Lilu, e também um dos apresentadores de The Taste Brasil, cuja nova temporada começa em 26 de abril no GNT.

Mifano comanda a nova produção intitulada Sabor em Jogo, com trinta episódios que também serão exibidos pelo GNT. Trata-se de um game-show que não se restringe ao paladar dos pratos preparados pelos participantes. É também um teste de conhecimentos específicos sobre cozinha, de história a técnicas.

Para avaliar os participantes – são três a cada dia com um vencedor – o cozinheiro-apresentador tem ao lado dele a sommelière de cerveja Carolina Oda e Andressa Cabral, dona do Meza Bar, no Rio. A disputa se encerra em único episódio, com a revelação do campeão no fim de cada programa.

Continua após a publicidade

“Todo dia há um tema diferente. Pode ser segunda-feira sem carne; quarta com arroz e feijão e por aí vai”, explica Mifano. “No final, os participantes vão ter de fazer o prato do dia. Mas para poder cozinhar, são obrigados a passar por provas obrigatórias.”

Mifano está todo contente porque Sabor em Jogo foi desenvolvido para que ele fosse o apresentador.  “Não tinha um programa que testasse conhecimentos. Não é um programa de receita, mas de conteúdo”, define. O mecanismo das provas inclui um quiz que traz pergunta como “que instrumento de cozinha é esse?”.

O cozinheiro ao centro: convidadas especiais, as juradas Andressa Cabral e Carolina Oda (Divulgação/Divulgação)

Se cozinhar é essencial, os competidores precisarão ter versatilidade e capacidade de improviso para enfrentar imprevistos e estar prontos para responder a questões que variam de curiosidades a histórias das receitas. Cada acerto soma pontos, que podem levar à vitória, sempre individual.

Por isso, se verão três candidatos que terão de entender e responder, por exemplo, as diferença de uma moqueca, a capixaba, a baiana e a paraense. “Não queria que fosse ou parecesse uma gincana, porque cozinhar é a coisa mais importante do mundo. Não poderia ser uma piada com a minha profissão.”

São 90 participantes. Um recorde! Há muita gente diferente interessada em encarar o fogão. Em vez de se dirigirem a uma despensa, como quase sempre acontece nesse tipo de programa, os competidores acompanham os ingredientes desfilando em uma esteira. É só escolher o que vão usar e tentar ficar com os melhores.

Continua após a publicidade
O chef em cena: gravações das 7 da manhã às 7 da noite (Divulgação/Divulgação)

Os candidatos têm diferentes formações profissionais. São proprietários de restaurantes, donas de casa, gente do mercado financeiro, chefs de cozinha. “Algumas pessoas tentaram participar do The Taste Brasil, mas não conquistaram uma vaga”, revela. O excedente de participantes ajudou na construção de Sabor em Jogo.

Pergunto para o chef como se faz para colocar candidatos tão heterogêneos em cena e com graus tão distintos de conhecimentos ao mesmo tempo ser equilibrado na disputa que acontece em um único dia. “São pessoas de mesmo nível porque não seria justo com elas. No dia de profissionais só tem profissionais”, conta e também dá um pequeno spoiler. “Na segunda sem carne, tinha uma menina vegana e foram convidados mais dois veganos.”

Continua após a publicidade

O chef-apresentador faz um balanço e acredita que o resultado “ficou muito mais legal do que eu imaginava. As pessoas ficam gratas de participar. Não estamos lá para chuchar o cara. Há um respeito com os participantes”.

Cenário de Sabor em Jogo: programa que também testa conhecimentos (Divulgação/Divulgação)

Isso não que dizer que o cozinheiro vai encarnar o professor ou o chato. “Faço piadinha mesmo.” Também será preciso saber lidar com seu bom humor e o mau humor. Ao final de cada episódio, há um campeão que ganha um prêmio. “Ninguém vai para o programa seguinte”, enfatiza.

Continua após a publicidade

Ele lembra inclusive de um professor universitário de gastronomia que ficou muito tocado com um comentário feito por Mifano: “‘Cara, obrigado por ter falado o que falou do meu prato. Na escola onde dou aula, tem gente que não acredita que sou tão bom assim. Agora, as pessoas vão acreditar em mim’”. E Sabor em Jogo ainda nem foi ao ar…

Durante as gravações, que se estenderam de 26 de fevereiro a 6 de abril, Mifano entrava no estúdio com Carolina e Andressa às 7 da manhã e só saía às 7 da noite. Queixa-se de cansaço. “É que depois vou para o restaurante”. Também revela que seu único pedido é que o programa tivesse relevância.

Em vez de uma franquia, Sabor em Jogo é um programa original desenvolvido pela produtora MoonShot e pelo GNT . Entrará na grade da emissora a cabo entre 19h30 e 20h30. Mas será necessário esperar. O programa só estreia no início do segundo semestre, em 6 de agosto.

Continua após a publicidade

Obrigado pela visita. Aproveite para deixar seu comentário, sempre bem-vindo, e curtir a minha página no Facebook. Também é possível receber as novidades pelo Twitter e seguir minhas postagens no Instagram.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.