Em vídeo: André Mifano apresenta game de gastronomia

O chef do Lilu comanda programa que testa candidatos tanto na cozinha quanto nos conhecimentos culinários e tem como juradas Andressa Cabral e Carolina Oda

O que não falta, em especial na TV paga, é espaço para programas de gastronomia. Para os fãs, vem aí mais uma novidade, capitaneada pelo performático André Mifano, do restaurante Lilu, e também um dos apresentadores de The Taste Brasil, cuja nova temporada começa em 26 de abril no GNT.

Mifano comanda a nova produção intitulada Sabor em Jogo, com trinta episódios que também serão exibidos pelo GNT. Trata-se de um game-show que não se restringe ao paladar dos pratos preparados pelos participantes. É também um teste de conhecimentos específicos sobre cozinha, de história a técnicas.

Para avaliar os participantes – são três a cada dia com um vencedor – o cozinheiro-apresentador tem ao lado dele a sommelière de cerveja Carolina Oda e Andressa Cabral, dona do Meza Bar, no Rio. A disputa se encerra em único episódio, com a revelação do campeão no fim de cada programa.

“Todo dia há um tema diferente. Pode ser segunda-feira sem carne; quarta com arroz e feijão e por aí vai”, explica Mifano. “No final, os participantes vão ter de fazer o prato do dia. Mas para poder cozinhar, são obrigados a passar por provas obrigatórias.”

Mifano está todo contente porque Sabor em Jogo foi desenvolvido para que ele fosse o apresentador.  “Não tinha um programa que testasse conhecimentos. Não é um programa de receita, mas de conteúdo”, define. O mecanismo das provas inclui um quiz que traz pergunta como “que instrumento de cozinha é esse?”.

O cozinheiro ao centro: convidadas especiais, as juradas Andressa Cabral e Carolina Oda

O cozinheiro ao centro: convidadas especiais, as juradas Andressa Cabral e Carolina Oda (Divulgação/Divulgação)

Se cozinhar é essencial, os competidores precisarão ter versatilidade e capacidade de improviso para enfrentar imprevistos e estar prontos para responder a questões que variam de curiosidades a histórias das receitas. Cada acerto soma pontos, que podem levar à vitória, sempre individual.

Por isso, se verão três candidatos que terão de entender e responder, por exemplo, as diferença de uma moqueca, a capixaba, a baiana e a paraense. “Não queria que fosse ou parecesse uma gincana, porque cozinhar é a coisa mais importante do mundo. Não poderia ser uma piada com a minha profissão.”

São 90 participantes. Um recorde! Há muita gente diferente interessada em encarar o fogão. Em vez de se dirigirem a uma despensa, como quase sempre acontece nesse tipo de programa, os competidores acompanham os ingredientes desfilando em uma esteira. É só escolher o que vão usar e tentar ficar com os melhores.

O chef em cena: gravações das 7 da manhã às 7 da noite

O chef em cena: gravações das 7 da manhã às 7 da noite (Divulgação/Divulgação)

Os candidatos têm diferentes formações profissionais. São proprietários de restaurantes, donas de casa, gente do mercado financeiro, chefs de cozinha. “Algumas pessoas tentaram participar do The Taste Brasil, mas não conquistaram uma vaga”, revela. O excedente de participantes ajudou na construção de Sabor em Jogo.

Pergunto para o chef como se faz para colocar candidatos tão heterogêneos em cena e com graus tão distintos de conhecimentos ao mesmo tempo ser equilibrado na disputa que acontece em um único dia. “São pessoas de mesmo nível porque não seria justo com elas. No dia de profissionais só tem profissionais”, conta e também dá um pequeno spoiler. “Na segunda sem carne, tinha uma menina vegana e foram convidados mais dois veganos.”

O chef-apresentador faz um balanço e acredita que o resultado “ficou muito mais legal do que eu imaginava. As pessoas ficam gratas de participar. Não estamos lá para chuchar o cara. Há um respeito com os participantes”.

Cenário de Sabor em Jogo: programa que também testa conhecimentos

Cenário de Sabor em Jogo: programa que também testa conhecimentos (Divulgação/Divulgação)

Isso não que dizer que o cozinheiro vai encarnar o professor ou o chato. “Faço piadinha mesmo.” Também será preciso saber lidar com seu bom humor e o mau humor. Ao final de cada episódio, há um campeão que ganha um prêmio. “Ninguém vai para o programa seguinte”, enfatiza.

Ele lembra inclusive de um professor universitário de gastronomia que ficou muito tocado com um comentário feito por Mifano: “‘Cara, obrigado por ter falado o que falou do meu prato. Na escola onde dou aula, tem gente que não acredita que sou tão bom assim. Agora, as pessoas vão acreditar em mim’”. E Sabor em Jogo ainda nem foi ao ar…

Durante as gravações, que se estenderam de 26 de fevereiro a 6 de abril, Mifano entrava no estúdio com Carolina e Andressa às 7 da manhã e só saía às 7 da noite. Queixa-se de cansaço. “É que depois vou para o restaurante”. Também revela que seu único pedido é que o programa tivesse relevância.

Em vez de uma franquia, Sabor em Jogo é um programa original desenvolvido pela produtora MoonShot e pelo GNT . Entrará na grade da emissora a cabo entre 19h30 e 20h30. Mas será necessário esperar. O programa só estreia no início do segundo semestre, em 6 de agosto.

Obrigado pela visita. Aproveite para deixar seu comentário, sempre bem-vindo, e curtir a minha página no Facebook. Também é possível receber as novidades pelo Twitter e seguir minhas postagens no Instagram.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s