Clique e assine por apenas 6,90/mês
Blog do Lorençato Por Arnaldo Lorençato O editor sênior Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há 28 anos. De 1992 para cá, fez mais de 15 000 avaliações. Também é autor do Cozinha do Lorençato, um podcast de gastronomia, e do Lorençato em Casa, programa de receitas em vídeo. O jornalista leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie

Dona Doceira tem receitas goianas

Quando chegou em São Paulo vinda de Goiânia em junho do ano passado, a confeiteira goiana Adriana Lira instalou em uma casa, no Alto da Lapa, um ateliê de guloseimas açucaradas batizado de Dona Doceira. Ali, passou a fazer doces típicos de seu estado natal por encomenda. + Burger Table tem filial no Itaim Agora, Adriana […]

Por Arnaldo Lorençato - Atualizado em 26 Feb 2017, 12h54 - Publicado em 12 Mar 2016, 15h52
Adriana Lira: doces como se faz em Goiás (Fotos: Lucas Terribili)

Adriana Lira: doces como se faz em Goiás (Fotos: Lucas Terribili)

Quando chegou em São Paulo vinda de Goiânia em junho do ano passado, a confeiteira goiana Adriana Lira instalou em uma casa, no Alto da Lapa, um ateliê de guloseimas açucaradas batizado de Dona Doceira. Ali, passou a fazer doces típicos de seu estado natal por encomenda.

+ Burger Table tem filial no Itaim

Agora, Adriana está finalizando um café de mesmo nome no Itaim. “Foi uma oportunidade. Tinha como planejamento montar um ponto de varejo, mas daqui há dois anos já que estamos em um momento econômico tão difícil”, diz Adriana. A empresária-doceira calcula ter investido cerca de 100.000 reais na loja.

Continua após a publicidade
Café e confeitaria: inauguração marcada para o próximo sábado (19)

Café e confeitaria: inauguração marcada para o próximo sábado (19)

Dona Doceira terá para pronta entrega confeitos como flores de coco feitas a mão, produção vagarosa que necessita de quase meia hora para cada unidade. Também poderão ser encontradas as cascas de limão recheadas de doce de leite. “Eu planto a maioria limões-galegos na nossa fazenda, distante 25 quilômetros de Goiânia”, diz. Para dar conta das encomendas, compra ainda uma parcela de pequenos produtores.

+ Meu adeus ao gênio que detestava de ser chamado de gourmet

Outros itens são os bolos, bolinhos de fubá e biscoitos de queijo para acompanhar o café coado na hora, além de suspiros. Os doces ficarão expostos em um balcão de farmácia da década de 50, sobre pratos cobertos por vidro.

Continua após a publicidade
Rosa de fita de coco: preparação artesanal

Rosa de fita de coco: preparação artesanal

Embora o forte sejam as receitas de açúcar, a doceira fará lá mesmo alguns salgados típicos do Centro-Oeste, entre eles miniempadão goiano e a chica doida, variação da pamonha mole em potinhos com linguiça picante e cheiro verde para refrescar.

+ Vem aí o izakaya Taka Daru

Na lista de promessas, encontra-se ainda o café da tarde típico. A comilança incluirá bolos de sabores variados como o de araruta com canela, as “raivas”, famosos biscoitinhos conhecidíssimos entre os goianos.

Continua após a publicidade
Trabalho feito por artesãs: um pouco da confeitaria do Planalto Central

Trabalho feito por artesãs: um pouco da confeitaria do Planalto Central

Naquela linha Brasil-Colônia que virou mania na maioria dos lugares com receitas de cozinha brasileira, o salão montado por Adriana segue a cartilha do estilo antiguinho. “O goiano é muito acolhedor e queria um lugar com cara de casa”, explica. Com figurino caipira, o pequeno ambiente do Dona Doceira tem apenas dez lugares.

+ Paulo Barros deixa o Grupo Egeu
+ Dois novos restaurantes de Salvatore Loi, um deles com Paulo Barros

O Dona Doceira fica na Rua Tabapuã, 838, na mesma vila que abriga o restaurante Side. Começa a funcionar em soft opening a partir de quarta (16) e tem inauguração oficial marcada para sábado (19).

A conferir.

Continua após a publicidade

Confira a galeria de fotos:

#gallery-2 {
margin: auto;
}
#gallery-2 .gallery-item {
float: left;
margin-top: 10px;
text-align: center;
width: 25%;
}
#gallery-2 img {
border: 2px solid #cfcfcf;
}
#gallery-2 .gallery-caption {
margin-left: 0;
}
/* see gallery_shortcode() in wp-includes/media.php */

 

Caderno de receitas:
+ Dadinhos de tapioca, do Mocotó
+ Cheesecake de Nutella, do Gardênia
+ Bolo brigadeiro sem leite condensado, Monte Líbano
+ Bolo brigadeiro passo a passo
Obrigado pela visita. Aproveite para deixar seu comentário, sempre bem-vindo, e curtir a minha página no Facebook. Também é possível saber as novidades pelo Twitter.

Publicidade