Imagem Blog

Blog do Lorençato Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Arnaldo Lorençato
O editor-sênior Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há mais de 30 anos. De 1992 para cá, fez mais de 16 000 avaliações. Também é autor do Cozinha do Lorençato, um podcast de gastronomia, e do Lorençato em Casa, programa de receitas em vídeo. O jornalista é professor-doutor e leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie
Continua após publicidade

Domingo é dia de feira do Emiliano

Pela segunda vez, o Hotel e Restaurante Emiliano promove a feira Market Day. Na edição anterior, em setembro de 2010, o evento ocorreu no interior do hotel e era apenas para convidados. Marcado para o domingo (4) entre 12h e 16h, será aberto ao público e ao ar livre, no estacionamento do Edifício Antônio Carlos […]

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 27 fev 2017, 12h39 - Publicado em 3 mar 2012, 15h37

O confeiteiro Porto (segundo a partir da esqueda) e o chef Barattino (quinto a partir da esquerda) com a equipe da Família Orgânica: vegetais livres de agrotóxicos (Foto: divulgação)

Pela segunda vez, o Hotel e Restaurante Emiliano promove a feira Market Day. Na edição anterior, em setembro de 2010, o evento ocorreu no interior do hotel e era apenas para convidados. Marcado para o domingo (4) entre 12h e 16h, será aberto ao público e ao ar livre, no estacionamento do Edifício Antônio Carlos (Rua Oscar Freire, 379, Jardim Paulista, tel. 3069-4369, bem em frente ao Emiliano).

Distribuídos em barracas, representantes de diversas empresas apresentam seus produtos. Uma das atrações é a seleção de frutas, ervas e condimentos de origem amazônica, além de uma variedade de farinhas, tudo trazido pelo Empório Poitara. Os visitantes poderão conhecer cupuaçu, bacuri, castanha-do-ceru, castanha-do-pará, amêndoa de babaçu, jambo, pupunha, taioba, chicória-do-pará, alfavaca, jambu, cumaru, amburana, puxuri e priprioca . Do interior do estado de São Paulo, chegam os vegetais da Família Orgânica, especializada no cultivo sem agrotóxicos. Será possível, por exemplo, degustar legumes grelhados.

Pimentas orgânicas Capsicum frutescens: da família da malagueta (Foto: divulgação)

Conversei com Gustavo Filgueiras, sócio-diretor do Emiliano. Ele conta que a feira é uma extensão do trabalho desenvolvido pelo chef José Barattino. O cozinheiro monta seus menus orientado pela escolha e qualidade da matéria-prima. “O Barattino se preocupa, por exemplo, em acompanhar a atividade dos pequenos produtores, assim ter ingredientes de agricultura sustentável”, diz o empresário.

Continua após a publicidade

Filgueiras: (Foto: divulgação)

Também fazem parte da mostra culinária empresas mais conhecidas, como a importadora de vinhos World Wine, a representante dos chocolates franceses Valrhona e a empresa italiana de cafés illy.

Outra coisa bacana para por na agenda são três workshops para os quais é necessário se inscrever. Às 13h, está marcada uma demonstração de cozinha do chef Barattino e do confeiteiro Arnor Porto. Logo em seguida, o sommelier Gianni Tartari discorre sobre os mitos e verdade do champanhe. Encerra o ciclo, às 15h30, uma seleção de dicas para a Páscoa, também com a dupla Barattino e Porto.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.