Clique e Assine a partir de R$ 12,90/mês
Blog do Lorençato Por Arnaldo Lorençato O editor sênior Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há 29 anos. De 1992 para cá, fez mais de 15 000 avaliações. Também é autor do Cozinha do Lorençato, um podcast de gastronomia, e do Lorençato em Casa, programa de receitas em vídeo. O jornalista leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie

Cozinha Sob Pressão: chef Carlos Bertolazzi à beira de um ataque de nervos

A lição do último de Cozinha Sob Pressão  deixou claro uma coisa: ganhar a prova do dia não vale muita coisa. Ou melhor, não vale nada. Candidato sereno, com pinta de quem ia chegar à final, Pedro Mirabile faturou a prova do sanduíche de mortadela. Desde o domingo (21), o dia seguinte à exibição do episódio, o lanche […]

Por Arnaldo Lorençato Atualizado em 26 fev 2017, 15h48 - Publicado em 27 jun 2015, 19h19
Pedro: nem a vitória na prova do sanduba de mortadela o salvou (Fotos: divulgação)

Pedro: nem a vitória na prova do sanduba de mortadela o salvou (Fotos: divulgação)

A lição do último de Cozinha Sob Pressão  deixou claro uma coisa: ganhar a prova do dia não vale muita coisa. Ou melhor, não vale nada. Candidato sereno, com pinta de quem ia chegar à final, Pedro Mirabile faturou a prova do sanduíche de mortadela. Desde o domingo (21), o dia seguinte à exibição do episódio, o lanche está à venda na Lanchonete Família Rivitti, que fica no Mercado Municipal, o turístico Mercadão.

+ Polêmica do foie gras: chefs e donos de restaurante comentam a proibição

Nem ter inventado o sanduba número 1 entre os concorrentes, de acordo com o chef Carlos Bertolazzi (Zena Caffè), salvou o competidor. Ele foi para o paredão com Gabriela (atrapalhada com a abertura de ostras) e Hugo (com cabelo caindo na sobremesa), mas não voltou.

+ Polêmica do foie gras: chefs e donos de restaurante comentam a proibição

Festa no Mercadão: Pedro é reconhecido pelo fãs do programa

Festa no Mercadão: Pedro é reconhecido pelo fãs do programa

Pedro foi o eliminado da noite ao derrapar em um prato que não é fácil. Fez pato on the rocks. Ou seja, cru e gelado na avaliação de Bertolazzi. Cá entre nós, acho que ele mereceu deixar o programa ao gourmetizar o sanduíche de mortadela, um clássico da baixa gastronomia que até hoje não entendo como pode encantar tanta gente — um exagero de mortadela no meio do pão (menos mortadela, por favor!).

+ Cozinha Sob Pressão: entrevista com o campeão Arthur Sauer

Continua após a publicidade

As filas no Mercadão estão aí para provar que existe um monte de fãs dentro e fora da cidade. Batizado de “cozinha sob pressão”, o sanduíche do Pedro leva duas fatias grossas de mortadela recheadas de queijo gruyère, relish de repolho-roxo com vinagre de framboesa e maionese de pistache. Custa a pedradinha de 29,90 reais.

Sanduíche de mortadela: versão gourmetizada

Sanduíche de mortadela: versão gourmetizada

Hoje, Bertolazzi parecerá personagem de um filme do cineasta espanhol Pedro Almodóvar. Ele estará à beira de um ataque de erros com os sucessivos erros que acontecerão na cozinha. O curioso é que os personagens deveriam estar melhor, uma vez que, teoricamente, os candidatos mais fracos foram eliminados anteriormente.

Bertolazzi à beira de um ataque de nervos: gritaria por causa dos sucessivos erros

Bertolazzi à beira de um ataque de nervos: gritaria por causa dos sucessivos erros

Um dos personagens não vai segurar a onda e diz “vou jogar a toalha”, o que deixa Bertolazzi ainda mais bravo. É compreensível porque os participantes ficam trinta dias confinados durante a gravação do programa. Nesse período, perdem o contato com o mundo exterior. Como no Big Brother, não tem acesso a telefone ou celular. Também ficam impedidos de assistir à TV. “Esse confinamento gera um tremendo stress”, me explicou o Bertolazzi. Além disso, os competidores que nunca se viram, passam o tempo todo juntos. Os desentendimentos entre eles são praticamente inevitáveis.

Escolha para o paredão:  candidatos sob pressão

Escolha para o paredão: candidatos sob pressão

+ Cozinha Sob Pressão: participante passa mal
+ Cozinha Sob Pressão: temporada quente
+ Cozinha Sob Pressão: despacho duplo
+ Cozinha Sob Pressão interditada
+ Cozinha Sob Pressão: ingrediente indesejado na comida
+ Cozinha Sob Pressão: forno da discórdia
+ Receita: espaguete cacio e pepe, do chef Carlos Bertolazzi

Obrigado pela visita. Aproveite para deixar seu comentário, sempre bem-vindo, e curtir a minha página no Facebook. Também é possível saber as novidades pelo Twitter.

 

Continua após a publicidade
Publicidade