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Por Arnaldo Lorençato
O editor-executivo Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há mais de 30 anos. De 1992 para cá, fez mais de 16 000 avaliações. Também é autor do Cozinha do Lorençato, um podcast de gastronomia, e do Lorençato em Casa, programa de receitas em vídeo. O jornalista é professor-doutor e leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie
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Cozinha do Lorençato convida Rogerio Betti

O empresário, à frente dos sucessos DeBetti Dry Aged e Quintal DeBetti, conta como deixou a carreira na área financeira para dedicar-se ao universo da carne

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 20 jan 2022, 14h59 - Publicado em 6 dez 2019, 00h57

 


Uma história de vida com uma grande guinada pessoal e profissional. Esse é o tema do 26º episódio do Cozinha do Lorençato, um podcast de gastronomia. Eu converso com o açougueiro e churrasqueiro pop, Rogerio Betti. Ele é dono de dois megassucessos, a butique de carnes DeBetti Dry Aged e o bar-churrascaria Quintal DeBetti, que nos cálculos deles e de seus sócios, recebe o 30.000 pessoas por mês. Um recorde! “É o restaurante com o maior número de clientes do Brasil”, comemora.

Embora tenha nascido em uma família de açougueiros – seu bisavó começou a vida com um estabelecimento no centro, depois transferido para a Bela Vista – e tenha acompanhado o trabalho muito de perto, ele nunca sonhou em seguir no ramo. “Quando entrei na faculdade — fiz administração [de empresas] na Faap, um lugar de boyzinho — eu trabalhava no açougue e ia para lá cheirando a carne, o que me deixava constrangido”, lembra.

Betti: hamburgueria Sheikh Burger ganha primeira loja no shopping Morumbi (Arnaldo Lorençato/Veja SP)

Também não era um bom momento para esse segmento, que passou a enfrentar a concorrência dos supermercados. “Tinha colocado uma pedra no assunto porque o negócio estava muito decadente, sempre que me lembrava disso me entristecia”, conta ele cujo um dos tios foi dono da rede de açougues Flórida que chegou a ter 38 unidades e desapareceu no início dos anos 2000. Esse cenário facilitou a decisão em trabalhar no mercado financeiro. Ele usou terno e gravata por quase duas décadas.

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Esse panorama começou a mudar em 2014, quando Betti resolveu produzir cortes dry aged em casa. Ou seja, há apenas cinco anos. Depois desse pontapé quase amador, surgiu a butique de carnes três anos atrás e, no ano passado, o fenômeno Quintal DeBetti.

Com essa ascensão, o empresário reconhece: “Agora é legal. Tenho o maior orgulho da minha história e da minha família. Antes, tinha certa vergonha de dizer que meu pai era açougueiro.”

Betti está ampliando sua participação nesse universo carnívoro. Prepara-se para abrir ainda neste mês de dezembro a primeira loja do restaurante virtual Sheikh Burger no Shopping Morumbi.

Para ouvir essas boas histórias e aprender, inclusive, a fazer um bom churrasco, dá o play no YouTube, no Spotify ou no Deezer ou aqui:

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