Imagem Blog

Blog do Lorençato Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Arnaldo Lorençato
O editor-sênior Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há mais de 30 anos. De 1992 para cá, fez mais de 16 000 avaliações. Também é autor do Cozinha do Lorençato, um podcast de gastronomia, e do Lorençato em Casa, programa de receitas em vídeo. O jornalista é professor-doutor e leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie
Continua após publicidade

Cozinha do Lorençato convida Olivier Anquier

O padeiro, chef e apresentador de TV fala de assuntos tão diferentes quanto a expansão de suas marcas e o papel de avaliador num reality de gastronomia

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 20 jan 2022, 14h11 - Publicado em 8 nov 2019, 08h44

Com uma história envolta em farinha, fermento, clássicos de bistrô e prato dos mundo, o Cozinha do Lorençato, um podcast de gastronomia, chega ao 22º episódio. Desta vez, o convidado para uma conversa sem pressa e muito divertida é o padeiro, chef e apresentador francês Olivier Anquier.

Dono de três restaurantes e uma padaria em São Paulo – duas unidades do L’Entrecôte d’Olivier, especializado em um prato único, o contrafilé com fritas, e o Esther Rooftop, com cozinhas de diferentes bandeiras apresentadas na cobertura de um prédio tombado com vista da Praça da República, além da padaria Mundo Pão do Olivier, no térreo do mesmo edifício  – ele contou em primeira mão estar montando a primeira filial da panificadora na Vila Nova Conceição, cuja abertura está marcada para 12 de novembro deste 2019.

Jurado do Bake Off Brasil? “Não julgo, avalio” (Alessandra Bales/Veja SP)

Sobre o L’Entrecôte d’Olivier, ele é enfático: “Não inventei o conceito do menu único, que já existia na minha cidade natal, Paris”. Mas faz questão de deixar claro que foi o pioneiro a trazer para o Brasil o modelo do endereço de prato único, o bife com batata. “O segredo do contrafilé que eu sirvo no L’Entrecôte d’Olivier vai além do molho especial. O segredo é a padronização”, explica e lembra que precisa manter a qualidade da carne invariável. Do Esther, montado no apartamento onde morou, ele revela qual é o prato mais vendido. “Não é uma pergunta que gosto de responder, por que já um restaurante de prato único”, queixa-se.

Defensor ferrenho do centro, onde mantém um apartamento com o charme dos anos 1940, fala ainda sobre a paternidade tardia. Ele que tem os filhos já adultos, Julia e Hugo, que teve com a atriz Débora Bloch, é pai também da pequena Olívia, de apenas 3 anos, de seu casamento com a modelo e apresentadora Adriana Alves.

Continua após a publicidade

Entre tantos outros assuntos – tivemos um papo de quase uma hora –, fala também de sua participação em programas de TV como o reality de confeitaria Bake Off Brasil, sucesso do SBT, e da série que apresentou por 16 anos, Diário do Olivier, do qual tive o prazer de ser um dos entrevistados.

“Quem não tem medo é louco. Você tem que ter medo na vida porque isto é que dá noção do que se está fazendo”, Anquier sobre acidentes de moto (Arnaldo Lorençato/Veja SP)

Nossa conversa sobre o Diário, que foi exibido no canal pago GNT, inclui ainda detalhes de uma viagem muito especial de doze 12 dias feita por ele de moto com o filho Hugo e a mãe, Myriam Cordellier, radicada em Sydney na Austrália. Saíram da Praça da República direto para o para San Pedro do Atacama, deserto chileno em meio à cordilheira, conhecido por sua beleza.

Ainda sobre moto, veículo que ele adora e que usou para chegar em nosso esse bate-papo, perguntei se não tinha ficado com medo de dirigir depois de ter tido alguns acidentes, um deles mais grave. “Quem não tem medo é louco. Você tem que ter medo na vida porque isto é que dá noção do que se está fazendo”, pontifica.

Continua após a publicidade

Para saber tudo que rolou nesse papo, dá o play no YouTube, no Spotify, no Deezer ou aqui:

 
 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.